domingo, 17 de outubro de 2010

Manaus vira a capital nacional do apagão

Ministério de Minas e Energia anunciou plano emergencial de abastecimento de luz na cidade

Porto de Manaus: Interrupções na energia elétrica se tornaram rotina na vida dos moradores

São Paulo - Nos últimos meses, Manaus deixou de ser apenas o principal centro financeiro e econômico da Região Norte para ser a capital do apagão. Lá, as interrupções de energia elétrica, que antes ocorriam esporadicamente, viraram rotina na vida de moradores, empresários e multinacionais da Grande Manaus. Tudo isso porque os investimentos na rede de distribuição não acompanharam a demanda.
Diante do caos energético da capital amazonense, onde se localiza um importante polo industrial de eletroeletrônicos e veículos sobre duas rodas, Brasília resolveu agir. Por determinação do presidente Lula, uma comitiva liderada pelo ministro de Minas eEnergia, Márcio Zimmermann, desembarcou na cidade no início do mês para anunciar um plano emergencial, que já começou a ser implementado.
"Até o fim do ano, vamos deixar Manaus com um bom atendimento de energia”, garante José Antônio Muniz, presidente daEletrobrás, que controla a distribuidora Amazonas Energia. Encarregado de resolver o problema, ele praticamente se mudou para Manaus, de onde vai despachar três vezes por semana. “Vou ficar aqui até resolver a situação”, afirma.
O plano inclui a troca de 425 transformadores em alguns bairros da cidade, o que deve aumentar a capacidade da rede de distribuição e dar mais confiabilidade ao abastecimento, afirma Muniz. Outros 575 equipamentos deverão ser substituídos nos próximos meses. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário