sexta-feira, 24 de junho de 2011

BOLA DE CRISTAL



Por Dr. Canindé de Freitas
BOLA DE CRISTAL
Voltei! E como toda volta se gera expectativas. Sempre fui um cara seduzido por desafios, tanto é que me viciei nisso. Então, lancei-me agora na mística profissão de astrólogo. Sim, aqueles que adivinham o futuro ou se arriscam a isso. Mas não pensem que estou criando essa profissão, arte ou ofício.  O esoterismo não é novo, existiu em todas as civilizações. Os mais famosos foram os Oráculos de Delfos na Grécia antiga. Esse local ganhou uma percepção de que distribuíam “sabedoria” e meios de se vencer todos e a tudo. Uma espécie de Codó no Maranhão, capital da macumba. Um oráculo carregava uma áurea espiritual e intelectual. Era o liame entre os “deuses” e a verdade.  Eram pessoas políticas, que tinham acesso ao poder direto e destruíam todos que contrariassem seus interesses pessoais com inverdades e distorções de informações ao poder central. Muitas vezes ganhavam para aconselhar e eram espécies de ministros.  Homens, que se achavam imbatíveis, caíram seguindo adivinhações, cujo intuito era o beneficio do liderado, mesmo que seu líder se arrebentasse. Como disse Jesus Cristo, Conselhos ruins podem acabar com um dia, um ano ou uma vida inteira.
Pois bem, minhas previsões são mais sensatas e embasadas em variáveis nascida da amálgama das classes sociais. Minha bola de cristal tem como fonte de informação a intuição, ou seja, ninguém está me dizendo isso, mas, o que escuto e leio de todos, tiro minhas intuições e conclusões. Imagine-se em cima de um cano deitado de 30 metros, onde de um lado entra um gato e do outro entra um rato. Não se precisa ver para saber o que vai acontecer. Você tem as variáveis: o gato; o rato; o cano; e comportamentos instintivos. Ninguém é maluco de imaginar que do encontro dos inimigos naturais sairá um elefante cor de rosa ou o gato dando leite, numa mine mamadeira, ao pobre ratinho.  Muitas vezes uma simples palavra solta carrega mais informações que um livro inteiro. O homem mentiroso é um artista. Mentir requer inteligência, pois quem mente cria. O mentiroso subestima o ouvinte. Cuidado! Seu ouvinte pode ser mais inteligente que você e te pegar na mentira sem lhe dizer, deixar que você acredite que ele acreditou.
A grande vantagem de se ter uma bola cristal intuitiva é poder viajar no tempo. Vejo um homem de chapéu de couro cuja história mudou os rumos da cidade de Caraúbas. O vaqueiro Ozael Fernandes foi eleito prefeito e sua eleição instituiu o voto comprado na terra das caraubeiras.  O senador Chico Rocha resolveu eleger o vaqueiro gerente de sua propriedade, a Oliveira, prefeito. Há divergências se isso foi por vaidade ou para compensar os direitos trabalhistas de quem conduzia sua boiada. Uma das coisas boas disso foi que essa ação matou o voto de curral ou de cabrecho. A compra de voto é um problema mundial e milenar. Ozael foi para mim o terceiro maior prefeito da história de Caraúbas. Conseguiu trazer, entre outras obras, três bancos: Caixa Econômica Federal; BANDERN; e Banco do Brasil. Esses bancos fomentaram a economia de uma cidade que mais parecia um sítio. Tem gente que acha que foi Guido, por trazer a energia de Paulo Afonso, deixando aquele em quarto. De lá pra cá, a gastança eleitoral foi em PG. Muita gente quebrou com isso. Tarcísio Maia dizia que “em Caraúbas é muito difícil se fazer política, todo mundo quer ser líder”.
Minha bola de cristal ver um acordo político em andamento. Caso as negociações se concretize, sem o advento do dinheiro, Caraúbas terá uma oportunidade de seguir rumo a real democracia. Caso Eugênio Alves convença seu irmão a não ir na corda dos “amigos”. Todos sabem que Juninho tem menos votos que Eugênio. Então por que estão pregando que não? Quem é contra o acordo? o povo ou os candidatos de leilão? Eugênio apoiando a reeleição de Ademar e ao final do segundo mandato, esse apoiando aquele não seriam imbatíveis? Esse apoio recíproco amenizaria os gastos? Se existe algum horizonte de mudança para o futuro do voto pelo mérito, e não pelo dinheiro, a única certeza é que ele começa por esse acordo. Mas, os oposicionistas hipócritas pregam que só a situação gastou dinheiro e que todos os votos tirados pelos candidatos derrotas e oposicionistas foram ideológicos. Vamos deixar de hipocrisia. A compra de votos em Caraúbas é um problema cultural e é preciso dar tratamento as causas e repressão aos efeitos. Não se muda isso de uma hora para outra. A verdade é que em Caraúbas poucos compreendem isso.
Existe em Caraúbas muitos “Nostradamus”, sabem tudo que vai acontecer e pregam o anti progresso, o ódio, o preconceito e a desunião. Tem um que possui blog. Uma espécie de antítese da verdade, ou seja, tudo que prevê ocorre justamente o contrário ou simplesmente não ocorre. Desde o “Vilma não vem” até hoje não acertou nada. É uma cópia mal produzida do vidente charlatão Herculano Quintanilha, personagem de Janete Clair, da novela O Astro. A verdade é que Eugênio disse que “procurou e conversou com Ferreira Junior”. Do alto de uma unidade de sua esquadra, minha bola de cristal viu a mensagem que Ferreira disse: Ademar não precisa de você Eugênio para ser reeleito; mas precisamos de você para instalar a meritocracia na política caraubense nesse momento; essa farra eleitoral tem que se acabar; nessa eleição temos uma oportunidade de acabar com isso; suba no palanque da reeleição de Ademar e garanto seu retorno ao novo Palácio Jonas Gurgel, como sucessor do meu tio; podemos juntos excluir esses fuxiqueiros e os candidatos de leilão desse quadro político; esse pessoal esqueceu que brigas e essa forma de se fazer política atrasaram o progresso de nossa cidade por anos; compreenda que a moeda nem sempre é o dinheiro, a amizade, a parceria, a confiança e a fraternidade valem muito; hoje você poderia ser Senador da República se tivesse enxergado em longo prazo; meu projeto político é bem maior que a prefeitura de Caraúbas e nos dois juntos somos imbatíveis.
Dessa forma, estarei pronto para votar no meu amigo Eugênio Alves pela terceira vez. Caso Eugênio não tenha habilidade de abrandar as insatisfações partidárias e de frear o ego do seu irmão e também meu amigo Juninho Alves, vejo não um suicídio, mas, um homicídio político praticado por esse naquele. Então, Ferreira Junior buscará outra pessoa para ser o sucessor de Ademar, em outra oportunidade, que saiba conduzir o processo da real democracia. Mesmo que tenha que adiar e gastar mais para ver esse sonho realizado. Nessa hora, minha bola de cristal, lá no fundo, mostra duas imagens de dois homens com potencial para tal condução democrática: Dr Varela, advogado, com visão sociológica e histórica da nossa sociedade, nunca exala hipocrisias, ético, vem conduzindo com maestria a liderança de governo na Câmara e é primo do poder central; Roberto Vieira Pordeus, inteligente, humilde, possui Deus no nome e estará administrando uma instituição com um orçamento maior do que o da própria prefeitura. A UFERSA, sem contar as outras conquistas, vale mais do que a soma dos prédios conseguidos por todos os prefeitos da história de Caraúbas, mesmo depois da valorização imobiliária que ela própria proporcionou. Por isso, Ademar já é o maior prefeito da História de Caraúbas. Agora vocês perguntam: se o prefeito sucessor de Ademar for Eugênio ou Pordeus ou Dr varela quem será o vice? Estou só brincando. Não sei nada de astrologia. Perguntem a médio Lima. Aquele do macaco.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Morre em MG aos 114 anos mulher mais velha do mundo


Maria Gomes Valentim foi considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, o Guinness Book


São Paulo - Morreu nesta madrugada, aos 114 anos, Maria Gomes Valentim. Conhecida como Vó Quita, ela foi considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, o Guinness Book. Maria faleceu na Casa de Caridade de Carangola, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais.
Ela deu entrada no hospital na tarde do último domingo, com o quadro de pneumonia comunitária aguda. Ontem, o estado de saúde dela piorou e teve início uma infecção generalizada. Maria completaria 115 anos no próximo dia 9. O reconhecimento da moradora de Carangola como a pessoa mais velha do mundo ocorreu em maio deste ano pelo Guinness, que lhe deu vantagem de 48 dias sobre a até então recordista americana, Besse Cooper.

domingo, 19 de junho de 2011

Atriz Angelina Jolie visita refugiados africanos em Lampedusa



ROMA, Itália - A atriz americana e embaixadora da ONU Angelina Jolie visitou em Lampedusa os refugiados que chegaram àquela pequena ilha do sul da Itália para fugir da violência na Tunísia e Líbia.
Acompanhada do alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Antonio Guterres, Jolie visitou o centro de acolhida na ilha, onde insistiu em que tirassem suas impressões digitais, tal como é feito com os imigrantes, ao desembarcarem.
"É difícil, vendo este belo mar, pensar em todas essas pessoas que arriscaram e perderam suas vidas, elas e seus filhos", declarou a atriz. "Como deve ser horrível ter que decidir embarcar nestas condições, correndo o risco de morrer de fome ou afogar-se", lamentou.
Jolie e Guterres também agradeceram aos moradores de Lampedusa a acolhida dada aos imigrantes: "Não podem imaginar o que vocês representaram este ano para todas as pessoas que buscam desesperadamente uma ajuda", destacou a atriz.
Segundo cálculos da ACNUR, mais de 18.000 refugiados chegaram a Lampedusa desde o começo do ano.
De acordo com a comunidade católica São Egídio, nos primeiros seis meses de 2011, 1.820 imigrantes, a maioria proveniente da África, se afogaram no Mediterrâneo.
A entidade, que dá assistência aos imigrantes tanto legais quanto ilegais na Itália, organizou durante a semana uma vigília de oração em homenagem a estes mortos, que tentaram concretizar o sonho de mudar de vida.

Foto de beijo de casal durante distúrbios em Vancouver vira febre no mundo

Casal ignora o batalhão de choque e se beija durante um confronto em Vancouver

MONTREAL  - A foto de um casal se beijando em meio aos distúrbios de quarta-feira em Vancouver depois de uma partida de hóquei espalhou-se esta semana por meios de comunicação e redes sociais de todo o mundo.
A imagem, captada pelo fotógrafo Rich Lam, da agência Getty, mostra um contraste tão surpreendente entre a violência do confronto entre torcedores e policiais da tropa de choque e a intimidade do beijo do casal, que muitos suspeitaram que tivesse sido montada.
Mas acontece que o beijo era de um casal real, formado pela canadense Alex Thomas, ex-estudante da Universidade de Guelph em Ontário, e o amigo australiano Scott Jones, morador de Perth.
Assim contou o pai do rapaz, Bret Jones, entrevistado em Perth pela televisão pública do Canadá CBC. Alertado por seu outro filho, Bret Jones reconheceu Scott na foto que circulou na internet. Em seguida, ligou para Scott, que contou que tentava consolar a amiga, que chorava inconsolável por causa da situação.
"Scott estava deitado junto dela e só tentava consolá-la e, ao fazê-lo, a beijou na boca para acalmá-la, dizendo que tudo ia ficar bem", contou o pai do jovem.
Segundo ele, o casal, que havia assistido à partida de hóquei que o Vancouver perdeu, ficou preso em meio aos manifestantes e a polícia. Ela levou um golpe que a fez cair e sofreu uma contusão na perna.
Vancouver mergulhou no caos na quarta-feira, depois que sua equipe de hóquei, o Vancouver Canucks, perdeu a sétima partida da série final da Copa Stanley. Os manifestantes incendiaram carros e depredaram prédios no centro da cidade, depois que os Boston Bruins ganharam a Copa Stanley com vitória por 4 a 0 sobre o time local.

Cinzas de Saramago são depositadas aos pés de oliveira



LISBOA, Portugal - As cinzas do escritor português José Saramago foram depositadas neste sábado aos pés de uma oliveira centenária, trazida de sua aldeia natal, Azinhaga do Ribatejo (centro), e plantada numa praça de Lisboa, no primeiro aniversário de sua morte.
Os restos do Prêmio Nobel de Literatura 1998, falecido na ilha espanhola de Lanzarote aos 87 anos, descansarão em frente à "Casa dos Bicos", sede da Fundação José Saramago, que abrirá suas portas em novembro, na praça lisboeta Campo das Cebolas, às margens do rio Tejo.
Na presença de sua viúva e tradutora, a espanhola Pilar del Río, numerosas personalidades do mundo da cultura e da política, assim como admiradores, participaram da cerimônia concluída com homenagens ao autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira", entre tantos livros.
Um romance inédito que Saramago concluiu em 1953, mas que não quis publicar em vida, sairá à luz em Portugal no final do ano, anunciou nesta semana sua editora.
Em 2008, a obra "Ensaio sobre a Cegueira" (1995) foi transformada em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. O longa teve Julianne Moore e Mark Ruffalo como protagonistas.
O escritor, um dos maiores nomes da literatura contemporânea, também foi contemplado com um prêmio Camões.
Entre as obras publicadas por Saramago estão: "Manual de Pintura e Caligrafia" (1977), "Levantado do Chão" (1980), "Memorial do Convento" (1982), "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1986), "A Jangada de Pedra" (1986), "História do Cerco de Lisboa" (1989), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991),"Todos os Nomes" (1997), "O Homem Duplicado" (2003), "As Intermitências da Morte" (2005) e "Caim" (2009).
Antes de morrer, José Saramago lançou uma nova edição de "A Jangada de Pedra" e toda a renda arrecadada com as vendas foi revertida para as vítimas do terremoto no Haiti. O preço total do livro, 15 euros, foi doado ao fundo de emergência da Cruz Vermelha do país.
José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922, na aldeia portuguesa de Azinhaga, província de Ribatejo. Filho dos camponeses José de Sousa e Maria da Piedade, mudou-se para Lisboa aos 2 anos, onde viveu grande parte de sua vida.
Em seu livro "As Pequenas Memórias" (2006), o escritor conta que Saramago era, na verdade, o apelido pelo qual seu pai era conhecido na aldeia, e também o nome de uma planta que serve de alimento aos pobres quando há escassez de comida.
Publicou o seu primeiro livro, "Terra do Pecado", em 1947. Em 1980, lançou "Levantado do Chão", considerado seu primeiro grande romance. Em 1991, publicou o polêmico "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", que foi censurado pelo governo português, levando o autor a se exilar em Lanzarote.