quarta-feira, 16 de março de 2011

11 dúvidas sobre incubadoras




O que faz uma incubadora, quais empresas devem procurá-las e como elas ajudam o empreendedorismo são algumas das principais perguntas feitas pelos empreendedores. O portal Santander Empreendedor reuniu as principais dúvidas que devem ser tiradas sobre o assunto. Confira abaixo:

 - O que faz uma incubadora?

Preparam empresas que nascem e estão fragilizadas, portanto, precisam receber ajuda na medida certa para se fortificarem a saírem para o mercado depois para sobreviverem sozinhas.

Uma incubadora é o ambiente mais adequado para o surgimento de empresas saudáveis. Os empreendedores não têm todas as informações adequadas quando começam, e esse é um dos motivos que resulta na alta taxa de fracasso de empresas no seu primeiro ano. A incubadora dá o suporte adequado, até mesmo oferecendo um espaço físico a um custo menor para a empresa, além de uma série de serviços de acompanhamento, treinamento e capacitação. Há assessoria de marketing, jurídica, de registro de propriedade intelectual, atendimento ao cliente, entre outras áreas.

- Quais as empresas que devem procurar incubadoras?

As incubadoras de base tecnológica procuram apenas empresas que atendem a esse mercado. Já as mistas procuram vários tipos de empresas. O importante é que a empresa incubada tem que agregar um diferencial ao mercado com seu produto. Somente o empreendimento inovador é selecionado por uma incubadora. Dependendo do setor que a incubadora atua, consultores específicos selecionam as empresas a serem incubadas.

No caso da empresa de base tecnológica, por exemplo, não basta apenas estar envolvido com tecnologia de ponta mas agregar valor fazendo algo diferente do que o mercado já tem.

São estes os itens mais importantes para ser selecionado por uma incubadora:

* Mostrar que o seu produto ou serviço é viável economicamente

* Provar que há demanda no mercado para o produto

* Apresentar um grau de inovação

* Ter pessoas à frente do negócio com espírito empreendedor

* Para empresas de base tecnológica, ter uma boa interação com uma universidade

Outras incubadoras levam em conta ainda mais fatores para selecionar uma empresa, como o potencial de geração de emprego e a atuação social que a empresa terá.

- O que é preciso ter antes de procurar uma incubadora?

Não é preciso ter tudo pronto para procurar uma incubadora. Na verdade, é na incubadora que o empreendedor receberá orientação para montar a sua empresa. Ao ter o primeiro contato com uma incubadora, participando de um seminário, por exemplo; o empreendedor já está aprendendo e apresentando-se à incubadora.

- O que se pode dizer da distribuição regional das incubadoras no Brasil?

As regiões Sul e Sudeste têm um número maior pois foram nelas que se iniciaram as primeiras incubadoras brasileiras. A região Sudeste, especificamente, é privilegiada pela alta quantidade de grandes empresas que já possui. Já na região Sul, os investimentos do governo e da Prefeitura de Porto Alegres foram essenciais para o destaque local. Nas outras regiões, as incubadoras chegaram mais tarde. Uma das primeiras incubadoras brasileiras está no Distrito Federal, mesmo assim, a região Centro Oeste não é das que mais têm incubadoras. A região Nordeste, por sua vez, vê aumentar o seu número de incubadoras pois entrou tardiamente no mercado e o governo acaba de despertar para a necessidade de investir em empreendedorismo. Assim, as regiões que não tinham incubadoras antes, agora estão crescendo muito, inclusive por conta de estímulos maiores do que nas outras regiões.

- De acordo com as pesquisas da Anprotec, as incubadoras praticamente dobraram desde 1998. A que se pode atribuir esse crescimento?

O crescimento é devido ao apoio que o Sebrae passou a dar às incubadoras. O Sebrae já era um parceiro tradicional das incubadoras mas, a partir de 1998, começou a ter editais específicos para apoiar novas incubadoras. Este incentivo para a criação de incubadoras fez com o que o número passasse a ser bem maior.

- Existem 283 incubadoras em operação no Brasil de acordo com a pesquisa da Anprotec. O que se pode dizer desse número?

È um número expressivo, mas há ainda uma necessidade de mais incubadoras e um maior envolvimento do setor público através de incentivos. Somente com maior envolvimento da comunidade, do governo e do setor privado, será possível ampliar esse número.

Outro aspecto importante é a necessidade de se aumentar o número de empresas atendidas por incubadora. Atualmente, a média está em dez empresas por incubadora, com a ajuda do governo, podemos ampliar esse número.

- Qual a importância do vínculo das incubadoras com instituições como universidades?

Uma das principais características das incubadoras é promover a integração universidade-empresa e criar um mecanismo de transferência de tecnologia para a sociedade. Atualmente, a pesquisa científica é gerada nas universidades e, quando vai para o mercado, se torna inovação. Esta ponte universidade-empresa é muito importante para que as inovações se tornem produtos, acessíveis a toda a sociedade.

A maioria das universidades tem suas próprias incubadoras. A universidade pode, inclusive, descobrir novos espaços de atuação com as empresas incubadas. Fazer com que os alunos empreendam seus próprios negócios e conheçam o mercado é outro objetivo das incubadoras universitárias.

- Como as incubadoras atuam no incentivo ao empreendedorismo?

Uma das principais tarefas da incubadora é desenvolver habilidades empreendedoras. Para isso, promove palestras, cursos e atividades interativas. Outras, como as incubadoras universitárias, vão ainda além, com programas específicos de disseminação da cultura empreendedora dentro do curso universitário.

É comum encontrar a disciplina de empreendedorismo nas faculdades. Os alunos aprendem o que é empreendedorismo e já saem com um plano de negócios ao final do semestre. Este plano de negócios pode virar um empreendimento incubado dentro da universidade. As IES trabalham ainda com atividades voltadas para a comunidade local, como palestras com empresários locais sobre empreendedorismo e gestão de micro e pequenas empresas. A incubadora faz prospecção o tempo todo de novos empreendedores e mantém contato com escolas técnicas, autônomos e outros locais de potenciais empreendedores.

- O que são empresas graduadas?

São as empresas que passaram pelo processo de incubação e já estão sozinhas no mercado. Uma empresa incubada pode voltar a ter um relacionamento com a incubadora caso queira lançar uma nova linha ou uma subsidiária que precise ser incubada. Há também o processo de pós-incubação, o acompanhamento das empresas que saíram das incubadoras mas querem continuar mantendo vínculo e aprendendo sobre empreendedorismo.

- O que são parques tecnológicos e qual o panorama específico no Brasil?

Apesar do movimento de incubadoras ter começado com parques tecnológicos no Brasil, o número de parques ainda é pequeno. Os parques têm outra função, podem até abrigar uma incubadora, mas não servem ao mesmo propósito. O objetivo é abrigar empresas de médio e grande porte que atuem em tecnologia e vincular o desenvolvimento urbano, as instituições de pesquisa e as universidades a estas empresas. Os parques não oferecem consultoria ou acompanhamento, mas uma série de serviços de outros níveis. São um espaço privilegiado, um ambiente de inovação de empresas que irão trocar conhecimentos entre si.

- Como está a criação de postos de trabalho nas empresas incubadas?

A geração de emprego é bastante significativa. O mais importante, no entanto, é que são empregos de alto nível, ou seja, de profissionais com escolaridade bem acima da média, graduados ou pós-graduados. A maioria dos empregos criada por empresas incubadas é, portanto, de empregos qualificados.