sábado, 2 de outubro de 2010

LG anuncia lançamento de notebook 3D no Brasil


A LG anunciou dia 01/10 o lançamento do notebook LG R590 3D, primeiro portátil fabricado em terras brasileiras que pode reproduzir filmes, fotos e jogos em terceira dimensão. O aparelho tem tela de 15 polegadas, vem com dois pares de óculos polarizados para ver imagens em 3D e processador Intel Core i7.
O preço sugerido é de R$ 6.500.
Eu quero!

Por Grii Alves

Os Monstros vão voltar à TV

A série clássica Os Monstros vai ganhar remake e voltar à TV 


A NBC autorizou a produção do episódio piloto de um remake da série de “Os Monstros”, sucesso dos anos 60.
O projeto está sendo desenvolvido por Bryan Fuller, criador de comédias sobrenaturais como “Dead Like Me” e “Pushing Daisies”. De acordo com a Entertainment Weekly, a nova versão está sendo descrita como uma mistura de “True Blood” com “Modern Family”.
A siticom original mostrava uma família de monstros vivendo nos subúrbios como uma típica família americana. O elenco e os personagens eram geniais. O chefe da família era Herman Monstro (Fred Gwynne, de “Cemitério Maldito”), que parecia o monstro Frankenstein. Ele era casado com Lily (Yvonne De Carlo, de “Os Dez Mandamentos”), uma vampira, assim como o pai dela, o Vovô Monstro (Al Lewis, de “Vovô É um Vampiro”), que usava capa como o Conde Drácula. Ainda havia Eddie (Butch Patrick), um pequeno lobisomem. e a perfeita e linda adolescente Marilyn (Pat Priest), a única com aparência humana, que era considerada “feia” por seus familiares.
A série original foi exibida entre 1964 e 1966, em competição com “A Família Addams”, sobreviveu na memória dos fãs em suas inúmeras repetições, virou cult e acabou retornando em alguns telefilmes.

Por Grii Alves

Peanuts completa 60 anos

Conhecida no Brasil como Minduim, a tirinha de Charles M. Schulz, que deu vida aos personagens Charlie Brown e Snoopy, faz aniversário neste sábado, 2

Snoopy, o simpático beagle das tirinhas de Schulz
Snoopy, o simpático beagle das tirinhas de Schulz

Há exatamente 60 anos, a tirinha Peanuts, de Charles M. Schulz, foi divulgada pela primeira vez. Ela começou sendo publicada diariamente em sete jornais norte-americanos - mas os personagens Charlie Brown, Snoopy, Lucy e Cia. fizeram tanto sucesso que, posteriormente, a obra saiu em mais de 2.600 periódicos, em 72 países, sendo traduzida para 21 idiomas. No Brasil, ela ficou conhecida como Minduim.


Atualmente, tirinhas antigas do Peanuts continuam sendo publicadas em jornais do mundo todo, assim como diversos livros de coletânea dos quadrinhos. A última história inédita saiu em 13 de fevereiro de 2000, um dia depois da morte de seu autor, aos 77 anos. Ele havia anunciado sua aposentadoria meses antes por motivos de saúde.

Antes de morrer, Schulz requisitou que nenhuma outra tirinha com os personagens que inventou fosse desenhada e publicada, e seu desejo foi atendido. Mas, mesmo sem novas histórias, o público ainda tem contato com os personagens por meio de diversos tipos de produtos baseados na trupe: animações, cadernos, bichinhos de pelúcia, jogos e roupas são alguns deles.

Na Califórnia, a memória de Schulz e dos personagens que criou é preservada no Charles M. Schulz Museum, inaugurado em 2002.

Por Lady A.

Consulte o seu local de votação


Eleitor pode verificar no site do TSE endereço de seção eleitoral.
Consultas podem ser feitas por nome ou por número do título.



O eleitor pode consultar pela  internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), qual é o endereço da seção eleitoral na qual está inscrito para votar. As consultas podem ser feitas pelo nome do eleitor ou pelo número do título.
Ao clicar nos links acima, você será direcionado para o site do TSE.
Por Grii Alves

Aviões do Forró contará com Ivete Sangalo e Jorge e Mateus em DVD

Ivete Sangalo vai participar do novo DVD da banda Aviões do Forró. A cantora participa de uma música do show dos forrozeiros e também aparecerá fazendo um número seu em cima do trio elétrico.


A dupla Jorge e Mateus também estará no lançamento, reforçando a tendência do sertanejo se mesclar com outros estilos

O show a ser filmado será o evento Todo Mundo Vai, em Salvador, no dia 16 de outubro, no Parque de Exposições (Avenida Paralela). É o segundo DVD da banda, que comemora oito anos de carreira. No repertório, composições inéditas e músicas do álbum Volume 7.

O DVD também terá partes mostrando o dia a dia dos integrantes do grupo e contando sua história.
Por Lady A.

J.K. Rowling não descarta continuação de "Harry Potter"

J.K. Rowling deu novas esperanças aos fãs de “Harry Potter”. Em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, a escritora comentou o assunto, segundo o site da revista “People”.


"Eu poderia certamente escrever um oitavo, nono, décimo livro", disse ela, durante a conversa que será transmitida nesta sexta, dia 1º, nos Estados Unidos. "Não vou dizer que não farei isso. Não acredito que eu faça... Mas nunca se sabe." Rowling ainda comentou que, ao terminar de escrever o último livro da saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, sentiu-se de luto.

A britânica disse que não tem planos de se aposentar tão cedo, e que pretende lançar mais livros, afirmando que não há, para ela, a necessidade de, com os novos trabalhos, alcançar os recordes conquistados com Harry Potter. "Eu fiz isso e me sinto muito orgulhosa", comentou

Por Lady A.

TROPA DE ELITE 2


SINOPSE 

Wagner Moura retoma o personagem mais marcante de sua carreira, o capitão Nascimento, na seqüência de Tropa de Elite, filme também dirigido por José Padilha, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlin, 2008. Nascimento, dez anos mais velho, cresce na carreira: passa a ser comandante geral do BOPE, e depois Sub Secretário de Inteligência. Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, mas não percebe que ao fazê-lo, está ajudando aos seus verdadeiros inimigos: policiais e políticos corruptos, com interesses eleitoreiros. Agora, os inimigos de Nascimento, são bem mais perigosos.

TÍTULO ORIGINAL
Tropa de Elite 2
LANÇAMENTO
2010-10-08
DIREÇÃO
José Padilha
CO-PRODUÇÃO
Globo Filmes, Zazen Produções, Feijão Filmes, RioFilme
DISTRIBUIÇÃO
Zazen Produções Audiovisuais Ltda.
ELENCO
Wagner Moura. . .  Nascimento
Irandhir Santos. . .  Fraga
André Ramiro. . .  Mathias
Pedro Van-Held. . .  Rafael
Maria Ribeiro. . .  Rosane
Sandro Rocha. . .  Russo
Milhem Cortaz. . .  Fábio
Tainá Müller. . .  Clara
Seu Jorge. . .  Beirada
André Mattos. . .  Fortunato
Fabrício Boliveira. . .  Marreco
Emílio Orciollo Netto. . .  Valmir
Jovem Cerebral. . .  Braço
Bruno D´Elia. . .  Capitão Azevedo
Julio Adrião. . .  Gelino
Adriano Garib. . .  Guaracy
Marcelo Cavalcanti. . .  Sargento Gonçalo
Charles Fricks. . .  Vermont
FICHA TÉCNICA
Roteiro: José Padilha, Bráulio Mantovani
Produtor: José Padilha, Marcos Prado
Produção Executiva: James D´arcy, Leonardo Edde
Direção de Produção: Katiuscha Melo, Edu Pacheco
Diretor de Fotografia: Lula Carvalho
Figurino: Claudia Kopke
Maquiagem: Martin Trujillo
Efeitos Especiais: Bruno Van Zeebroeck, Keith Woulard, Rene Diamante, William Boggs 
Som Direto: Leandro Lima
Montagem: Daniel Rezende
Edição de Som: Alessandro Laroca
Mixagem: Armando Torres Jr.
Trilha Sonora: Pedro Bromfman
Direção de Arte: Tiago Marques Teixeira

Por Grii Alves  

Carreira: especialistas dão dicas de como se portar com chefes e colegas de trabalho fora do escritório


Editora Globo
Manter a compostura dentro da empresa não é tão complicado, já que o próprio ambiente exige formalidade e o bom comportamento é quase instintivo. Mas como se portar com chefes e colegas de trabalho fora do escritório ou em situações como um coquetel profissional? Dois especialistas no assunto — Jaqueline Weigel, diretora executiva da Weigel Coaching, e Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching — dão as dicas.
Você e o CEO da empresa, sozinhos no elevador
Em primeiro lugar, é importante agir de forma natural, sem grandes entusiasmos ou tentativas forçadas de agradar. Com isso, antes de sair puxando papo, o ideal é esperar que o executivo inicie a conversa. Quando isso não acontece, qualquer assunto que você abordar deve ser estritamente profissional.

Beber ou não beber num coquetel da empresa
Não! A regra básica número 1, segundo os especialistas, é não tomar bebida alcoólica num ambiente profissional. Se não tiver como evitar, no entanto, limite-se a um drinque e dê preferência aos mais leves em vez dos destilados. O principal motivo dessa regra, segundo eles, é o fato de o álcool deixar as pessoas mais soltas e, consequentemente, desencadear um comportamento não apropriado, como falar alto ou dar gargalhadas. Se o chefe oferecer um copo de uísque, não é deselegante recusar. Isso não a manterá de fora da “roda”. O mais importante nesse tipo de evento, porém, não é a questão da bebida, mas a capacidade de interagir com os demais. Portanto, circule, apresente-se sem ser invasiva, fale de assuntos pertinentes à ocasião e até descontraia, mas sem vulgaridade.

Encontrar o chefe (com família e tudo) domingo num restaurante
Nunca deixe de cumprimentá-lo. É uma questão de educação. Assim que perceber um momento adequado, seja antes, durante ou depois da refeição, vá até a mesa e cumprimente-o discretamente, sem entusiasmo exagerado, e a todos que estiverem com ele. No entanto, recuse educadamente sentar-se e conversar por alguns momentos, pois, geralmente, esses convites são feitos por educação.

Aniversário do chefe/superior
O ideal é presentear em conjunto, ou seja, toda a equipe se juntar e comprar um presente só. Não é adequado dar coisas pessoais demais, como roupas. Opte por um mimo de escritório, por exemplo. Mais importante que o presente, porém, é cumprimentá-lo. Isso pode ser feito pessoalmente ou por telefone, dependendo do grau de contato que se tenha.


Por Grii Alves

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Edney Silvestre recebe Prêmio Jabuti de literatura por romance


"Se eu fechar os olhos agora" foi lançado em novembro de 2009. O livro também ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura.


A Câmara Brasileira do Livro divulgou, nesta sexta-feira, os vencedores do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura do país. O jornalista Edney Silvestre é um dos premiados.
“Se eu fechar os olhos agora", lançado em novembro do ano passado, foi o vencedor na categoria romance.
O livro do repórter da TV Globo conta a história de dois amigos de infância unidos por um mistério. Foi o primeiro romance de Edney Silvestre, que este ano também recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura.



Por Grii Alves

Os Vampiros que se Mordam


Nos últimos anos, fomos bombardeados por sátiras que acabam tornando a piada quem paga para assistir.


Depois do sucesso da divertida série 'Todo Mundo em Pânico', o gênero foi popularizado, e a dupla Jason Friedberg e Aaron Seltzer se especializou em sátiras sofríveis e doloridas de assistir. Começaram com filmes ruins e terminaram com bombas: 'Uma Comédia Nada Romântica' (Date Movie), 'Deu a Louca em Hollywood' (Epic Movie), 'Espartalhões' (Meet the Spartans) e 'Super-Heróis - A Liga da Injustiça'.
A boa notícia é que este 'Os Vampiros que se Mordam' (Vampires Sucks) é o melhor filme da dupla até o momento, e não é um elogio.
Copiando descaradamente cena por cena o filme que satiriza, a comédia consegue acertar algumas piadas e desconstruir a imagem já hilária da protagonista Bella, a garota sonsa que se torna um imã para um vampiro bonitão e um lobisomem gostoso na franquia 'Crepúsculo'. A atriz Jenn Proske, que vive a protagonista Becca, copia todos os trejeitos de Kristen Stewart, como a boquinha meia aberta e a cara de arroto, e consegue alguns bons momentos.
São poucos os momentos de liberdade criativa, como as breve aparecições de Buffy - A Caça Vampiros, Alice e Lady Gaga. E todas essas cenas já foram vistas no trailer.



Com piadas prontas, que provavelmente já vieram na cabeça dos espectadores enquanto assistiam o filme baseado no livro de Stephenie Meyer, a sátira não tem liberdade de tentar inovar ou improvisar: é como assistir 'Crepúsculo' novamente, mas desta vez com um enredo um pouco mais engraçado. Bem pouco.
As pessoas que não se interessam pela história melosa da 'Saga Crepúsculo' já conseguem rir assistindo aos filmes originais, criando piadas no próprio imaginário. Com esse poder criativo dos próprios espectadores, 'Os Vampiros que se Mordam' acaba se tornando desnecessário. 

Por Grii Alves

Corrida de Dilma para recuperar voto evangélico marca reta final da campanha presidencial



Os movimentos de última hora das campanhas a presidente em busca de apoios de lideranças evangélicas tem uma explicação: Dilma Rousseff (PT) caiu repentinamente entre eleitores dessa fé na reta final da campanha. Ao mesmo tempo, sua rejeição aumentou entre eles. Os beneficiários disso foram a evangélica Marina Silva (PV) e o católico José Serra (PSDB). Ambos ganharam votos no eleitorado evangélico.
O principal motivo dessa oscilação parece ter sido a versão, espalhada pela internet e no boca-a-boca, de que Dilma seria a favor da legalização do aborto. A petista, que havia dito ser pela mudança da lei em 2007, teve que ir à público dizer que esse é um tema do Congresso, que é contra a prática e que não tomaria iniciativa de propor nenhuma lei para legalizá-la.
Ao mesmo tempo, o PT buscou o apoio de lideranças de várias igrejas evangélicas. Organizou um ato de apoio de líderes religiosos à sua candidata na quarta-feira e estimulou que eles se pronunciassem publicamente em favor de Dilma. Foi o que fez, por exemplo, o bispo-mór da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.
A movimentação de urgência conseguiu estancar a queda da petista entre os evangélicos.
O Ibope fez um levantamento do voto por religião declarada dos eleitores. Os gráficos abaixo mostram as curvas do voto católico, evangélico e demais eleitores (de outras religiões e agnósticos e ateus) para cada um dos candidatos a presidente. No caso de Dilma, há também um gráfico que mostra a evolução da rejeição a ela, de acordo com a fé de cada grupo de eleitores.
A partir do começo de setembro, Dilma começou a perder apoio entre os evangélicos. Até então, a preferência religiosa não era um fator preponderante na escolha do voto. As curvas dos três grupos de eleitores seguiam paralelas, com a petista tendo um pouco mais de dificuldade entre os evangélicos, porque nesse segmento Marina sempre foi melhor do que entre eleitores de fé diferente.
O gráfico da rejeição a Dilma mostra que algo novo começou a acontecer no início de setembro. De repente, começou a aumentar o número de eleitores evangélicos que diziam que não votariam na petista de jeito nenhum. Como a rejeição não aumentou entre os demais eleitores, era sinal de que havia algum problema novo na relação de Dilma com os evangélicos: em apenas duas semanas ela perdeu 7 pontos porcentuais nesse grupo.
Ao mesmo tempo, as curvas de intenção de voto dos dois principais adversários de Dilma começaram a crescer entre os evangélicos. Em um mês, Serra ganhou 10 pontos porcentuais, saindo de 21% para 31% nesse segmento. Marina ganhou 7 pontos e chegou a 20%, embora tenha recuado depois para 18%.
Os eleitores evangélicos representam 20% do total do eleitorado brasileiro. É a segunda maior parcela, na divisão por religião, atrás apenas dos católicos, que são 66%. Uma mudança de preferência de 20% desses eleitores representaria trocar o voto de até 4% do total do eleitorado. Em uma disputa apertada como a eleição presidencial, poderia ser o suficiente para provocar o segundo turno.
Em outras palavras, a polêmica em torno da legalização do aborto pode ter tido um peso maior no refluxo das intenções de voto de Dilma nesta reta final do que as denúncias de corrupção no governo e os ataques de Lula à imprensa. A campanha 'viral' através da internet foi feita usando vídeos como este. Fato inédito, uma questão religiosa pode ser responsável pelo segundo turno, se ele acontecer.

Por Grii Alves

Homem de Ferro inspira perfume da Diesel



A Diesel aproveitou o lançamento do filme Homem de Ferro 2 e lançou sua fragrância Only The Brave em uma embalagem totalmente inspirada na estética da obra. O frasco do perfume tem a forma de um punho vermelho para representar o espírito do herói dos quadrinhos.
A edição limitada dos vidros, com 75 ml cada, pode ser encontrada na loja virtual da Diesel ou na IMPORT FRANCE. O preço pago pelo aroma inspirado no filme é 67,50 dólares

Petrobras grava documentário sobre torcida do Vasco

Oito torcidas já foram registradas pelo Brasileirão Petrobrás



São Paulo - A Petrobras, patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Futebol, está percorrendo todo o Brasil para gravar mini-documentários de cada uma das 20 torcidas dos clubes que participam do Brasileirão.
Nesta sexta-feira (1º), Fabiano Tatu, torcedor símbolo do Brasileirão Petrobras 2010, está no Rio de Janeiro para registrar os bastidores da torcida do Vasco da Gama na partida contra o Goiás, em São Januário. Os mini-documentários da aventura são exibidos semanalmente no site do Brasileirão Petrobras e no canal exclusivo no YouTube.
 
Na última quarta-feira (29), a equipe da Petrobras esteve em Presidente Prudente (SP), registrando as imagens da torcida do Grêmio Prudente no jogo contra o Guarani. No sábado (9) será a vez da torcida do Internacional, que será registrada no estádio Beira Rio, durante a partida contra o Atlético-MG.
 
O mini-documentário da torcida do Vasco da Gama será exibido a partir do dia 6 de outubro no site, onde também está disponível o calendário dos próximos times.
 
Oito torcidas já foram registradas pelo Brasileirão Petrobras. Os vídeos já tiveram mais de 550 mil visualizações, desde o início do calendário.
 
Além dos mini-documentários, a cada semana, a Petrobras desenvolve promoções com os torcedores de cada time. Através do Twitter @todastorcidas, os autores das frases mais criativas disputam camisas oficiais e ingressos para os jogos através do quiz o site.

Mentos lança campanha com foco no público do Nordeste

Iniciativa mira consumidores da classe C, cujo aumento em seu poder de compra despertou a atenção da empresa

Ideia é associar as balas ao beijo dentro da linguagem jovem, descontraída e provocante da marca


Mentos, marca de bala pertencente à Perfetti Van Melle, estreia sua primeira campanha regional, voltada ao público das três principais capitais da região Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador).
A iniciativa tem como foco os consumidores da classe C, cujo aumento em seu poder de compra despertou a atenção da empresa.
A campanha divulgará as balas Mentos, sabor de frutas, nas versões stick, com 14 unidades, e monopeça. Os produtos individuais foram relançados no início do ano e já tinham como estratégia atender aos consumidores desta região.
De olho no perfil do principal público consumidor dos produtos, jovens de 18 a 24 anos, pertencentes à classe C, a ação, criada pela agência NEOGAMA/BBH, segue o conceito Surpreendente, e será composta por três spots de rádio, além de anúncios em mídia exterior. A campanha vai ao ar a partir de hoje, dia 1° de outubro.
A ideia é associar as balas ao beijo dentro da linguagem jovem, descontraída e provocante da marca, a partir do slogan "Mentos Fruit deixa o seu beijo irresistível". Os spots de rádio apresentam beijos inocentes que viram beijões surpreendentes, gerando situações engraçadas.
Em um dos spots acontece o encontro de dois amigos, um deles acompanhado da mãe. Quando o rapaz a apresenta ao colega, a mãe e o companheiro se cumprimentam, mas este beijo vira um beijo surpreendente.

Hussar Dakar, o off road inspirado em guerreiros medievais



O designer canadense Klaud Wasia tem chamado a atenção da mídia especializada com seus projetos inovadores na área automobilística. Depois de muita pesquisa, ele desenvolveu um carro conceito, inspirado em guerreiros medievais. Trata-se do off road Hussar Dakar, divulgado recentemente.

A inspiração vem da cavalaria húngara Hussar, cujos integrantes vestiam asas como uma forma de demonstrar agilidade durante os combates. Próprio para um rally, o carro, segundo o designer, segue os princípios da mobilidade, da adaptabilidade e da auto-suficiência, com um caráter tão agressivo quanto competitivo.

Destaque para as asas inseridas na parte de trás do veículo. Quando o carro está em movimento, elas desenvolvem energia cinética, além de se tornarem a principal arma contra os outros competidores. As asas fazem um barulho tão alto, que, segundo Klaud Wasia, "vai definitivamente sacudir os concorrentes para fora de suas faixas".


Sombra de Lula é uma vergonha, diz Economist

Dilma na sombra de Lula é uma vergonha, diz Economist

Revista britânica afirma que a candidata do PT tem grandes desafios à frente, mas só conseguirá enfrentá-los se conseguir impor sua própria autoridade

Maior presente de Lula ao país é dar independência a Dilma, segundo a Economist

Reportagem da revista britânica The Economistpublicada nesta quinta-feira (30/09) afirma que a candidata à presidência Dilma Roussef (PT) precisa sair da sombra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Dilma ser tão dependente de Lula é uma vergonha, porque o Brasil precisa de um líder forte e independente", diz o texto
Esta força, segundo a reportagem, será necessária porque, apesar de todas as conquistas do país, Dilma terá três grandes desafios a enfrentar se for eleita presidente. O primeiro deles é a corrupção. A Economist cita os recentes escândalos envolvendo a Casa Civil e o tráfico de influências e diz que novos casos como este podem trazer problemas para a máquina pública.
A reportagem afirma que há uma "tendência preocupante de que a burocracia federal seja inchada com nomeações políticas" em torno da riqueza que o pré-sal pode gerar para o governo. "Felizmente o Brasil tem um poder judiciário ferozmente independente, assim como a mídia. Mas Dilma precisa assumir claramente o compromisso de limpar o governo".
O segundo desafio diz respeito ao papel do Estado na economia, o qual, segundo a matéria, cresceu especialmente durante o segundo mandato de Lula. "E não foi apenas por causa da crise econômica. O governo deliberadamente concedeu àPetrobras o monopólio sobre a exploração de novos campos de petróleo e usou a emissão de ações para aumentar sua participação na empresa", diz o texto.
Gastos de má qualidade por parte do governo também são preocupações apontadas pela reportagem no que diz respeito ao papel do setor público na economia. A Economist ressalta que, de um lado, há um progressivo aumento do déficit público e do outro, investimentos insuficientes em infraestrutura, saneamento, educação e inovação.
O próximo governo deveria ter como objetivo eliminar o déficit orçamentário. Melhor ainda seria que fossem feitos esforços para reformar o sistema tributário e flexibilizar as leis trabalhistas que ainda atrasam a economia", afirma a matéria.
Dilma ainda deverá enfrentar seu terceiro desafio na política externa, de acordo com a revista britânica. "O ativismo de Lula trouxe benefícios ao Brasil. Porém, sua inclinação para os autocratas, como os irmãos Castro em Cuba, Hugo Chávez na Venezuela e o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, danificou a reputação do país como uma força do bem."
Caberia ao Brasil, de acordo com a reportagem, usar de sua influência na América do Sul para impedir que lideranças como a de Chávez se perpetuassem caso algum destes governantes se recusasse a deixar o poder após uma derrota.
"O modo como a maioria desses problemas são perfeitamente administráveis mostra o quão longe o Brasil chegou. Se, e em que ritmo, o país conseguirá resolver todos eles dependerá das habilidades políticas de Dilma Roussef. E para que ela consiga autoridade suficiente para fazer o trabalho, é preciso deixar a sombra de Lula. E como último presente para o país, Lula deve deixá-la fazer isto."




quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Descoberto exoplaneta bem no centro da "zona habitável"

Planeta parecido com a Terra pode abrigar vida
A estrela Gliese 581 tem pelo menos seis planetas,
um dos quais bem no meio da zona habitável,
onde pode haver água e atmosfera.[Imagem: Lynette Cook/UCSC]

Uma equipe de caçadores de planetas liderada por astrônomos da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e da Instituição Carnegie, de Washington, anunciaram a descoberta de um exoplaneta situado na "zona habitável" em volta de sua estrela.
O planeta, com três vezes a massa da Terra, orbita uma estrela relativamente próxima, a uma distância que o coloca bem no meio da zona habitável - a região cujas temperaturas permitem a existência de água líquida na superfície do planeta.
Exoplaneta habitável
Se as observações iniciais forem confirmadas, este pode ser o exoplaneta mais parecido com a Terra já descoberto e o primeiro forte candidato para ser potencialmente habitável.
Para os astrônomos, um planeta "potencialmente habitável" é um planeta capaz de sustentar a vida, mas não necessariamente seria algo que os humanos considerariam um lugar agradável para viver.
A habitabilidade depende de muitos fatores, mas a água líquida e uma atmosfera estão entre os mais importantes.
"Nossos resultados oferecem um caso muito convincente para um planeta potencialmente habitável," disse Steven Vogt, membro da equipe. "O fato de termos sido capazes de detectar esse planeta tão rapidamente e tão perto nos diz que planetas como este devem ser muito comuns."
Sistema Gliese 581
O planeta foi encontrado ao redor da mesma estrela onde já havia sido encontrado o exoplaneta mais parecido com a Terra até então.
Os cientistas descobriram na verdade dois novos planetas ao redor da estrela Gliese 581, elevando o total de planetas no sistema para seis.
A estrela Gliese 581 está localizada a 20 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Libra.
Dois planetas detectados anteriormente em torno da estrela ficam nas bordas da zona habitável, um no lado quente (planeta 581c) e outro no lado frio (planeta 581d). Embora alguns astrônomos ainda acreditem que o planeta 581d possa ser habitável se ele tiver uma atmosfera densa, com um forte efeito estufa para aquecê-lo, outros são céticos.
Já o recém-descoberto Gliese 581g fica exatamente entre os outros dois, em um ponto muito interessante, bem no meio da zona habitável.
Gliese 581g
O Gliese 581g tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital de menos de 37 dias. Sua massa indica que ele é provavelmente um planeta rochoso, com uma superfície definida e com uma gravidade suficiente para reter uma atmosfera.
O planeta 581g tem uma posição fixa em relação à estrela, o que significa que um lado está sempre voltado para a estrela, em um dia eterno, enquanto o lado está voltado para longe da estrela, em perpétua escuridão.
Segundo os pesquisadores, a zona mais habitável na superfície do planeta seria a linha entre a sombra e a luz, que apresentaria uma temperatura média, estimada entre -31 e -12 graus Celsius.
Se o Gliese 581g tiver mesmo uma composição rochosa semelhante à da Terra, seu diâmetro seria de cerca de 1,2 a 1,4 vez o da Terra. A gravidade seria a mesma ou ligeiramente maior que a da Terra.
Vida fora da Terra
Os astrônomos estão surpresos com a rapidez com que estão sendo encontrados planetas com capacidade de sustentar vida.
Há poucos anos, falar de planetas habitáveis ao redor de outras estrelas era sinônimo de falar de alienígenas - daí para ETs e discos voadores era uma questão de alguns cochichos, o que poderia arruinar a carreira de um cientista.
"Se eles fossem raros, não deveríamos ter encontrado um de forma tão rápida e tão perto," disse Vogt. "O número de sistemas com planetas potencialmente habitáveis é provavelmente da ordem de 10 ou 20 por cento, e quando você multiplica isso por centenas de bilhões de estrelas só na Via Láctea, isto dá um número grande. Pode haver dezenas de bilhões desses sistemas em nossa galáxia."
As descobertas mais recentes já deram aos cientistas o embasamento e a coragem suficientes para falar de vida fora da Terra. Mas, por enquanto, eles afirmam que essa vida deve estar na forma de extremófilos, organismos muito simples, capazes de viver em condições ambientais extremas em relação ao clima da Terra.
Mas, se os cálculos indicam números tão elevados de planetas habitáveis dispersos apenas em nossa galáxia, também esse discurso logo poderá ser atualizado.
Por Lady A.