sábado, 2 de outubro de 2010

Carreira: especialistas dão dicas de como se portar com chefes e colegas de trabalho fora do escritório


Editora Globo
Manter a compostura dentro da empresa não é tão complicado, já que o próprio ambiente exige formalidade e o bom comportamento é quase instintivo. Mas como se portar com chefes e colegas de trabalho fora do escritório ou em situações como um coquetel profissional? Dois especialistas no assunto — Jaqueline Weigel, diretora executiva da Weigel Coaching, e Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching — dão as dicas.
Você e o CEO da empresa, sozinhos no elevador
Em primeiro lugar, é importante agir de forma natural, sem grandes entusiasmos ou tentativas forçadas de agradar. Com isso, antes de sair puxando papo, o ideal é esperar que o executivo inicie a conversa. Quando isso não acontece, qualquer assunto que você abordar deve ser estritamente profissional.

Beber ou não beber num coquetel da empresa
Não! A regra básica número 1, segundo os especialistas, é não tomar bebida alcoólica num ambiente profissional. Se não tiver como evitar, no entanto, limite-se a um drinque e dê preferência aos mais leves em vez dos destilados. O principal motivo dessa regra, segundo eles, é o fato de o álcool deixar as pessoas mais soltas e, consequentemente, desencadear um comportamento não apropriado, como falar alto ou dar gargalhadas. Se o chefe oferecer um copo de uísque, não é deselegante recusar. Isso não a manterá de fora da “roda”. O mais importante nesse tipo de evento, porém, não é a questão da bebida, mas a capacidade de interagir com os demais. Portanto, circule, apresente-se sem ser invasiva, fale de assuntos pertinentes à ocasião e até descontraia, mas sem vulgaridade.

Encontrar o chefe (com família e tudo) domingo num restaurante
Nunca deixe de cumprimentá-lo. É uma questão de educação. Assim que perceber um momento adequado, seja antes, durante ou depois da refeição, vá até a mesa e cumprimente-o discretamente, sem entusiasmo exagerado, e a todos que estiverem com ele. No entanto, recuse educadamente sentar-se e conversar por alguns momentos, pois, geralmente, esses convites são feitos por educação.

Aniversário do chefe/superior
O ideal é presentear em conjunto, ou seja, toda a equipe se juntar e comprar um presente só. Não é adequado dar coisas pessoais demais, como roupas. Opte por um mimo de escritório, por exemplo. Mais importante que o presente, porém, é cumprimentá-lo. Isso pode ser feito pessoalmente ou por telefone, dependendo do grau de contato que se tenha.


Por Grii Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário