sábado, 18 de dezembro de 2010

Dilma e Temer são diplomados no TSE

Por Cacau Araujo

Lula não esteve na cerimônia, mas não foi esquecido no discurso da presidente eleita

Dilma disse que queria "repartir" seu diploma com todos os brasileiros

Brasília - A diplomação da presidente eleita Dilma Rousseff e de seu vice Michel Temer começou com 20 minutos de atraso. A presidente chegou à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cerca de 15 minutos antes do horário marcado para a cerimônia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esteve presente na solenidade, pois estava participando de seu último encontro internacional como presidente do Brasil, a 40ª Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a presença dos ministros do TSE, além do Superior Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso, presidente da Câmara Marco Maia, o presidente do Senado José Sarney e nomes da equipe do novo governo como Miriam Belchior, nova ministra do Planejamento, Nelson Jobim, atual ministro da Defesa que continua no posto no governo Dilma, Antonio Palocci, que assumirá a Casa Civil, entre outros.
Às 17h27, depois do hino nacional, o presidente do TSE Ricardo Lewandowiski leu o texto do documento que atesta a vitória da chapa da coligação “Para o Brasil seguir mudando” nas urnas, e habilita Dilma e Temer a tomarem posse no próximo dia 1º. Foram cerca de 25 minutos de cerimônia.
Dilma faz discurso
Depois de receber o diploma assinado por Lewandowski, a presidente eleita – e agora diplomada – fez um discurso, dizendo que o momento era de grande emoção e marcava sua trajetória política e como mulher.
Mesmo com a ausência do presidente Lula, ele não foi esquecido no discurso da presidente eleita. “Sei da responsabilidade de suceder um representante como o presidente Lula. O Brasil experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia ao levar um trabalhador à Presidência da Republica. Agora, a crescente maturidade da nossa democracia rompe os preconceitos, desafia os limites e enche de esperança um povo sofrido e de orgulho as mulheres brasileiras.”, afirmou.
No fim, concluiu dizendo que “repartir o diploma com cada brasileiro, em especial com cada brasileira. Conto com todos e todas e todos podem contar comigo”.
Depois do fim da sessão solene, Dilma e Temer receberam cumprimentos dos convidados. Entre eles, a fillha Paula e a mãe da presidente eleita, que também se chama Dilma Rousseff.

Rodrigo Veloso é empreendedor de destaque do ano de 2010

Por Daniela Moreira

À frente da O.N.E., empresa de bebidas que dobrou a receita e recebeu investimento da PepsiCo em 2010, Veloso liderou a nossa enquete


São Paulo - O empresário brasileiro Rodrigo Veloso, fundador da O.N.E., empresa especializada em bebidas naturais, foi eleito o empreendedor do ano pelos leitores de EXAME.com.
Com 14.350 votos (75% do total), ele foi o mais votado na segunda etapa da enquete, que teve um total de 24.084 votos. Em segundo lugar, apareceram os fundadores do site de leilões  Olho no Click, Arthur Davila, Guilherme Pizzini, Rodrigo Ferreira e Sylvio Avilla, com 3.703 votos (19%).

O terceiro colocado foi Ernesto Vilela, da agência de mídia indoor Enox, com 588 votos (3%). Em quarto e quinto lugar apareceram, respectivamente, Marco Gomes, da agência de publicidade para mídias sociais boo-box (275 votos), e Julio Vasconcelos, do site de compras coletivas Peixe Urbano (168 votos).

Para Veloso, a votação coroa um ano de importantes realizações. “Foi um ano espetacular. Mesmo com a economia em recessão, fechamos o ano com crescimento de mais de 100% em receita e acabamos de receber mais uma rodada de investimento”, diz o empresário.

A O.N.E. faturou cerca de 5O milhões de dólares este ano e pretende dobrar o número em 2011. Em dezembro deste ano, a empresa recebeu uma nova rodada de investimentos da PepsiCo, que adquiriu uma participação majoritária na companhia. O investimento é o segundo da PepsiCo na empresa brasileira e foi realizado em conjunto com a empresa de private equity Catterton Partners. Segundo Velosos, os recursos serão utilizados para financiar a expansão da companhia.

Veloso fundou a O.N.E. em 2005. No ano seguinte a empresa lançava seu principal produto, a água de coco O.N.E. Coconut Water, no mercado norte-americano. Em pouco mais de um ano, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de dólares em vendas. Hoje, além da água de coco, a linha de produtos inclui diversos itens, como bebidas de água de coco misturadas com frutas tropicais, ervas e minerais e açaí, entre outros.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Obama promulga pacote fiscal, uma 'grande vitória' da Casa Branca



WASHINGTON  - O presidente americano, Barack Obama, saboreou nesta sexta-feira "uma grande vitória", apenas seis semanas após um revés nas eleições legislativas de meio de mandato, assinando um pacote fiscal de 858 bilhões de dólares após um acordo controverso com os republicanos.
Obama assinou a medida às 16h15 local (19h15 de Brasília) na Casa Branca, menos de 24 horas após ser votada na Câmara de Representantes e no Senado. Enquanto na Câmara foram 277 votos a 148, no Senado foram 81 votos a favor e 19 contra.
"A legislação... é uma vitória significativa para as famílias de classe média de todo o país. Eles são os mais duramente atingidos pela recessão que enfrentamos. São eles que precisam de ajuda agora", disse Obama.
O presidente argumentou que o pacote pode ajudar a acelerar o lento crescimento econômico depois da pior recessão em décadas, e acrescentou que também pode ser o prenúncio de um período de cooperação interpartidária, quando os republicanos assumirem o controle da Câmara dos Representantes em janeiro, após os resultados das eleições de meio de mandato realizadas no mês passado.
"O produto final prova que, quando colocamos de lado o partidarismo e os jogos políticos, quando deixamos de lado o que é bom para alguns em favor do que é bom para todos nós, podemos fazer muita coisa", disse ele.
O compromisso prorroga por dois anos as isenções fiscais adotadas em 2001 e 2003, sob a presidência de George W. Bush, e que expiravam em 31 de dezembro.
No total, este acordo representará um custo de 858 bilhões de dólares em 10 anos, de acordo com o Escritório de Orçamentos do Congresso (CBO).
Inicialmente, Obama queria prorrogar a isenção de impostos só para a classe média, ou seja, aqueles que ganham menos que 250.000 dólares ao ano, mas concordou em mantê-la também para os ricos em troca de uma prorrogação de 13 meses dos subídios ampliados para os desempregados.
O presidente americano transformou em prioriedade a aprovação deste acordo, após a derrota eleitoral para os republicanos nas legislativas de 2 de novembro.
Na quarta-feira, após a aprovação no Senado, Obama instou aos democratas da Casa hostis que aprovassem o projeto, o que acabaram fazendo.
A aprovação do pacote fiscal deu esperanças à Casa Branca, que busca o aval republicano em outros projetos, como a anulação da lei que obriga os soldados homossexuais a omitirem sua orientação sexual ou a ratificação do novo tratado START para o desarmamento nuclear com a Rússia.

Cielo, campeão do mundo nos 50 metros livres em piscina curta



DUBAI  - O principal nome da natação brasileira, Cesar Cielo, levou o título mundial dos 50 metros livres masculinos do Mundial de natação em piscina curta, nesta sexta-feira em Dubai, seguido pelo francês, Frédérick Bousquet, que ficou com a prata, e pelo americano Josh Schneider, bronze.
Cielo se impôs com um tempo de 20 segundos e 51 centésimos, com Bousquet chegando exatamente 30 centésimos depois.
Com a conquista, Cielo unifica os títulos mundias (piscina longa e piscina curta) nos 50m livres. Ele soma ainda o ouro olímpico e o recorde mundial, em piscina de 50 metros, na mesma prova.
Cielo provou assim, nesta sexta-feira, a boa performance, conquistando o ouro.
Com o tempo marcado, o brasileiro superou os próprios recordes sul-americano e do campeonato. Também foi bronze com o revezamento 4x100m livre, em Dubai.
Depois da prova, o francês falou sobre o grande adversário, atual campeão olímpico e mundial, recorde do mundo: "no momento em que entrou na água, olhei-o de soslaio e acabei perdendo meu ritmo, sem nem pensar em superá-lo".
Logo nas primeiras braçadas, Cielo mostrou a que veio, abriu vantagem e bateu na frente em 20 segundos e 51 centésimos. Bousquet chegou em 20 segundos e 81 centésimos. O americano Josh Schneider completou o pódio (20 segundos 88 centésimos).

Louvre comprará quadro de Cranach graças a doações do público



PARIS  - O Louvre poderá comprar o quadro "As três graças", de Lucas Cranach, depois de arrecadar um milhão de euros em doações particulares, a quantia que faltava para poder concluir a compra, anunciou nesta sexta-feira o museu francês.
Um total de 5.000 doadores responderam ao apelo excepcional feito pelo Louvre em 13 de novembro através do site http://www.troisgraces.fr.
"É um magnífico presente de Natal para o Louvre", afirmou Henri Loyrette, presidente-diretor do Louvre.
"As três graças", quadro pintado sobre madeira, criado em 1531 por Lucas Cranach - grande pintor do Renascimento alemão -, apresenta três jovens nuas sobre um fundo escuro.
O vendedor está pedindo quatro milhões de euros (5,2 milhões de dólares) por esta obra, que se encontra na França e foi catalogada como "Tesouro Nacional".
O Louvre reuniu 3 milhões de euros graças a empresas e sua própria verba de aquisição, mas faltava um milhão de euros para concluir a transaçào.

Fabiana Murer e meninos do vôlei eleitos melhores esportistas do ano na América Latina



HAVANA, Cuba  - A saltadora brasileira Fabiana Murer e os jogadores da equipe masculina de vôlei do Brasil foram escolhidos os Esportistas do Ano da América Latina e do Caribe nas categorias 'individual feminina' e 'coletiva', segundo os resultados da pesquisa anual da agência de notícias cubana Prensa Latina, divulgados nesta sexta-feira.
No individual masculino, o craque da seleção uruguaia de futebol, Diego Forlán, ganhador da Bola de Ouro de melhor jogador da Copa do Mundo de futebol da África do Sul-2010, foi votado por "50 dos 115 meios" de comunicação de América, Ásia e Europa que participaram da consulta, celebrada pela Prensa Latina desde 1964.
Segundo a fonte, o jogador uruguaio, que marcou cinco gols e ajudou seu país a conquistar o quarto lugar do ranking mundial, atrás de Alemanha, Holanda e Espanha (campeã do mundo), superou na votação o colega argentino, Lionel Messi (37), e o lutador cubano Mijaín López (10).
Enquanto isso, Murer, campeã do salto com vara no Mundial em pista coberta do Qatar e vencedora da Liga de Diamante, obteve 38 votos, superando a triplista cubana Yargelis Savigne (23) e a estrela do hóquei argentino, Luciana Aymar (13).
Na categoria coletiva, a seleção masculina brasileira de vôlei, titular da Liga e do Campeonato Mundial, foi eleita com 55 votos à frente da equipe feminina de hóquei sobre grama da Argentina (26).
A Prensa Latina lembrou que em 2009 os prêmios foram para a cubana Savigne, para o jamaicano Usain Bolt e para a seleção brasileira de futebol.

Voim, o smartphone para pessoas com deficiência visual



São Paulo - Os designers sul-coreanos Youngseong Kim e Eunsol Yeom acharam que já estava na hora da indústria eletroeletrônica investir em outros segmentos da sociedade. Eles criaram um smartphone adaptado para pessoas com deficiência visual.

No lugar do teclado, o usuário encontra um sistema alfabético e numérico em  braile, o que torna mais fácil a comunicação entre os deficientes visuais. O aparelho é apenas um conceito e foi batizado de Voim, que, traduzido do coreano, significa ver. 

Além de GPS, o smartphone tem um software para reconhecimento de palavras e identificação de objetos, que os exibe em braile, numa tela de silicone ou transmitidos como sinais de áudio através do fone de ouvido Bluetooth.

Bola de futebol tecnológica ganha prêmio internacional



São Paulo - Essa bola de futebol é a CTRUS, cujo conceito foi premiado recentemente com o Red Dot Luminary Award. Essa é a primeira bola que não utiliza ar comprimido e, ainda por cima, tem uma tecnologia que detecta sua posição no campo. 

De acordo com o estúdio mexicano AGENT, que elaborou o projeto, a CTRUS pode ser acessada através de um sistema wireless, que permite ao juiz saber exatamente a posição da bola e tirar dúvidas se foi realmente gol ou impedimento, por exemplo.

A CTRUS - que também pode mudar de cor, ao acender luzes internas - é composta por uma estrutura externa, que incorpora um material duro, feito de elastômeros reforçados. O time de designers também informou que a força e a velocidade do chute do jogador também podem ser gravados por essa bola de futebol moderna.

Microsoft investe na divulgação do Windows 7

Microsoft: objetivo é atingir diversos perfis de consumidor

São Paulo - A Microsoft Brasil estreou, nesta quarta-feira (15), a maior campanha de divulgação da marca Windows no Brasil, direcionada especialmente à comunicação da versão 7.

O objetivo é destacar as possibilidades que o sistema oferece para transformar coisas simples do dia a dia em experiências diferenciadas.
O esforço publicitário, desenvolvido pela JWT, é composto por uma série de filmes mostrando a relação que os consumidores brasileiros têm com o seus computadores, bem como a constante presença do Windows na vida dos diversos perfis de consumidores.
Além dos comerciais, a estratégia traz ações em sites de busca e em redes sociais, elaboradas em parceria com a Wunderman

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Qual a fórmula da motivação?

Por Eduardo Ferraz

É comum observarmos, no ambiente corporativo, fórmulas prontas de como "motivar a sua equipe e aumentar os lucros". É fácil encontrar treinamentos, consultorias e as mais diversas ferramentas que prometem melhores resultados sem muito esforço. Porém, em minha opinião, o processo não se resume a um simples formato padrão que possa ser aplicado para todos os tipos de pessoas e empresas. A questão é: por que regras prontas funcionariam para todos se cada indivíduo pensa, age e se motiva de maneiras diferentes?
Essas análises podem ser observadas desde quando Abraham Maslow, importante psicólogo americano (que nunca desenhou nenhum tipo de pirâmide), formulou a base de sua teoria, na qual ressalta que as motivações são explicadas pelas necessidades psicológicas das pessoas. A explicação é que a produtividade está diretamente ligada aos motivadores de cada um. Identificar a "equação motivadora" de cada funcionário é fundamental para garantir um ambiente coorporativo mais produtivo.
As empresas tem 4 moedas de troca ou fatores que motivam as pessoas, sendo elas:
1° Dinheiro – Está relacionado ao salário, comissão, 13°, bônus e outros mecanismos de recompensa monetária;
2° Segurança/ conforto – Tem relação com a segurança (estabilidade e regras claras) assim como bem estar físico (instalações e equipamentos adequados), bom ambiente de trabalho e (ou) pouca pressão por resultados;
3° Aprendizado – É todo conhecimento que a empresa proporciona por meio de treinamentos formais e do aprendizado informal que se adquire durante o período de trabalho;
4° Reconhecimento ou status – É como a empresa proporciona aprovação social ao indivíduo: elogios públicos, promoções e compartilhar o sucesso têm a ver com esta "moeda".
Uma pessoa "equilibrada" teria 25% de proporção para cada motivador, contudo, esta não é a realidade, já que cada indivíduo tem necessidades em diferentes intensidades. Alguns desejam ganhar mais dinheiro, outros preferem conforto, outros status, e alguns tem o aprendizado como fator mais importante. Vamos a um exemplo que pode ocorrer com 4 pessoas que trabalham no mesmo departamento de uma empresa e têm as seguintes "fórmulas" mentais:
A pessoa "A": 50% dinheiro, 30% status, 10% aprendizado e 10% segurança;
A pessoa "B": 30% dinheiro, 10% status, 10% aprendizado e 50% segurança;
A pessoa "C": 10% dinheiro, 10% status, 50% aprendizado e 30% segurança;
A pessoa "D": 30% dinheiro, 50% status, 10% aprendizado e 10% segurança.

É comum que isso aconteça, pois pessoas diferentes demandam diferentes estímulos. A principal interessada em manter os profissionais que se identifiquem com a sua “fórmula” é a organização, afinal uma equipe motivada é muito mais produtiva e lucrativa. Para isso, é fundamental que o dirigente se conheça, faça uma real análise da cultura de sua organização e tenha uma fórmula clara para oferecer a seus funcionários. A proposta tem que ser absolutamente realista, tanto para quem está dentro quanto para quem está querendo entrar.
O importante é que a empresa assuma um posicionamento claro do que ela pode oferecer, e quais são suas moedas de troca. Se você oferece o salário alto como principal motivador, por exemplo, então procure por profissionais que se sentem motivados ganhando bem, e não se importam em ter pouca qualidade de vida. O mais importante nesta estratégia é oferecer o que a empresa realmente dispõe: a fórmula tem a ver com a estrutura, os valores e a cultura da organização. Nas pequenas empresas, o que conta são os valores do dono.
Não existe uma equação ideal para conseguir administrar bem um negócio. Para obter um ambiente de trabalho saudável e produtivo para ambas as partes, comece por identificar a sua “fórmula”, e as explicite quando contratar um novo colaborador. Para analisar os funcionários que já estão dentro, é mais fácil: o histórico profissional mostrará o que mais o motiva. Usando esta análise, será mais fácil identificar a pessoa certa para seu negócio.
Motivar a equipe não está apenas relacionado às técnicas de conduta e relacionamento. Para as empresas que querem aprimorar seu quadro de funcionários e dar uma virada no sucesso de seus negócios, é fundamental avaliar e identificar os valores da empresa, e contratar pessoas com as motivações alinhadas a estes valores.
Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultoria In Company, com aplicações práticas de Neurociência. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Por que a gente é do jeito que a gente é?”, da Editora Gente. Para mais informações, acesse: www.eduardoferraz.com.br


Facebook sai do ar pela primeira vez em sua história

A empresa de Mark Zuckerberg não se pronunciou sobre o assunto, mas especula-se que mudanças nas páginas de fãs tenham provocado a queda

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg: manter o site estável sempre foi uma das suas principais metas

São Paulo - A página do Facebook sofreu uma pane e ficou fora do ar para a grande maioria de seus usuários na noite desta quinta-feira (16)). De acordo com o site Mashable, a falha pode ter relação com as novas funções da rede social que foram lançadas nesta semana e que começaram a ser liberadas pelo Facebook hoje.
Devido à atualização, a página não carregava em nenhum browser, impossibilitando o acesso por cerca de 15 minutos. Muitos usuários no Twitter reclamaram do ocorrido. A empresa de Mark Zuckerberg não se pronunciou sobre o assunto.

Conheça o homem que derrotou a aids

Por Nana Queiroz

O hematologista alemão Gero Huetter conta como foi curar pela primeira vez na história um paciente com HIV

O médico alemão Gero Huetter, durante entrevista à imprensa, em 2008, ainda na fase inicial da pesquisa que levou à cura da aids

Em 1995, o executivo americano Timothy Ray Brown contraiu aids. Foi também nesse ano que Gero Huetter, então graduando da Universidade de Berlim, decidiu entrar para o ramo da pesquisa médica. As duas histórias se cruzariam em maio de 2006, quando Brown, que também sofria de um tipo agressivo de leucemia, abriu a porta do consultório com a placa: “Dr. Gero Huetter, hematologista”.

Brown estava magro, emaciado e com alguns órgãos já severamente comprometidos. Mas Huetter se lembra de notar no paciente, já nesse primeiro encontro, uma energia e um otimismo acima do comum. Optou, então, por submeter Brown a uma terapia que envolvia quimioterapia e transplante de medula. Mas um transplante especial: o doador da medula deveria possuir uma mutação rara, que eliminava de suas células a proteína CCR5, que permite a entrada do HIV nas células de defesa do organismo. Havia uma possibilidade teórica de que o tratamento destinado à leucemia pudesse ter algum impacto sobre a aids. "Eu não esperava muito da experiência", diz Huetter. "Ela nunca havia sido feita antes, nem mesmo em animais."

Neste mês, após dois transplantes de medula e três anos sem qualquer sinal de HIV no organismo de Brown, o médico anunciou o que parecia estar fora do horizonte médico: a cura de um paciente de aids. Embora esse sucesso em particular não signifique a cura da aids em geral, ela mostra que o HIV pode ser derrotado.

Em entrevista, Huetter, 42 anos, conta detalhes da pesquisa, comenta o estado do paciente e as expectativas de cura para outras vítimas de HIV.


Como você se sente sendo o primeira médico a curar a aids no mundo?
É um sentimento agradável. Foi um trabalho duro colocar todas as peças juntas, mas no final foi um sucesso.


O que permite dizer que o paciente está curado da aids?
Não encontramos nenhum sinal de HIV nele. Normalmente, pacientes infectados por muito tempo possuem HIV integrado ao seu genoma. Nem isso encontramos nele. Todas as suas células infectadas foram substituídas pelas células do doador.


Como você conheceu Brown?
Ele era um paciente meu desde maio de 2006. Estava muito enfraquecido e com uma leucemia muito severa. Naquele momento, sem tratamento, esperava-se que ele vivesse apenas alguns meses. Com um tratamento convencional, sem transplante, tinha uma chance de 10 a 15% de remissão por um período curto, até a leucemia voltar. A única esperança real de vida para ele era um transplante de medula. Ele era jovem, tinha uns 40 anos na época, então tinha o melhor prognóstico para esse procedimento. Decidimos, então, que o melhor para ele, seria escolher um doador com a mutação do CCR5. A CCR5 é a proteína que permite a entrada do HIV nas células de defesa do nosso organismo. Sem ela, o vírus fica impossibilitado de nos infectar. Cerca de 1% da população mundial possui uma mutação que elimina o CCR5 das células.


Será possível replicar o tratamento em outras pessoas com HIV?
Depois de publicar um artigo científico com nossos primeiros resultados, em 2008, recebemos consultas de pacientes de todo o mundo, que sofrem de leucemia e HIV. Para oito deles, fizemos uma busca de doadores compatíveis. Alguns tinham apenas dois doadores, então a probabilidade de encontrar a mutação era muito baixa. Outros morreram antes de o transplante ser feito. E o paciente mais promissor, uma criança, com mais de 100 possíveis doadores, não pode ser curada por esse método porque nenhum deles tinha essa mutação. Algumas vezes as estatísticas falham com você. Agora estamos esperando outros contatos, de outras instituições e hospitais. Qualquer um que se encaixe nessas condições - ser soropositivo e vítima de leucemia - pode falar comigo e eu providenciarei a busca de doadores.


Essa pesquisa pode evoluir para uma cura geral?
Sim. Mesmo antes que eu fizesse esse transplante, alguns pesquisadores estudavam a possibilidade de uma terapia genética ou uma medicação para o HIV que bloqueasse essa proteína, imitando a mutação. Agora existe investimento e interesse suficiente nessa linha de pesquisa, e pode ser que ela traga resultado.


Você esperava curar a aids ou foi um feliz acidente?
Uma mistura dos dois, na verdade. Eu nunca tinha tentado nenhuma pesquisa com HIV antes disso. Sou um hematologista e trato pacientes com câncer, mas surgiu para mim esse paciente que tinha leucemia e HIV. Foi o momento em que comecei a pensar nessa abordagem. Sabia que havia uma pequena chance de curar a aids, mas não esperava muito da experiência, já que nunca havia sido tentada antes, nem mesmo em animais. Não tínhamos nada a que nos apegar.
Durante as primeiras sessões de quimioterapia, tivemos muitos problemas, incluindo falha de alguns órgãos. A leucemia é muito agressiva e diversos pacientes morrem nas primeiras três ou quatro semanas de tratamento. Não bastasse isso, Brown era soropositivo, com todos os riscos e problemas que isso acarreta.


Ele sofreu com algum efeito colateral?
Sim. No segundo transplante, tivemos uma série de complicações. Ele ainda sofre com elas, especialmente as consequências cerebrais. Ele tem dificuldades de lembrar coisas que acabaram de acontecer. Não acontecimentos de cinco anos ou cinco meses atrás, mas de cinco minutos. Como “onde eu estava indo?” ou “onde deixei minhas chaves?”.


Ele voltará a ter uma vida normal?
Sim, uma vida bem normal. Não tem mais restrições. Ele mudou-se para São Francisco, não sabe se em definitivo. Ainda não está trabalhando, mas esperamos que vá se livrar de boa parte dos efeitos colaterais nos próximos anos e voltar à sua rotina. Provavelmente, não fazendo exatamente as mesmas coisas que fazia antes, mas ele encontrará um jeito de trabalhar. 

Absolut cria garrafa de cristal esculpida artesanalmente



Rio de Janeiro - A Absolut lançou uma garrafa de cristal produzida pela dupla Skogsberg&Smart, dois dos maiores artesãos suecos. A novidade foi projetada numa fábrica de vidros Reijmyre, no sul do país europeu.

O kit Absolut Cristal conta a bebida e dois copos feitos a mão em uma mala de couro. No Brasil estarão disponíveis apenas seis dos 800 kits produzidos, que serão vendidos nos Free Shops dos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. O valor dos produtos é de U$ 1.400,00.

Juiz britânico concede liberdade condicional a Julian Assange



LONDRES  - O juiz Duncan Ouseley, da Alta Corte de Londres, concedeu liberdade condicional ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, após rejeitar o recurso apresentado pelos advogados que defendem os interesses da Suécia - que pede sua extradição para julgá-lo, em um processo de crimes sexuais.
O australiano, de 39 anos, estava presente no momento do anúncio da decisão.
"Vou conceder a liberdade condicional", anunciou o magistrado Ouseley.
O juiz decidiu não acolher o apelo apresentado contra a decisão da corte baixa, anunciada no início da semana, de permitir que Assange aguardasse em liberdade o julgamento de seu processo de extradição para a Suécia.
"A corte não abordará este caso partindo do princípio de que (Assange) é um fugitivo da justiça que está tentando evitar o interrogatório e o processo", argumentou o juiz.
Além disso, indicou que adotará as rígidas condições que haviam sido estabelecidas pela corte baixa na instância anterior: o pagamento de uma fiança de 240.000 libras (374.000 dólares), a utilização de localizadores eletrônicos (provavelmente uma tornozeleira) e a definição de um toque de recolher.
Assange deve morar na mansão de um de seus colaboradores, Vaughan Smith, na cidade de Suffolk, leste da Inglaterra. O juiz fez apenas uma pequena modificação na lista de condições, acrescentando que o réu deve se apresentar regularmente a uma delegacia de polícia situada perto da residência.
Smith é um ex-oficial do exército britânico que fundou o Frontline Club, onde o WikiLeaks baseia parte de suas operações.
Para que a decisão seja validada, a corte determinou que pelo menos 200.000 libras do valor da fiança sejam pagas em dinheiro até a noite desta quinta-feira.
Mark Stephens, um dos advogados de Assange, afirmou que conseguiria o dinheiro.
A Suécia quer que a Inglaterra extradite o fundador do WikiLeaks para interrogá-lo no processo que corre na justiça contra ele - acusação de estupro e abuso sexual por duas cidadãs suecas. O crime teria ocorrido em agosto em Estocolmo. Assange nega as acusações.
Seus advogados denunciam o "timing" do processo, que ganhou força justamente no momento em que o WikiLeaks divulga centenas de milhares de documentos confidenciais de embaixadas dos Estados Unidos, e garantem que a ação tem motivações políticas.
O vazamento das mensagens diplomáticas provocou a ira de Washington.
Christine, mãe de Julian Assange, compareceu à audiência acompanhada de um grupo de pessoas que apoiam o filho, incluindo o jornalista John Pilger. A sessão durou uma hora e meia.
"Agradeço todo o apoio recebido", disse Christine Assange à imprensa, que lotou a entrada da corte.
O pequeno grupo desafiou a forte chuva que caía sobre Londres para se manifestar do lado de fora do tribunal, comemorando a notícia.
"Expor crimes de guerra não é um crime", gritavam.

Papa condena o fanatismo religioso e antirreligioso



CIDADE DO VATICANO  - O Papa Bento XVI condenou nesta quinta-feira todas as formas de fanatismo e fundamentalismo religioso ou antirreligioso" que impedem "a promoção e a tutela da justiça e do direito de cada um", na mensagem divulgada nesta quinta-feira e que será pronunciada por ocasião do Dia Mundial da Paz, celebrado todos os anos no dia 1o. de janeiro.
"A mesma determinação com que se condenam todas as formas de fanatismo e fundamentalismo religioso há de animar a oposição a todas as formas de hostilidade contra a religião, que limitam o papel público dos crentes na vida civil e política", escreve o Papa em sua mensagem.
"O ordenamento jurídico em todos os níveis, nacional e internacional, quando consente ou tolera o fanatismo religioso ou antirreligioso, não cumpre com sua missão, que consiste na tutela e promoção da justiça e do direito de cada um", acrescentou.
"Não se pode esquecer que o fundamentalismo religioso e o laicismo são formas especulares e extremas de rechaço do legítimo pluralismo e do princípio de laicidade".
O Papa também condenou as "perseguições, discriminações, atos de violência e intolerância" que sofrem as comunidades cristãs na Ásia, na África, no Oriente Médio e especialmente na Terra Santa.
"Peço a todos os responsáveis que atuem prontamente para pôr fim a todo atropelo contra cristãos que vivem nessas regiões".
"Às comunidades cristãs que sofrem perseguições, discriminações, atos de violência e intolerância, em particular na Ásia, na África, no Oriente Médio e especialmente na Terra Santa (...) renovo meu afeto paterno e lhes asseguro minha oração".
"A violência não se vence com a violência. Que nosso grito de dor seja sempre acompanhado pela fé, esperança e testemunho do amor de Deus".
Em sua mensagem, o chefe da Igreja católica também pede que, "no Ocidente, especialmente na Europa, cessem a hostilidade e os preconceitos contra os cristãos, pelo simples fato de que tentam orientar sua vida em coerência com os valores e princípios contidos no Evangelho".
A tradicional mensagem do Papa é lida em todas as paróquias do mundo no dia 1º de janeiro e este ano foi dedicada ao tema da "Liberdade religiosa como caminho de paz".

Banco Central Europeu (BCE) aumenta capital em 5 bilhões de euros



FRANKFURT  - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira aumentar seu capital em 5 bilhões de euros (6,6 bilhões de dólares) a 10,76 bilhões, e fará o movimento em três etapas a partir de 29 de dezembro.
O conselho de diretores do BCE, reunido desde quarta-feira na sede da instituição em Frankfurt, anunciou que cada banco central da Eurozona fará seu respsctivo aporte em três prestações.
A primeira etapa será em 29 de dezembro. As outras duas foram programadas para o fim de 2011 e 2012, indicou o BCE em um comunicado.
Este é o primeiro aumento de capital nesta escala do BCE desde sua criação, há 12 anos.

Veterano apresentador Larry King pendura os suspensórios



LOS ANGELES  - Larry King, o veterano entrevistador da rede americana CNN, vai pendurar os célebres suspensórios nesta quinta-feira, depois de 25 anos recebendo em seu programa os poderosos e famosos do mundo.
O jornalista de 77 anos, que será substituído pelo britânico Piers Morgan, começou a apresentar o "Larry King Live" na emissora americana em 1985.
"Assisti Larry King na maior parte dos últimos 25 anos e o considero um dos maiores entrevistadores de todos os tempos. Sempre sonhei em vestir seus suspensórios", declarou Morgan.
Larry, que sempre alternou suas entrevistas entre o alto escalão da política e a fofoca de celebridades, receberá nesta última semana de programa a cantora Barbara Streisand e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Nascido Larry Zeiger no bairro nova-iorquino do Brooklyn, o ícone da CNN tornou-se uma das figuras mais conhecidas da televisão americana. Ele começou a carreira como apresentador de um programa de rádio.
Ao longo das últimas décadas, o apresentador de voz grave entrevistou todo mundo que importa, incluindo todos os presidentes dos Estados Unidos desde Gerald Ford.
Entre os destaques de sua longeva carreira estão as entrevistas com o fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, cercado de "coelhinhas", e com o boxeador Mike Tyson, dentro do ringue da arena MGM Grand em Las Vegas, além do líder palestino Yasser Arafat.
Há quem critique seu estilo de entrevista por ser pouco incisivo, mas outros argumentam que é justamente graças a isto que ele deve os principais furos de sua carreira, que ajudaram a CNN a consolidar sua credibilidade nos primeiros anos.
Vencedor do prêmio Emmy, Larry King contabiliza mais de 40.000 entrevistas ao longo dos anos. Recentemente, quebrou o recorde mundial por capitanear o programa de entrevistas mais longevo no mesmo horário com o mesmo apresentador do mundo.
Para celebrar os 40 anos de profissão, a Tinsel Towm homenageou Larry King em 1997 com uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.
Ao contrário do programa, no entanto, a vida privada do apresentador não é nada estável: em abril, ele entrou com um processo de divórcio de sua sétima mulher, Shawn Southwick, alegando "diferenças irreconciliáveis".
E, apesar de Shouthwick ter sido a sétima mulher de Larry, este será seu oitavo divórcio, já que ele se casou e separou-se duas vezes de Alene Akins.
Desde que ele anunciou a aposentadoria, no início do ano, várias homenagens já foram organizadas por seus fãs.
"Sentiremos falta da risada de Larry. Sentiremos falta dos suspensórios estúpidos de Larry", escreveu a colunista Lisa de Moraes, do jornal Washington Post.
"Sentiremos falta de como, às vezes, ele não faz ideia de quem está entrevistando. Nunca haverá outro como Larry", acrescentou.
O último programa de Larry King será gravado nos estúdios da CNN em Los Angeles na Sunset Boulevard e irá ao ar nesta quinta-feira às 18H00 no horário da costa oeste americana (00H00 de Brasília).
A CNN já informou que reservou muitas surpresas para ele na despedida.
Larry, no entanto, insiste que não está se aposentando.
Ele já assinou contrato para participar de quatro "especiais" por ano para a CNN, e anunciou que aumentará sua dedicação ao trabalho beneficente do qual participa.

Julio Cesar e Maicon dizem que Inter respeitará o



ABU DHABI  - O goleiro Julio Cesar e o lateral Maicon afirmaram nesta quinta-feira que a Inter de Milão ficará bem atento na final de sábado do Mundial de Clubes contra o Mazembe, do Congo, que na terça-feira surpreendeu o Internacional de Porto Alegre.
"Temos que estar concentrados e estamos. Sabemos os resultados anteriores deles, sabemos que jogaram bem, que venceram grandes equipes e já sabemos que não será fácil", comentou o goleiro, que retornou ao time na quarta-feira na semifinal contra o Seongnam Ilhwa (3-0), depois de se recuperar de uma lesão.
"Sempre houve um domínio habitual da Europa e América do Sul neste torneio, mas agora um africano está na final e isto mostra que no futebol não há partidas ganhas antes de jogar Jogam 11 contra 11, e no sábado temos que ganhar no campo, não antes", completou.
Já Maicon elogiou o adversário de sábado e disse que a partida será "difícil".
"O Mazembe é uma equipe muito forte e vai ser difícil. No futebol africano às vezes há semelhanças com o brasileiro. E na Inter temos vários brasileiros, esperamos estar preparados", disse.
Além do goleiro e do lateral, o time treinado pelo espanhol Rafa Benítez conta ainda com o zagueiro Lúcio e o volante Thiago Mota.
Maicon também discordou da ideia generalizada de que os clubes europeus não dão importância ao Mundial de Clubes, que seria mais valorizado na América do Sul.
"Não é verdade, na Inter nos importa muito. É um troféu que o clube nunca conquistou e queremos. Em 2007 um italiano ganhou, o Milan, e nós queremos conquistá-lo agora. Para nós é muito importante", disse.