ABU DABI, Emirados Árabes Unidos - Com a eliminação do Inter de Porto Alegre, derrotado nesta terça-feira pelo Tout Puissant Mazembe, do Congo, por 2 a 0, o Mundial de Clubes terá sua primeira final sem a presença de uma equipe sul-americana.
O Mundial de Clubes vive este ano, em Abu Dabi, sua sétima edição, após a estreia no Rio de Janeiro, em 2000, quando Corinthians foi campeão ao derrotar o Vasco, nos pênaltis (4-3), após empate por 0 a 0.
Depois do torneio do Rio de Janeiro, realizado pela Fifa de forma experimental, o Mundial voltou a ser disputado em 2005, substituindo definitivamente a Copa Intercontinental (entre Europa e América do Sul), com São Paulo vencendo em 2005 (o Liverpool) e o próprio Inter (contra o Barcelona) em 2006.
Na final de 2007, Milan derrotou Boca Juniors, e no ano de 2008, Manchester United venceu a Liga Deportiva de Quito.
No Mundial de 2009, o Barcelona conquistou o título sobre o Estudiantes argentino.
A queda do Inter de Porto Alegre também representa a primeira derrota de um time brasileiro classificado para o Mundial desde o torneio experimental de 2000, quando o Vasco da Gama foi batido pelo Corinthians.
Em número de títulos, Europa e América do Sul chegaram empatados a Abu Dhabi, com três para cada lado, e caso o Inter de Milão vença a "zebra" africana do Mazembe, o Velho Continente assumirá a liderança da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário