sábado, 19 de fevereiro de 2011

Descoberta jazida de metal raro na Bahia


Quantidade de tálio encontrado dá para atender todo o consumo mundial, estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos

O tálio é cotado a US$ 6 o grama
Brasília - A primeira reserva conhecida de tálio no Brasil foi descoberta recentemente na Bahia. Em apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa Itaoeste, que detém a concessão para exploração da reserva, foi encontrado o equivalente para atender todo o consumo mundial, estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos.
 
A reserva total de tálio metálico é superior a 60 milhões de gramas na primeira área onde a pesquisa foi concluída. Atualmente, o tálio é cotado a US$ 6 o grama.
 
A jazida é a única ocorrência mundial conhecida de associação de manganês, cobalto e tálio. O tálio é um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, que atualmente só é produzido na China e no Cazaquistão.
 
Segundo a Itaoeste, o tálio pode ser empregado na produção de materiais de alta tecnologia, como contraste em exames cardiológicos por imagens e materiais temoelétricos (motores de automóveis, caldeiras industriais, chips de computador).
 
Também pode ser usado na produção de elemento supercondutor (HTS - High Temperature Superconductor), que são os mais eficientes para transmissão de energia, com um mínimo de perdas. Um um cabo HTS pode substituir o equivalente a uma linha de transmissão de uma hidroelétrica, por exemplo.

Argentina inaugura o primeiro museu dos Beatles na América Latina.


Itens tradicionais ou mais curiosos como a imagem de John y Yoko integram uma coleção de 2.500 objetos sobre a vida e a discografia dos Beatles exibidos em Buenos Aires

2.500 objetos que contam um pouco da história dos Beatles são exibidos no museu
Buenos Aires - Itens tradicionais ou mais curiosos como a imagem de John y Yoko integram uma coleção de 2.500 objetos sobre a vida e a discografia dos Beatles exibidos em Buenos Aires, no primeiro museu da América Latina dedicado aos "quatro de Liverpool".
A coleção não possui objetos pessoais dos músicos, mas atraiu milhares de visitantes em poucas semanas desde que foi inaugurado em um centro cultural a poucos metros do Obelisco, na avenida Corrientes.
O museu exibe parte do acervo do colecionador Rodolfo Vázquez, de 53 anos, que já chegou a integrar o livro Guinness dos recordes mundiais por possuir a maior 'memorabilia' Beatle do mundo, com mais de 8.500 peças.
Entre os objetos expostos, há peças históricas, como um dos 5.000 tijolos leiloados depois da demolição, em 1983, do mítico clube The Cavern, onde grupo lançou-se para a fama em 1961, em Liverpool.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dica de livro: A Bola Não Entra por Acaso


Ferran Soriano transformou o Barcelona em um dos mais festejados e promissores clubes espanhóis. Em sua gestão, profissionalizou o clube, refez a estrutura de negócio e hoje é certo afirmar que o Barcelona é uma empresa em ascensão. Baseado nessa experiência, ele escreveu o livro A Bola Não Entra por Acaso


Muito mais do que um livro de futebol, é um livro sobre gestão. É sobre como transformar empresas e organizações públicas de qualquer segmento e escalão, mudar carreiras e dar um novo objetivo a cada uma das pessoas que deseja ser um profissional de sucesso. 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Combinando tecnologia e design, britânico expõe a primeira cadeira 'invisível'


Cadeiras, poltronas e estofados já foram - e ainda são - um dos objetos de criação preferidos por vários designers. Inclusive para o britânico Ben Alun-Jones, que divulgou recentemente o projeto da primeira cadeira invisível.

A “Affinity Chair” foi construída com uma folha de acrílico bem fina e forrada com uma película espelhada, usada para criar uma estrutura que reflete e se funde com seu entorno. Sem ninguém por perto, ela “se camufla”, tornando-se parte do ambiente. Quando alguém se aproxima, ela adquire uma forma transparente, revelando uma profundidade que estava outrora escondida.


E, quando alguém fica mais próximo dela, os sensores ultrasônicos ativam as luzes de LED escondida na própria estrutura da cadeira, que começam a piscar. Ben Alun-Jones preparou um vídeo m
ostrando a funcionalidade do seu invento, que combina design e tecnologia.

A “Affinity Chair” ficará exposta no dia 05 de março, em um festival no Victoria & Albert Museum, em Londres.

Receita original da Coca-Cola é descoberta 125 anos depois

Site americano disse ter encontrado uma fotografia que contém a fórmula secreta original do refrigerante; empresa não confirma

A receita oficial fica trancada em um cofre na sede da companhia, em Atlanta

Washington - A receita da Coca-Cola, guardada sob sete chaves pelos proprietários da empresa durante 125 anos, deixou de ser um mistério, segundo um site que afirma ter descoberto os ingredientes em uma página esquecida de jornal.
Como publicada nesta terça em seu site pelos produtores do programa de rádio "This American Life", a fórmula original do refrigerante mais popular do mundo estava na fotografia que ilustrava um artigo sobre a história da Coca-Cola, publicado no jornal "Atlanta Journal Constitution" de 1979.
A imagem mostra uma lista de ingredientes escritos de próprio punho em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, em um livro de boticário passado de geração em geração que atualmente estava com uma mulher em Griffin (Geórgia), conforme "Thisamericanlife.com".
Coca-Cola, que mantém a versão oficial de sua receita em um cofre em Atlanta que só dois funcionários têm a chave, não confirmou se a composição publicada é a correta.
Da lista publicada, a parte mais reveladora é a que explica como misturar o 7X, uma substância que só representa 1% da bebida, mas que é crucial para dar o sabor característico.
Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, dez de óleo de noz moscada, cinco de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli - das flores da laranjeira amarga - e 10 de óleo de canela.
O restante da bebida é elaborado com três onças de ácido cítrico, duas onças e meia de água, uma de cafeína, uma de baunilha, duas pintadas de suco de lima, uma onça e meia de bala para dar cor e uma quantia de açúcar que é ilegível na lista.
A receita original inclui três copos de extrato de fluído de coca, um ingrediente que a companhia retirou do composto no início do século 20 após um corrente de críticas.
Resta saber se, além da eliminação desta substância, os proprietários da Coca-Cola aplicaram modificações substanciais na fórmula desde que Pemberton a projetasse.
Para tentar comprová-lo, a equipe do programa radiofônico reuniu um grupo de analistas e de amantes da bebida em uma degustação da mistura obtida pela receita.
Segundo o site, a maioria dos que provaram não encontravam diferenças da Coca-Cola comercializada.
"Acho que esta é de verdade uma versão da fórmula", disse ao programa o historiador Mark Pendergrast, autor de uma história da bebida.