sábado, 18 de setembro de 2010

Papa se reúne com vítimas de padres no Reino Unido

Reino Unido prende 6º suspeito de tramar ataque durante visita do Papa
O papa Bento XVI se reuniu neste sábado com cinco pessoas que sofreram abusos sexuais de sacerdotes em suas infâncias e se desculpou diante delas. Enquanto isso, outras vítimas e milhares de pessoas contrárias à visita do pontífice marcharam em Londres, no maior protesto nos cinco anos em que o atual papa está no posto.
Bento XVI se reuniu durante mais de meia hora com as vítimas na nunciatura apostólica em Wimbledon, segundo o Vaticano e Bill Kilgallon, diretor da Comissão Nacional Católica de Salvaguarda, um grupo que organizou o encontro.
O papa "manifestou seu profundo pesar e vergonha pelo que sofreram as vítimas e suas famílias", segundo um comunicado do Vaticano. "Orou junto a eles e assegurou-lhes que a Igreja Católica segue implementando medidas efetivas destinadas a salvaguardar os jovens e que está fazendo tudo o que está a seu alcance para investigar as denúncias, para colaborar com as autoridades civis e para levar à Justiça os clérigos e religiosos acusados desses crimes."
A declaração foi similar às emitidas pelo Vaticano quando Bento XVI se reuniu com vítimas em viagens anteriores à Austrália, Estados Unidos e Malta. Desta vez, o papa também se reuniu com um grupo de profissionais e voluntários que trabalham para proteger os menores em ambientes eclesiásticos.
O escândalo empanou a visita de quatro dias à Grã-Bretanha, uma nação profundamente laica, com séculos de ressentimentos contra os católicos. As pesquisas mostram uma insatisfação generalizada entre os britânicos pelo modo como o pontífice conduziu a crise de pedofilia e os católicos se mostram quase tão críticos quanto o restante da população. A indignação é intensa na Grã-Bretanha, em parte pela enorme magnitude do escândalo na vizinha Irlanda, onde informes do governo detalharam abusos sistemáticos de meninos em escolas administradas pela Igreja e também que autoridades eclesiásticas encobriram o problema.
Milhares de pessoas contrárias à posição papal sobre homossexualidade, aborto e uso de preservativos marcharam desde o Hyde Park até a Downing Street, protestando contra a visita.
Mais cedo, em uma missa na catedral de Westminster, Bento XVI assegurou em seu sermão estar envergonhado pelo abuso sexual de menores por sacerdotes e disse aos fiéis britânicos que lamentava profundamente. O papa disse esperar que a penitência da Igreja Católica contribua para consolar as vítimas.
Entre os fiéis estava o ex-primeiro-ministro Tony Blair, recentemente convertido ao catolicismo, e sua esposa, Cherie.
Na sexta-feira, seis homens foram presos acusados por uma suposta conspiração terrorista contra o papa. Os seis seguiam detidos neste sábado. O Vaticano informou que o pontífice soube do caso, mas estava tranquilo e não alterou sua agenda.
O papa ainda se reuniu neste sábado com o primeiro-ministro David Cameron, seu vice, Nick Clegg, e a líder da oposição no país, Harriet Harman. As informações são da Associated Press.
Por Lady A.

Lady Gaga pede fim de regra contra gays no Exército dos EUA


A cantora Lady Gaga se diz uma porta-voz de sua geração e apesar de algumas vezes passar longe de traduzir os desejos dos jovens, quando acerta é em cheio. Nesta sexta-feira (17), a cantora postou um vídeo no Youtube pedindo que a política Don't Ask, Don't Tell adotada pelo exército americano seja desconsiderada.

De acordo com a atual lei, os militares gays devem esconder sua orientação sexual ou então podem ser expulsos do Exército. Lady Gaga luta pelo fim da "aplicação constitucional incoerente e anticonstitucional desta lei" que fez "os soldados gays tornarem-se alvos".
"Estou aqui para ser uma voz para a minha geração, não a geração dos senadores que votam, mas para a geração afetada por esta lei, e cujos filhos serão afetados", explica a cantora.
Os debates sobre a lei serão iniciados na próxima terça-feira (21) e o apelo da cantora é para que os americanos telefonem para os seus senadores e peçam que a lei seja revogada.
"Senadores, quando vocês enviam nossos homens e mulheres à guerra, quando vocês enviam nossas esposas, maridos, filhos e filhas ao combate, vocês vão honrá-los? Vocês apoiarão a suspensão desta lei na terça-feira?", questiona Lady Gaga, que chama o episódio de "obstrução escandalosa de John McCain".
Por Lady Adriana

Morte de Jimi Hendrix completa 40 anos neste sábado

Neste sábado, dia 18 de setembro, completam-se 40 anos da morte de Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas de todos os tempos. 

As circunstâncias de sua morte são até hoje cercadas de mistérios e teorias conspiratórias. Aos 27 anos, ele foi encontrado morto em um quarto de hotel pela namorada Monika Dannemann, após ingerir pílulas para dormir com vinho tinto. A autópsia revelou que Hendrix foi asfixiado pelo próprio vômito. 

Monika, porém, mudou seu depoimento várias vezes. Em uma das ocasiões, chegou a afirmar que encontrou o namorado ainda vivo e que ele teria morrido na ambulância. Já em 2009, o ex-roadie James “Tappy” Wright publicou o livro "Rock Roadie" onde afirmava que Michael Jeffrey, ex-empresário de Hendrix, teria assassinado o músico.

Ícone da contracultura

AFP PHOTO/HENRY DILTZ/MORRISON HOTEL GALLERY/NEWSCOM/HO Eleito como o melhor guitarrista da história do rock por diversas publicações especializadas, Hendrix também foi um dos grandes ícones da contracultura dos anos 60. 

Sua apresentação mais famosa ocorreu no festival de Woodstock, em 1969, quando tocou o hino americano em versão elétrica. Ele também é lembrado por ter colocado fogo em sua própria guitarra durante uma apresentação.

Dono de sucessos como "Hey Joe", "Crosstown Traffic" e "Purpke Haze", Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prêmios concedidos a artistas de rock. Postumamente, passou a integrar o Hall da Fama do Rock and Roll americano, no ano de 1992. Em 2005, foi a vez do Hall da Fama da Música do Reino Unido.

Uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood foi dedicada a ele em 1994. Já em 2006, seu álbum de estreia nos Estados Unidos, “Are You Experienced”, foi inserido no Registro Nacional de Gravações.

Por Lady Adriana

Concurso Público: dicas práticas e estratégicas em seis passos.

Especialistas ensinam como os concurseiros de primeira viagem devem administrar a rotina para conquistar uma carreira pública

A IMPORT FRANCE É QUEM PATROCINA ESSAS DICAS PARA VOCÊ ESTUDANTE

Estabilidade profissional, bons salários e uma rotina de trabalho menos estafante.  As vantagens de seguir carreira no setor público saltam aos olhos de muitos brasileiros. 

O percurso para alcançar uma dessas milhares de oportunidades disponíveis no mercado exige, contudo, disciplina e disposição para encarar uma rotina de estudos metódica. 

Pensando nisso, Marco Carboni, diretor pedagógico dos cursos fiscais do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, e José Luis Romero Baubeta, da Central de Concursos, ensinam quais os métodos essenciais para quem quer encarar um concurso público. 

Candidato deve fazer, em media, seis exercícios para cada tópico da teoria

1.    Esteja um passo a frente
Não espere a publicação do edital do concurso para começar a estudar. Eles são divulgados apenas alguns meses antes da prova - ou seja, um espaço minúsculo de tempo para você se aventurar por todas as matérias e assuntos requeridos. 

Por isso, após definir qual é o seu emprego público dos sonhos, investigue quais assuntos foram exigidos nos editais e provas anteriores. Com base nessas informações, elabore seu plano de estudo. 

2.    Leia os editais
Por trás das dezenas de páginas e termos difíceis dos editais estão as principais coordenadas para que você seja aprovado no concurso. "O edital é o epicentro de todo trabalho para um concurso", diz Baubeta. 

Além de informações importantes como requisitos para o cargo e previsão de datas das provas, os editais também apontam quais assuntos devem ser priorizados e como será feita a seleção.
Dessa forma, os editais podem ser úteis como um guia para a sua rotina de estudo ou até seu principal aliado caso precise entrar com recursos contra processo de seleção de instituições públicas. 

3.    Estudar como estilo de vida
"Decidir seguir uma carreira pública não é como procurar um emprego comum. É uma decisão que exige planejamento de vida", explica Carboni. 

Por isso, o especialista aconselha uma rotina sistemática de estudos. Para ele, no entanto, o candidato não deve se preocupar com a quantidade de horas dedicadas a isso. 

"Termine uma matéria de teoria e logo em seguida resolva seis exercícios", ensina o especialista. Se seguir este ritmo, em seis meses, o candidato terá solucionado, no mínimo, 1.009 exercícios de concursos públicos. 

"É preciso criar um método para estudar, seja sozinho, em grupo ou com um curso preparatório. Mas precisa estudar", afirma Baubeta. 


4.    Simule o Dia D
É a partir das provas anteriores que você conseguirá mensurar o grau de dificuldade do concurso, flagrar em quais aspectos  ainda precisa se desenvolver e criar uma estratégia para o dia  da prova.

Dessa forma, planeje um período de tempo semelhante ao estipulado no edital apenas para resolvê-la. Vá para um lugar sem interrupções e faça a prova como se estivesse no dia do concurso. 

Depois, confira o gabarito e cheque as perguntas que você errou. Dê preferência para essas áreas na hora de estudar. 

5.    Por onde começar? 
Diante da quase quilométrica lista de matérias e assuntos exigidos no edital de um concurso público, o candidato deve adquirir uma postura estratégica. 

"Cerca de 80% das matérias básicas são comuns a todos processos", diz Baubeta. Por isso, segundo ele, a dica é focar seu estudo nessas áreas. 
Carboni lembra que, via de regra, os candidatos têm um nível semelhante com relação aos conhecimentos específicos. Portanto, segundo ele, é na prova de conhecimentos básicos que o aspirante à carreira pública poderá apresentar um diferencial. 

Além disso, fique atento para o sistema de pontuação da prova e direcione seus estudos para as disciplinas com maior peso.


6.    Tenha paciência 
"O candidato precisa ter consciência de que este é um projeto de vida de longo prazo", afirma o diretor da Central de Concursos. "O concurso público não pode ser visto como uma solução de curto prazo". 

Isso porque a preparação para ingressar no setor público exige tempo. Baubeta estima que para um concurso de nível médio com salário inicial de 2.500 reais,  um candidato deve, em média, estudar de seis meses a 1 ano e meio para passar. 

Já para concursos voltados para profissionais com ensino superior completo e que ofereça remuneração acima de 12 mil reais, este período sobe para um ano e meio a três anos de preparo. 

Aprenda a falar em público sem medo. 7º PASSO

 Gerencie as interrupções


Para não perder o fio da meada, defina um critério para a interação do público. As perguntas serão feitas durante a apresentação ou depois?

Se você tem pouco tempo para falar, restrinja as questões do público para o final. Caso contrário, defina isso com base na sua segurança com o assunto. 

“Há sempre o risco de ficar encurralado por questões que você não sabe responder. E isso pode minar a sua autoridade”, lembra o professor de oratória.

Por isso, ele aconselha: se seu conhecimento sobre assunto em questão não é lá essas coisas, deixe as perguntas para o final. 

Ator de Borat será Freddie Mercury no cinema



Sacha Baron Cohen viverá o vocalista da banda de rock Queen

O projeto de um filme sobre o Queen já era falado há muito tempo, assim como a relação do nome de Sacha Baron Cohen (BoratBruno)ao papel do vocalistaFreddie Mercury. Mas como não se falava mais no assunto, o projeto era paenas interpretado como boato .
O site Deadline confirmou a contratação de Cohen como o músico, falecido no início dos anos 90 em consequência da AIDS. O roteiro está por conta de Peter Morgan (Frost/Nixon) e a produção está por conta de Graham King Tim Headington da GK Films, ao lado de Robert De Niro .
King lembrou em entrevista a importância da banda, citando- a como uma das maiores de todos os tempos .Falou também sobre Mercury, citado como um músico inspirador e com Sacha no papel, somado ao roteiro de Morgan e o apoio dos demais membros da banda, ele afirma que eles têm em mãos a combinação perfeita para contar a história da banda. As filmagens estão pevistas para começar em 2011.
Por Lady Adriana

''Bruno tentou se matar'', diz Macarrão

Amigo do goleiro afirma à Justiça do Rio que os dois ''não estão aguentando mais''

O goleiro Bruno Fernandes e o amigo dele, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, se recusaram a prestar depoimento na audiência realizada ontem como parte do processo por sequestro e lesão corporal contra a ex-amante do jogador, Eliza Samudio. Sete testemunhas convocadas pela defesa foram ouvidas no Fórum de Jacarepaguá, no Rio - entre elas, o diretor de futebol do Flamengo, Zico, e a presidente do clube, Patrícia Amorim.
Apesar de não falar sobre as acusações, Macarrão disse ao juiz Marco José Mattos Couto que ele e Bruno "não estão aguentando mais" a situação e o goleiro teria tentado se matar "várias vezes", o que não foi confirmado pela polícia. Bruno e Macarrão estão presos desde 7 de julho no Complexo Penitenciário de Contagem, em Minas, e viajaram para o Rio para participar da audiência. Eles também respondem a processo na Justiça mineira pelo desaparecimento e possível morte de Eliza. Os dois negam envolvimento no caso.
Na audiência de ontem, Patrícia Amorim garantiu que Bruno não voltará a jogar pelo Flamengo, mesmo que seja absolvido, pois a imagem do clube ficou desgastada com as denúncias contra o goleiro. O depoimento de Zico durou dez minutos. Ele disse que o jogador tinha um comportamento normal.
Desmaio. O goleiro desmaiou antes da audiência, em uma cela do Fórum, segundo informou o Tribunal de Justiça. Ele teria sofrido uma queda no nível de glicose no sangue. Ele foi atendido e pôde participar da audiência.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio informou que Bruno não tentou suicídio enquanto esteve sob custódia do Estado. O goleiro e Macarrão ficaram no Complexo Penitenciário de Bangu quando foram presos e foram levados ao mesmo local no período de audiências na capital fluminense.
Em nota, a Seap afirmou também que Bruno passou por uma avaliação psiquiátrica e que foi diagnosticado um quadro de depressão, o que teria motivado uma determinação para que o atleta dividisse uma cela com Macarrão. "Esse procedimento foi adotado, uma vez que seria impossível que o interno em questão dividisse a cela com outros presos da unidade", informa o texto. O retorno deles a Minas já foi determinado pela Justiça. 
Por Lady Adriana

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pegaram a capodecina. Agora é a vez do Don Corleone

Planalto já sabia de lobby na Casa Civil desde fevereiro
Esquema ocorria com a cobrança de vantagens para intermediar empréstimos junto ao BNDES
Erenice Guerra e Lula: o Planalto já sabia do lobby na Casa Civil
 
Brasília - O Palácio do Planalto sabia, pelo menos desde fevereiro, que havia um lobby funcionando dentro da Casa Civil e cobrança de vantagens para intermediar empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Foi em 1º de fevereiro que o empresário Rubnei Quícoli, estopim da queda de Erenice Guerra, enviou e-mail para quatro funcionários da assessoria especial da Casa Civil em que reclama da cobrança por fora de R$ 240 mil feita pela empresa de Israel Guerra.
Israel é filho da ministra, e teria feito a cobrança para que o processo de crédito de R$ 9 bilhões fosse acelerado. Em uma das mensagens daquele dia, Quícoli, consultor da EDRB do Brasil Ltda pede que o assunto seja levado à então ministra e hoje presidenciável, Dilma Rousseff (PT). "Espero de coração que esse e-mail chegue às mãos da dra. Erenice e a (sic) ministra Dilma", afirma.
Dilma era ministra também quando, 45 dias antes, Quícoli recebeu a minuta do contrato que faria com a Capital Assessoria, empresa que Israel, filho de Erenice, usa para fazer lobby e cobrar dinheiro em contratos obtidos junto a órgãos públicos. O documento cita o pagamento mensal de R$ 40 mil e a taxa de 5% (que significaria R$ 450 milhões) em caso de sucesso na operação para financiar um projeto de usina solar.
Consultor da EDRB, Rubnei Quícoli entregou ontem ao jornal O Estado de S. Paulo os e-mails que enviou aos assessores da Casa Civil no dia 1º de fevereiro. Às 7h08, ele remeteu mensagem a Vinicius Castro, Glauciene Leitão, Vilma Nascimento do Carmo e Vera Oliveira, todos lotados na assessoria especial da Casa Civil. O primeiro pediu demissão na segunda-feira, depois da revelação de que botou sua mãe, Sônia Castro, como sócia "laranja" da Capital Assessoria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Filme que conta a saga do Facebook ganha trailer interativo

Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg em 'A Rede Social'
Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg em 'A Rede Social' (Divulgação)
A Sony Pictures divulgou nesta quarta-feira uma versão interativa do trailer do filme A Rede Social (The Social Network), que vai contar os bastidores da criação do Facebook - maior site do gênero do planeta. Para acessar o conteúdo adicional, basta passar o mouse sobre a tela do player de vídeo: as informações são exibidas de forma resumida na parte inferior do quadro e os detalhes podem ser acessados com um clique. Confira no vídeo abaixo.
A Rede Social é uma das grandes promessas da indústria cinematográfica no ano. O filme, dirigido por David Fincher - de Clube da Luta e Se7en -, vem recebendo críticas positivas nos festivas internacionais onde é exibido.
O filme estreia no dia 1º de outubro nos Estados Unidos. No dia 3 de dezembro, chega às salas de exibição brasileiras
Por Lady Adriana

Restart é a grande campeã do VMB 2010

A banda Restart levou todos os cinco prêmios a que concorria no Video Music Brasil (VMB) 2010. Os meninos conquistaram a categoria mais importante da noite, "artista do ano". Além disso, eles levaram para casa as estatuetas de "revelação", "artista pop" e "melhor clipe" com a música "Recomeçar".

Outro destaque foi a cantora Pitty, que venceu a categoria de melhor artista rock. Com o prêmio, ela tornou-se a maior vencedora da história do VMB ao lado de Os Paralamas do Sucesso, com um total de 15 troféus.

A premiação da MTV que foi realizada na noite dessa quinta (16), em São Paulo, também ficou marcada pelo time de apresentadores inusitados, como a culinarista Palmirinha e o apresentador Raul Gil.

Veja a lista completa dos vencedores:

Artista do ano
Restart

Hit do ano
"Levo Comigo" (Restart)

Melhor clipe
"Recomeçar" (Restart)

Pop
Restart

Rock
Pitty

Rap
Mv Bill

MPB
Diogo Nogueira

Música Eletrônica
Boss in Drama

Revelação
Restart

Show do ano
NX Zero

Aposta
Thiago Pethit

Aposta Internacional
School of Seven Bells

Artista Internacional
Justin Bieber

Webstar
Felipe Neto

Webhit
Justin Biba

Games
Super Mario Galaxy
Por Lady Adriana

Maioria das mulheres negras trabalha sem carteira assinada

No geral, 36% de negros e pardos trabalham sem carteira
Trabalhadores sem carteira assinada não tem benefícios como seguro desemprego e licença maternidade
 
As mulheres negras (pretas e pardas) estão em situação pior no mercado de trabalho que as brancas, revela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (17), mostrando que elas são maioria entre as trabalhadoras informais.
A pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais 2009 destaca que enquanto metade das mulheres pretas (54,1%) e pardas (60%) trabalham sem carteira assinada, portanto, sem direito a benefícios como seguro desemprego e licença maternidade, o percentual de brancas na mesma situação é de 44%.
A situação contrasta com o fato de "um tipo de família mais vulnerável", segundo o documento, ser o de mulheres sem cônjuge, com filhos pequenos, cujos percentuais de mães pretas é de 23,3% e pardas, de 25,9%. Famílias nessas condições com mulheres brancas representavam 17,7% do total.
De acordo com o IBGE, a situação menos favorável das mulheres negras se dá em função da escolaridade e da renda. "Quando consultamos menores rendimentos, a maioria se declara preta ou parda. Tem uma correlação entre escolaridade, renda e cor flagrante", justificou a pesquisadora, Ana Lúcia Sabóia.
Do total da população, a informalidade é maior entre as mais jovens e mais velhas. Entre aquelas de 16 a 24 anos, é de 69,2% e entre as com mais de 60 anos, de 82,2%. Segundo a pesquisa, os dois segmentos concentram pessoas com mais dificuldade de conseguir emprego.
"No caso da mais jovens, pode ser também pela dificuldade de conciliar emprego e estudos, e, no caso das mais idosas, o retorno de aposentadas e pensionistas ao mercado", diz o texto.
Em relação à posição na ocupação, a síntese destaca que os brancos eram 6,1% dos empregadores, enquanto os pretos eram 1,7% e os pardos, 2,8%. A maioria da população negra trabalhava sem carteira (17,4% entre os pretos e 18,9% entre os pardos). Entre os brancos, o percentual era de 13,8%.

Maioria dos jovens está atrasada nos estudos

Menos da metade dos jovens entre 18 e 24 anos estão na univerdidade

A proporção de jovens no Brasil de 18 a 24 anos anos que têm 11 anos de estudo é de apenas 37,9%. É o que aponta a Síntese dos Indicadores Sociais de 2009 divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado revela que a população nessa faixa etária está atrasada nos estudos, já que a idade correta para que o estudante complete a educação básica, somando 11 anos na escola, é aos 17 anos.
Segundo o IBGE, "a mensuração da escolaridade da população jovem de 18 a 24 anos de idade com 11 anos de estudo é considera essencial para avaliar a eficácia do sistema educacional de um país", diz a pesquisa. O instituto aponta que esse percentual é ainda menor no Nordeste, 31,8%, e superior no Sudeste, 44%, o que reforça as desigualdades regionais. Nesse grupo, só 5,4% continuavam frequentando a escola.
Entre os estudantes de 18 e 24 anos, a maioria frequenta nível de ensino abaixo do recomendado. Nessa faixa etária, o ideal seria que o jovem estivesse no ensino superior. Mas menos da metade dos estudantes (48,1%) está nas universidades e um terço ainda cursa o ensino médio, que deve ser concluído aos 17 anos. Entretanto, houve melhoria nessa proporção na última década, já que em 1999 o percentual de estudantes nessa faixa etária que estava no ensino superior era de 22,1%.
Também entre a população de 15 a 17 anos, verifica-se atraso na escolarização. Nessa faixa etária, a taxa de escolarização líquida, que indica a proporção da população que frequenta a escola no nível adequado à sua idade, é de 50,9%. Apesar de apenas metade dos jovens de 15 a 17 anos estarem no ensino médio, o índice melhorou em relação a 1999 quando era de 32,7%.
A frequência piora de acordo com a classe social. Entre os 20% mais pobres, somente 32,0% dos adolescentes de 15 a 17 anos de idade estavam no ensino médio, enquanto entre os 20% mais ricos, essa oportunidade atingia quase 78% do grupo. Segundo IBGE, o dado revela que "a renda familiar exerce grande influência na adequação idade/série".


O Joey de “Friends” é flagrado com cigarrinho suspeito…



O ator Matt LeBlanc, o Joey de “Friends”, foi flagrado fumando um cigarro, digamos, um pouco suspeito em Londres.
Matt já havia sido fotografado bêbado também na porta de um pub em Londres (você viuaqui).
A gente sempre achou que maconha tinha mais a ver com a Phoebe


Por Lady Adriana

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes trabalham no país

Nordeste lidera a lista com quase a metade dos jovens que trabalham no Brasil
Medidas de combate ao trabalho infantil existem em 66,5% das cidades brasileiras
A Região Nordeste concentra a maior parte do trabalho infantil no país. Dos mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos que trabalhavam no Brasil em 2009, 43,7% (900.327) estavam no Nordeste.
As informações fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisou as condições de vida da população brasileira em 2009.
Apesar do grande número de crianças no mercado do trabalho, o Nordeste se destaca por ter em grande parte de seus municípios alguma política de combate ao trabalho infantil. Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2009) mostram que, enquanto em todo o Brasil essas políticas estão presentes em 66,5% das cidades, na Região Nordeste - com 1.794 municípios - a taxa é de 81,4%.
Na Região Sudeste, que registra o segundo maior número de crianças e adolescentes trabalhando (487.341), o índice é inferior à média nacional. Dos 1.668 municípios, 48,1% desenvolvem programas ou ações públicas de enfrentamento ao problema.
Segundo o IBGE, as ações presentes em grande parte do país podem estar associadas à implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que teve início em 2001, e à sua recente incorporação à estrutura de benefícios do Programa Bolsa Família.

Menina beijando menina. Normal ou lesbianismo?

Normal ou lesbianismo?



A revista Time publicou o resultado de uma pesquisa sobre o fenômeno das meninas beijando meninas. È uma nova tendência que pode ou não ser apenas o lesbianismo e que não depende do ponto de vista de quem vê. "Menina beijando menina não é novo, mais do que menino ou menina menino ou menino ou a qualquer outra mistura, é combinar gêneros e números num universo alheio as normas antropológicas que pode ou não ser sexual e que suas novas regras permitem que o ser humano possa se encontra, diz Time. Pesquisa diz que essa nova tendência, na cabeça dos jovens, não é feita como algo rebelde e confronto com a ordem vigente, ou seja, menina e menino. Dessa forma, a novidade é a forma como elas vêm se expondo de forma natural e se apresentando em locais públicos. É assim que analisamos os resultados e o impacto social dessa moda nada natural. Para não dizer que a temática é algo exclusivo daquela revista, Time, o professor de sociologia Verta Taylor, da University of California, Santa Barbara, e sua colega, Leila J. Rupp do departamento da escola, estudos feministas, já avia analisado o fenômeno em um artigo para a American Anthropological Association. Mas, muitos acham que é exibicionismo puro, isto é, que só fazem para aparecer. O que você acha?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Benício del Toro está no Brasil para fazer filme sobre MST

Benício del Toro está no Brasil para fazer filme sobre MST
"Ator plantou uma árvore com Priscila Camargo, do MHuD"
 O ator Benício Del Toro está no Brasil para realizar   uma pesquisa para seu novo filme, que contará a história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo site do movimento.
Segundo a publicação, Del Toro visitou a Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), com o presidente nacional do movimento, João Pedro Stédile na quarta-feira (15). O ator teria explicado a intenção do filme e elogiado o movimento. 'O MST traz oportunidade e esperança ao ser humano. Oportunidade de educação, de mudança. Tem os mesmos princípios que defendia Che Guevara, é portanto um movimento guevarista', disse ao site.
No mesmo dia, Del Toro participou de um debate com o jornalista e escritor brasileiro Fernando Morais, a atriz Priscila Camargo, do Movimento Humanos Direitos (MHuD), e militantes de movimentos sociais. Ao final da visita, usando o boné do MST, Del Toro ajudou a plantar um jambeiro na área externa na Escola.
'O sonho de Che está vivo aqui', comentou. Em 2008, o ator porto-riquenho viveu o líder revolucionário no cinemas em 'Che', longa divido em duas partes, com Steven Soderbergh na direção.
Segundo a revista Caras, Del Toro aproveitou para conhecer a noite paulistana e foi flagrado no clube Disco, zona sul de São Paulo, na noite de quarta-feira.

Por Grii Alves

Brasil tem quatro universidades entre as 500 melhores


Quatro universidades brasileiras estão entre as top 300 nos cursos de engenharia e tecnologia. Outras três entre aparecem na lista das 200 melhores para ciências naturais. É isso o que diz o QS World University Rankings, com enfoque em cinco áreas, publicado nesta semana.
As tabelas de áreas baseiam-se em uma pesquisa acadêmica realizada por 15.050 acadêmicos, inclusive 700 líderes de universidades, que são solicitados a identificar as universidades que estão produzindo a melhor pesquisa no seu campo de conhecimento e dentro da sua área de especialização. As classificações gerais levam em conta também a reputação do empregador, força da pesquisa e compromisso internacional e de ensino.
A Universidade Estadual de Campinas aparece na classificação no 168° lugar em engenharia e tecnologia, seguida da Federal do Rio de Janeiro. Já a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo vem na 177° posição e a PUC fluminense também figura no terço final do ranking.
A USP aparece ainda na categoria de artes e humanidades, em 201° lugar, seguida pela Unicamp. Na área de Medicina a USP, campus Pinheiros, é absoluta dentre as brasileiras, no 139° posto. Em biologia a USP é novamente líder dentre as nacionais, seguida pela Unicamp e pela UFRJ.
Alguns outros pontos merecem ser destacados. Oxford University superou Cambridge e Harvard em artes e humanidades. O MIT (Massachussets Institute of Tecnology) continua no topo para engenharia e tecnologia. Cambridge segue à frente em ciências naturais, e Harvard em ciências sociais e humanas.

Por Grii Alves

Sonda lunar da Nasa faz imagem da América do Sul

Sonda lunar da Nasa faz imagem da América do Sul
"A imagem foi feita a mais de 300.000 km da Terra"

A América do Sul, incluindo Brasil, aparece livre de nuvens na parte inferior direita da imagem feita pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da Nasa, em órbita da Lua, em 9 de agosto.
Em junho, a LRO havia feito uma imagem do hemisfério oriental da Terra, com a Península Arábica aparecendo perto da curvatura da Terra, na parte superior esquerda.
A Lua fica a 384.399 km da Terra. Visto da superfície lunar, nosso planeta aparece quatro vezes maior que a Lua cheia vista daqui, tem cor azul, e nunca se põe.



Por Grii Alves

Erenice tomou atitude correta ao deixar cargo, diz Dilma

 A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, elogiou nesta quinta-feira, 16, a decisão de Erenice Guerra de deixar o cargo de ministra-chefe da Casa Civil e afirmou 'não estar envolvida' no escândalo que causou a demissão. 'Considero que a ministra Erenice tomou a atitude mais correta, porque, como o caso exige investigação, é sempre bom que se afaste para garantir que a investigação corra da melhor forma possível', disse. 'Não estou envolvida neste caso. Como estou? Onde está a prova?'
Dilma afirmou ter tomado conhecimento 'pelos jornais' da denúncia divulgada hoje de intermediação ilegal de uma tentativa de empréstimo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas demonstrou desconfiança em relação ao caso.
'Agora, se é verdade o que o jornal disse, R$ 9 bilhões para gerar 600 Mw de energia, seria o projeto de energia mais caro do Brasil, 6% da energia de Belo Monte por metade do seu valor. Se o BNDES o recusou, fez muito bem. Sabe aquela história de comprar e vender um terreno na Lua? Me parece isso.' Dilma participou de almoço com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Por Grii Alves

Vagner Love faz dois e CSKA bate o Lausanne na Liga Europa

Love brilhou na vitória do CSKA
Love brilhou na vitória do CSKA 
Apesar de ter jogado na Suíça, o CSKA Moscou iniciou nesta quinta-feira sua caminhada no grupo F da Liga Europa com uma vitória por 3 a 0 sobre o Lausanne, em dia de inspiração do atacante Vagner Love, ex-jogador de Palmeiras e Flamengo, que balançou a rede duas vezes.

Love abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo e, de pênalti, deu números finais ao confronto aos 35 minutos do segundo. O outro gol do time russo foi marcado pelo zagueiro Ignashevich, aos 23 minutos da etapa final.

No outro jogo da chave, o Sparta Praga recebeu e venceu o Palermo por 3 a 2. Bony, Kladrubsky e Kadlec fizeram os gols do time tcheco, enquanto Maccarone e Abel Hernández descontaram para os italianos.

A próxima rodada do grupo F será disputada no dia 30 deste mês. O Palermo enfrentará o Lausanne na Itália, e o CSKA medirá forças com o Sparta Praga na Rússia.

Por Grii Alves

Atores de Jackass incorporam 'Os Três Patetas' em ensaio


Fotos são destaque da revista americana 'Vanity Fair'

A edição de outubro da revista americana Vanity Fair traz entre seus destaques um ensaio com os atores de Jackass, o seriado americano liderado por Johnny Knoxville, Steve-O e Bam Margera. O trio, que lançará em breve nos EUA o terceiro filme da série de TV adaptada para o cinema, desta vez numa produção 3-D. Jackass, incorpora o figurinos e os trejeitos de outra famosa combinação: Os Três Patetas, clássico do humor americano vivido na fase áurea por Moe Howard, Larry Fine e Curly Howard. Jackass, que notabilizou-se pela mistura de falso documentário e reality show, é transmitido no Brasil pela MTV.

As fotos (confira abaixo) foram produzidas pelo fotógrafo Gavin Bond.
Jackass na Vanity FairJackass na Vanity Fair

Jackass na Vanity Fair

                                                                                                                                                                                      Por Lady Adriana

Maior prêmio da música pop brasileira, VMB tem sua 16ª edição nesta quinta (16)

Foto: Divulgação/MTV 



















Marcelo Adnet, VJ e maior revelçao do humor brasileiro dos últimos anos, comanda a 16º edição do VMB nesta quinta-feira (16), diretamente do Credicard Hall, em São Paulo. Além da tradicional entrega de estatuetas ao vencedores em categorias como clipe do ano, show do ano, artista do ano e hit do ano, a cerimônia terá shows ao vivo de Otto Capital Inicial, Fresno, Jam de 20 anos com Glória, Hevo 84, Replace e Fake Number, Gaiola das Cabeçudas e dos gringos do Ok Go, além de uma apresentação surpresa.
Este ano marca a estreia de uma nova categoria de premiação, a Webstar, que vai eleger a personalidade mais influente da internet. Quem lidera em número de indicações é o NxZero, que concorre a artista do ano, clipe do ano (com “Só Rezo”), show do ano, hit do ano (mais uma vez com “Só Rezo”) e rock.  Logo atrás vem o Restart, que concorre nas mesmas categorias, com exceção de rock,  Capital Inicial e Pitty.
A escolha dos vencedores se dá por escolha popular; para movimentar a briga, a MTV criou oVotorama, ferramenta que permite ao público votar em seus favoritos. A expectativa da emissora é de superar a marca dos 10 milhões de votos.


Por Lady Adriana

Vanity Fair: Mark Zuckerberg do Facebook é o 1º mais influentes da Era da Informação



O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, foi eleito pela revista Vanity Fair a pessoa mais influente da Era da Informação. Aos 26 anos, Zuckerberg está a frente da maior rede social do mundo, que passou a marca de 500 milhões de usuários recentemente e cujo valor de mercado está estimado em US$ 33 bilhões.
A publicação responsável pela classificação, que lista nomes dos 100 mais influentes, ressalta que o Facebook exibe mais banners publicitários do que qualquer outro site da internet e que nos Estados Unidos gera mais tráfego para alguns sites do que o Google, site de busca mais usado do mundo.

Aprenda a falar em público sem medo. 6º PASSO

Tenha um roteiro

Não suba ao palco, nem assuma uma reunião, sem ter consciência de que “apresentações não são testes de memória”. Ou seja, não é necessário decorar todo discurso. 

Monte um roteiro com palavras chaves, uma apresentação em slides ou qualquer outra ferramenta que ajude você a recordar tudo o que é indispensável para a sua fala. 

Uma dica é não deixar escapar os pontos principais do discurso. Para isso, o professor Polito sugere uma fórmula básica. 

Comece contando qual é o assunto. Depois explique de maneira resumida qual o problema em questão. Sugira, então, uma solução. Para torná-la mais clara, use um exemplo do cotidiano ou conte uma história. Por fim, conclua pedindo para a platéia agir.