domingo, 12 de setembro de 2010

PROFESSOR DE MATEMÁTICA GANHA PRÊMIO DE UM MILHÃO E DUZENTOS MIL.

Brasileiro ganha Prêmio Balzan. O matemático Jacob Palis, professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, levará 1,2 milhão de reais para casa.
Professor Jacob Palis foi indicado por seus estudos sobre sistemas dinâmicos

O matemático brasileiro Jacob Palis, professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, é um dos vencedores do Prêmio Balzan 2010.
Indicado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Palis dividirá o prêmio com o biólogo japonês Shinya Yamanaka, das universidades de Kyoto e da Califórnia, com o historiador italiano Carlo Ginzburg, professor da Escola Normal Superior de Pisa (Itália), e com o alemão Manfred Bauneck, da Universidade de Hamburgo (Alemanha). Palis foi escolhido pelos seus estudos na área de sistemas dinâmicos. É a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio, cujo valor é de 750 mil francos suíços (cerca de 1,2 milhão de reais) para cada ganhador. A metade deverá ser investida em pesquisa científica, preferencialmente incentivando jovens talentos. A Fundação Internacional Balzán, com sede em Milão e Zurique, busca todos os anos destacar áreas emergentes de pesquisa. A instituição foi criada pela família do jornalista italiano Eugenio Balzan. A cada ano, o prêmio é concedido a diferentes áreas. Este ano, foram premiados o estudo do teatro, a história européia, a biologia e a matemática. Em 2011 os temas serão a história antiga, estudos do iluminismo, biologia teórica e os primórdios do Universo. A premiação será realizada no dia 19 de novembro, em Roma. Na semana anterior, na mesma cidade, Palis receberá outra honraria importante, ao ingressar nos quadros da Accademia dei Lincei, a mais antiga academia de ciências em atividade no mundo. Palis é graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestre e doutor pela Universidade da Califórnia. É presidente da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário