sábado, 5 de junho de 2010

Logo do Google está em 3D

Por Vinicios Aguiari

O logo do Google amanheceu diferente hoje. As seis letras que compõem a palavra estavam dentro de uma cápsula brilhante, em 3D e escritas em verde.
A imagem é uma homenagem ao engenheiro elétrico e inventor Dennis Gabor, responsável pela criação do método holográfico. Caso estivesse vivo, Gabor completaria hoje 110 anos.
Nascido em Budapeste, na Hungria, e naturalizado britânico, Gabor se formou pelo Technische Hochschule Berlin, em 1924. Em 1949, ele criou a holografia, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel no ano de 1971.
No método de registro desenvolvido por Gabor, as imagens são capturadas por meio de lasers em vez de lentes, o que possibilita a leitura de volume, profundidade e dimensões.
A holografia é uma forma de representação por meio de imagens capaz de registrar os objetos em três dimensões. Seu nome é uma composição das palavras gregas holos (todo, inteiro) e graphos (sinal, escrita)
Caraúbas RN

Cinco dicas para financiar um carro sem sustos

Por Marcela Ayre

Conheça todos os custos envolvidos para não contrair uma dívida pesada demais para seu contracheque

Saiba como fechar o financiamento do seu carro sem comprometer o orçamento

São Paulo - Parca ou polpuda, a carteira do consumidor brasileiro nunca comportou tantas parcelas na compra do carro próprio. Com a possibilidade de dividir a prestação em até 80 meses, o financiamento do veículo tornou-se muito mais acessível. A consequência do fenômeno não poderia ser mais óbvia: até o fim do ano, mais de 30 milhões de carros devem estar nas ruas, número dois terços maior que o registrado no começo da década. "A casa própria é o principal sonho do brasileiro, mas o carro talvez seja o primeiro que ele consegue alcançar", diz Sílvio Paixão, professor da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras). Diante do crescimento da economia e da pujante oferta de crédito, especialistas alertam que é preciso ter cuidado antes de assumir um compromisso que à primeira vista parece não ameaçar o orçamento familiar. Conheça a importância do planejamento financeiro e saiba como escapar do perigo de ter o carro apreendido:
1. Conheça o real custo do financiamento
Seja a compra do primeiro carro próprio ou a tão almejada troca por um modelo mais sofisticado, financiar o veículo dos sonhos tem um preço - e o valor não engloba apenas a taxa de juros cobrada pelos bancos. O consumidor precisa ficar atento ao custo efetivo total da operação, o chamado CET. Embora relegado ao rodapé das propagandas e ofertas, o CET representa as despesas totais do parcelamento sob a forma de uma taxa anual que abarca tarifas, juros, seguro, IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e quaisquer outros encargos, como serviço de despachante e gravame eletrônico (registro no Detran de que o carro foi financiado). A partir da informação unificada, fica mais fácil comparar as ofertas de diferentes bancos e concessionárias.
Segundo Marcelo Segredo, diretor da Associação Brasileira do Consumidor (ABC), as revendas evitam fornecer a informação sobre o CET porque embutem na maioria dos contratos o valor de uma comissão recebida pela venda, conhecida como "tabela de retorno". "A financeira paga este bônus para a concessionária à vista. Sem a planilha demonstrativa do CET, o consumidor nem desconfia que arque com um custo que não é obrigatório e que terá que saldá-lo ao longo do tempo com correção monetária". Assim, defende Segredo, uma comissão de 6.500 reais pode passar despercebida nas 72 parcelas do financiamento de um carro de 55.000 reais. Mas ao cabo do contrato, o peso do encargo - que já era alto - chegará a 11.650 reais, considerados os juros e impostos incidentes a cada mês.
Ciente de todos os custos, faça as contas do está sendo cobrado. Este detalhamento pode inclusive desmitificar anúncios imperdíveis, como o tão apregoado juro zero. "Todo financiamento tem um preço, e mesmo que não haja cobrança de juros, o carro nunca sairá pelo mesmo valor à vista", explica Hessia Costilla, economista da Pro Teste (ONG de defesa do consumidor). Se o orçamento estiver apertado, dispense o serviço de despachante. O emplacamento sai mais em conta quando feito no Detran pelo próprio consumidor. 

2. Combine o preço final com o tamanho do seu bolso
Prazos esticados, parcelas mais curtas. Eis a fórmula de sucesso dos financiamentos. Se por um lado a flexibilização do pagamento democratiza o acesso a um bem que há até pouco tempo não entrava na garagem da classe C, por outro é importante lembrar que o custo total do carro cresce - e muito - à medida que aumentam as folhas no carnê de prestações. Uma simulação virtual demonstra que a partir de uma entrada de 20%, um carro de 30.000 reais dividido em 24 vezes sairá por 38.445 reais com parcelas mensais de 1.351 reais. Se o prazo subir para 48 meses, as parcelas caem para 877 reais. Por sua vez, o custo do automóvel chega a 48.129 reais, encarecimento de 60% em relação ao preço à vista.
Caso precise vender o veículo para incrementar o caixa, o proprietário vai arcar com ainda mais prejuízos. Qualquer carro zero perde de 5% a 10% do seu valor assim que cruza os portões da concessionária. Mas a depreciação não para por aí. Cerca de 8% do valor de um carro popular é abatido anualmente, porcentagem que chega a 10% para os veículos médios. Voltando ao carro financiado em quatro anos, o automóvel valerá cerca de 18.900 reais quando forem enfim quitadas todas as parcelas. Em outras palavras, o preço de mercado vai se equiparar ao custo total do financiamento, de modo que os 30.000 reais correspondentes ao valor do carro terão sido pagos apenas pela utilização antecipada do bem. E isso desconsideradas todas as despesas mecânicas e tributárias que o proprietário certamente terá. Por isso, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi recomenda que o consumidor nunca financie a compra de um bem pagando prestações por um prazo maior do que o de sua utilização. No caso de um carro, esse tempo gira em torno de 36 meses. Depois, a desvalorização sofrida pelo carro não compensará o dinheiro que precisará ser reservado para saldar a dívida da operação e manter o veículo rodando sem maiores problemas.
3. Pesquise as taxas do mercado
O ideal é pesquisar as condições de financiamento em todos os locais possíveis. Com diferentes CETs em mãos, você aumenta seu poder de barganha e pode fechar um negócio mais em conta, seja no banco do qual já é correntista ou em qualquer outra instituição financeira. No primeiro trimestre deste ano, as taxas de juros cobradas para o financiamento orbitaram na casa de 1,78% ao mês. Considerando apenas as financeiras associadas às montadoras, a taxa foi de 1,4%. Especialistas apontam que a diferença se assenta nos subsídios pagos pela indústria automobilística para desovar a produção. Muitos dos bancos das montadoras também conseguem oferecer taxas mais atraentes porque captam dinheiro no exterior, com o crivo da matriz.
De acordo com Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef (associação das financeiras das montadoras), é exatamente esse subsídio que possibilita o financiamento de carros mais caros com juros mais baixos. Isso acontece porque estes veículos garantem um retorno financeiro mais interessante para as montadoras quando comparados aos de carros simples. Como seus compradores têm maior poder aquisitivo, a chance de inadimplência é menor e a liquidação da dívida é mais rápida. "O que define a taxa de juros não é necessariamente o produto, mas o risco do comprador. De uma forma geral, o banco faz essa avaliação pelo prazo de pagamento, e não pelo tipo de veículo", esclarece. 


4. Lembre-se que um carro tem outros custos
Além do custo do financiamento em si, vale reforçar que um carro necessariamente exigirá outros gastos ao longo do tempo. IPVA, seguro, licenciamento, combustível e manutenção são apenas alguns deles. Segundo estudo do educador financeiro Reinaldo Domingos, do Instituto DiSOP, o veículo custará mensalmente em torno de 3% do seu valor de mercado. "Consideradas essas variáveis, um carro de 20.000 reais requer cerca de 600 reais mensais para rodar. Imagine que o sujeito já esteja pagando 900 reais pelo financiamento. Se ele ganhar 7.500 reais, estará comprometendo 20% do seu orçamento com o veículo. E esse é o teto que deve ser dedicado para uma dívida de financiamento", afirma.
Desde as corriqueiras multas de trânsito a eventos mais drásticos e imprevistos - como doenças ou perda de emprego - podem pegar o comprador de surpresa, comprometendo sua disponibilidade de caixa. "O marketing publicitário e a oferta de crédito fazem com que muitas pessoas realizem sonhos que não estavam dentro dos planos, mas principalmente dentro da conta bancária", completa Domingos. Por isso, dedique parte da sua renda mensal a uma poupança, por exemplo, para evitar situações que inviabilizem sua capacidade de honrar a dívida do financiamento.
5. Se necessário, renegocie a dívida
Segundo dados da Anef, a inadimplência para o financiamento de carros ficou em 4,4% em 2009, o dobro da taxa atingida em 2005. "Por mais que você refine seus modelos de seleção, toda vez que aumenta o volume de crédito, você traz mais gente que acaba não conseguindo quitar o pagamento", diz Adalberto Savioli, presidente da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). Se você estiver prestes a engrossar esta lista, não se desespere. Ignorar os avisos de cobrança tampouco tornará o problema menor. Assim que perceber que o orçamento não comporta mais nenhum pagamento, tente renegociar a dívida no banco, esticando os prazos e diminuindo o valor das parcelas. Outra opção é tentar passar o carro adiante, vendendo o veículo - e a dívida - para outro comprador.
Caso permaneça inadimplente, é provável que você tenha o carro retomado. Como a garantia para a concessão do crédito é o próprio veículo, o automóvel permanece alienado ao banco até que o pagamento seja completamente quitado. A lei não determina um prazo mínimo para que o carro seja recuperado, mas as financeiras em geral protocolam a ação de busca e apreensão mediante um atraso de três meses. Uma vez notificado, o cliente tem cinco dias para saldar a dívida. Se isso não acontecer, o automóvel já poderá ser resgatado pelo banco e irá a leilão. O cliente tem direito ao reembolso de qualquer diferença se o valor obtido na venda for superior ao saldo devedor.
Diante da possibilidade de perder todo o dinheiro investido, o advogado Sérgio Bastos, do escritório Gualberto e Bastos, defende que o ideal é dar um passo para trás e trocar o veículo financiado por outro mais barato. "Os bancos permitem o refinanciamento, isto é, a transferência do gravame de um mesmo contrato. Assim, a garantia que era de um Vectra, por exemplo, passará a ser de um Celta. Entregando o primeiro carro, a pessoa ganhará a diferença de preço entre os veículos e poderá usar o dinheiro para quitar a dívida, além de continuar com um automóvel", explica.
Nestes casos o contrato de financiamento permanece o mesmo. O que muda é a garantia, que passa de um veículo específico para outro. Portanto, os valores das parcelas continuarão iguais a não ser que o refinanciamento tenha rendido o suficiente para liquidar as prestações em atraso e antecipar o pagamento das que estavam por vir. Entretanto, o banco só concordará com a operação quando a garantia - o preço do Celta - for bem próxima do valor que o cliente estava devendo  - o financiamento em aberto do Vectra. Agindo desta forma, a instituição procura se precaver de outros atrasos, já que se o carro for a leilão, não há riscos do valor embolsado não cobrir a dívida.  Caraúbas RN

Pesquisa mostra que mulheres estão mais empreendedoras que os homens


Foi divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) uma pesquisa apontando que a taxa de empreendedorismo das mulheres brasileiras no país superou a dos homens no último ano. Elas representam 53% dos empreendedores brasileiros de 2009.
O estudo, coordenado internacionalmente por institutos como o London Business School e o Babson College, contou com 54 países. Os dados indicam que a mulher brasileira é historicamente uma das mais empreedendoras do mundo. Em 2009, além do Brasil, apenas Guatemala e Tonga registraram taxas de empreededorismo feminino mais elevadas do que a dos homens.
Como principal motivação para abrir um negócio foi apontada a oportunidade, mas existem empreendedores que também o fizeram por necessidade.  Eu tive uma experiência dessas e acabei abrindo um negócio, ou melhor, uma empresa para prestar serviços como jornalista. Não sei bem se foi necessidade ou oportunidade. Na verdade foram ambos e uma boa escolha para época. 
Às penso nisso e a questão de deslocamento (horas no trânsito) e despesas com alimentação, estacionamento, o que acaba empatando o rendimento no final do mês. Mesmo assim, trabalhar fora, com mais gente, nos faz crescer muito e não me arrependo de ter dado uma sacudida nas atividades.
E você, se considera empreendedora ou empreededor? Qual foi o seu motivo para seguir a carreira empresarial? Caraúbas RN

Mulheres americanas estudam mais que os homens

Por Nataly Pugliesi
Um estudo realizado pelo centro de pesquisa norte-americano Census Bureau revelou que, nos Estados Unidos, 9% das adultas jovens americanas têm mestrado, doutorado ou título de graduação, contra 6% dos homens.

A pesquisa aponta ainda que os americanos pós-graduados ganharam, em média, 83 000 dólares em 2008, contra 58 613 dólares dos que tinham apenas licenciatura. Um levantamento do Núcleo de Pesquisa de Economia da USP mostra que, no Brasil, o cenário é parecido: para cada ano de estudo, a renda cresce 15%. Já os números de cursos de pós-graduação não se repetem nacionalmente. “De 2000 a 2003 as mulheres representavam 47% dos alunos do Instituto Nacional de Pós-Graduação e os homens 53. Hoje, elas representavam 54% das matrículas. Mas se falarmos de MBA a situação muda. Os homens são 62% das inscrições”, afirma o presidente da instituição, professor José Leônidas Olinquevitch.

Os dados da EBAPE/ FGV do Rio de Janeiro mostram que homens ainda são maioria em pós-graduação, mestrado e doutorado, totalizando 61% dos alunos. Caraúbas RN

Ciência - Spray pode por fim à ejaculação precoce

Felipe Zmoginski
A universidade da Califórnia tem boas notícias para os casais

SÃO PAULO – Um estudo apresentado pelo departamento de urologia da Universidade da Califórnia exibiu novidades promissoras para homens com problemas sexuais.
A pesquisa aponta para um novo tipo de composto capaz de fazer os homens terem uma ereção até cinco vezes mais duradoura que o comum e sanar as dificuldades de quem sofre, por exemplo, de ejaculação precoce.
Apresentado como uma “evolução do Viagra”, o composto é uma mistura de lidocaína com prilocaína e deve ser aplicado sobre o órgão masculino até cinco minutos antes de uma relação sexual.  Os cerca de 500 homens que participaram voluntariamente da pesquisa apresentaram sensível melhora no desempenho sexual após o uso do spray.
De acordo com um relatório divulgado pela universidade, o produto seria recomendável para homens com idade entre 18 e 59 anos com problemas de ejaculação precoce ou dificuldade de manter a ereção por tempo suficiente para uma relação satisfatória.
A substância, diz o estudo, é capaz de retardar a ação que chega do sistema nervoso para o homem ejacular e, de quebra, aumenta a pressão sanguínea no órgão masculino, condição necessária para uma ereção mais firme. Caraúbas RN

Parabens Luzia/ Lyssandra


  A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN

Cansou do seu emprego? Procure outro

Por Mauricio Oliveira
Mas se prepare para enfrentar a concorrência, antes de lançar seu currículo no mercado
Se você não aguenta mais seu emprego, já tentou mudar o que lhe incomoda e não conseguiu, é hora de procurar vaga em outra companhia. Os especialistas dizem que dois anos é o tempo máximo para insistir num emprego que não lhe satisfaz. Quem já esgotou esse prazo tem mais é de ir bater em outra porta. Antes, no entanto, é preciso se preparar para enfrentar a concorrência. "Cultive uma boa rede de contatos, mantenha-se informado sobre a área em que você atua e corrija problemas de formação, como o fato de não falar inglês", aconselha José Augusto Minarelli, da consultoria Lens&Minarelli. "Pergunte a si mesmo quantos cursos realmente úteis fez nos três últimos anos e o que conseguiu agregar de verdade ao seu currículo", completa o consultor de motivação Roberto Vieira Ribeiro, de Curitiba, autor do livro Assim é que se faz (Editora Qualitymark).

Quando estiver pronto, vá à luta. Mas nada de falar mal da atual empresa para os futuros patrões. Ninguém aprova o comportamento de quem vive reclamando do emprego, mas continua nele por anos a fio. Se você não pulou fora na hora certa, quando os sintomas começaram a ficar claros, é porque não tinha opção melhor, se acomodou e não se preocupou em garantir sua empregabilidade. Postura que, obviamente, arranha a sua imagem. "Alguém que passa mais de dois anos insatisfeito no emprego é conivente com a situação", diz o headhunter Francisco Britto, da multinacional de recolocação Boyden. "Se percebo um histórico do gênero em um candidato que estou entrevistando, naturalmente tenho receio de que o mesmo aconteça no próximo emprego dele". Caraúbas RN

Parabens Carlinha Fernandes

A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN

Saiba como responder as questões mais cabulosas durante uma entrevista de emprego

 Por Talita Abrante
13 perguntas mais clássicas de entrevista de emprego

A missão do candidato na entrevista é encantar o recrutador
São Paulo - A entrevista é a etapa mais importante de um processo de seleção. É o momento em que, olhando nos olhos do candidato, o recrutador  consegue comprovar intuições e tirar todas dúvidas possíveis. Só depois disso, ele estará apto para bater o martelo sobre a contratação ou não. 
"Essa é a hora da verdade. O candidato tem que fazer de tudo para encantar o recrutador", diz Irene Azevedo, da consultoria DBM. Vencer a ansiedade e responder as expectativas do recrutador ao mesmo tempo não é tarefa fácil. 
Por isso, conversamos com os principais headhunters do país para descobrir as perguntas mais tradicionais durante uma entrevista de emprego e quais as melhores maneiras para respondê-las. Confira.
1.    Por que você está mudando de emprego?
Essa é a primeira pergunta entre as mais perigosas em uma entrevista de emprego. Por isso, é preciso extrema cautela para respondê-la. O candidato que decidir soltar o verbo contra o emprego anterior cai em descrédito logo de início.

 "Isso soa mal. Passa a impressão de um profissional intransigente que, na primeira mudança de rota, prefere uma movimentação", afirma Eduardo Baccetti, sócio-diretor da consultoria de recrutamento 2GET.

De acordo com Priscila de Azevedo Costa, coordenadora do programa de Carreira do grupo Veris,  o caminho para conversar sobre essa questão de uma maneira convincente é remeter para o atual momento de carreira e para os próprios planos para o futuro.

2.    Por que você foi demitido?
Uma das principais saias justas em uma entrevista de emprego é quando o recrutador, sem nenhum pudor, busca saber o contexto em que o candidato foi desligado da empresa anterior.  O assunto é delicado e exige muito jogo de cintura do candidato. A melhor estratégia, segundo os especialistas, é ser sincero. E, em alguns casos, recorrer a um tom mais eufemista.

Nesse contexto, por exemplo, "o candidato pode dizer que divergia estrategicamente do direcionamento da empresa", exemplifica Irene. Ou, "admitir que estava em um momento em que não podia contribuir totalmente para as necessidade da empresa", diz Priscila. O importante, segundo ela, é tomar cuidado para não prejudicar a própria imagem ou falar mal da companhia. 


3.    Por que quer trabalhar aqui?
Não vale responder que esse era o seu sonho de infância. Por isso, é fundamental estudar sobre os valores da empresa antes da entrevista e mostrar para o recrutador que seu plano de carreira está alinhado com essa visão. 
 O candidato tem que ter muita consciência das suas próprias realizações e intenções", diz  Irene. "E, a partir disso, saber contar muito bem sua história".

4.    Quais suas principais realizações ao longo da carreira?
Para responder a perguntas como essa, é preciso fazer uma avaliação profunda sobre sua evolução na carreira antes da entrevista. Afinal, segundo os especialistas, esse tipo de tópico demanda informações precisas sobre os fatos que tornaram seu passado profissional memorável. "Se eu não tiver resultados que suportem e comprovem meus pontos fortes, não irá adiantar nada", afirma Irene.

5.    Quais seus principais fracassos?

Aqui a proposta do recrutador é entender como você reage diante de situações difíceis. Por isso, não tenha medo de relatar os problemas que você já enfrentou em outros empregos. Foque, contudo, na maneira como conseguiu driblar as dificuldades e nas lições que tirou de cada situação. A, ideia, segundo os especialistas é tentar mostrar que os fracassos, no fim, contribuíram pra seu amadurecimento na carreira.

6.    Quais seus pontos fortes?

Elencar as próprias qualidades nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, saber falar sobre isso de uma maneira elegante é essencial durante uma entrevista de emprego. Lembre-se que este é o momento para mostrar ao recrutador que você tem as características necessárias para o cargo em questão. Contudo, cuidado para não cair no narcisismo vazio. "Ele precisa mostrar exemplos práticos dessas qualidades", afirma Priscila.

7.    Que pontos em seu comportamento ainda precisam ser desenvolvidos?

Para responder a tradicional pergunta sobre defeitos, boa parte dos candidatos recorrem ao macete clássico de se definir como um profissional perfeccionista. "Todo mundo quer transformar uma qualidade excessiva num defeito", afirma Priscila.

Segundo ela, diante desse clichê, os recrutadores logo ficam com um pé atrás. Agora, se você realmente é perfeccionista, a dica é dar um exemplo prático que prove essa característica. E, para mostrar que está sendo sincero, conte sobre outro defeito. Mas, cuidado para não dar um tiro no pé. "Escolha uma questão que não atrapalhe muito sua eficiência no trabalho e contextualize", diz Priscila.



8.    Quais são suas motivações?
O objetivo do recrutador com esta questão é avaliar se o perfil do profissional é coerente com a estrutura da empresa. "Todo mundo precisa ser motivado para continuar a produzir bem", diz Priscila. E ninguém quer contratar um profissional que, em poucos meses, perca o contentamento em trabalhar. Por isso, para seu próprio bem, não tente dissimular uma resposta padrão. Seja sincero consigo mesmo e mostre qual a empresa ideal para seu perfil.


9.    Consegue trabalhar sob pressão?
Saber lidar com a pressão no mercado de trabalho é uma postura que exige tempo e aprendizado. Por isso, mostre para o recrutador exemplos práticos que comprovem que você consegue se dar bem em situações como essas. "Não responda apenas sim ou não. Sempre traga uma experiência que esclareça o que você quer contar", diz Priscila.

10.    Conte sobre sua família? O que faz nas horas vagas?
Os recrutadores hoje já entendem que vida profissional e pessoal estão, sim, ligadas. Por isso, com essa pergunta, a proposta é entender como a rotina pessoal influencia a dinâmica durante o horário do expediente. "Conforme a pessoa fala, queremos identificar quais os valores que ela tem",  explica Priscila. Segundo ela, o ponto não é tentar ser perfeito, mas mostrar como você administra os principais conflitos da vida.

11.    Qual sua pretensão salarial?

A dica de Irene para esse momento da entrevista é tentar adiar ao máximo sua resposta. "Explique que o valor da sua remuneração só pode ser definido quando você entneder todos os desafios do cargo", explica. Se a justificativa não pegar e o recrutador insistir em uma resposta, conte qual era seu último salário.

12.    Quais seus planos para o futuro?

Neste ponto, o recrutador quer identificar se sua estratégia de carreira está alinhada ou não com o ritmo da corporação. Nem sempre, contudo, é fácil ter na ponta da língua projetos para um futuro muito longínquo. Se esse for seu caso, não se desespere. Seja sincero e mostre consistência nos planos para médio e curto prazo.

13.    Por que devo contratar você?

Essa pergunta requer extrema coerência do candidato com todas as informações que passou para o recrutador durante o processo de seleção. É, neste ponto, que ganha relevância, o profissional que souber fazer o melhor marketing pessoal. "O perfil pessoal acaba determinando muito, o brilho no olho, a vontade de ainda querer fazer", diz Baccetti, da 2 GET. Caraúbas RN


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Parabens Simone Barreto

A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN

quinta-feira, 3 de junho de 2010

INTERNACIONAL - Venezuela

Por Luciane Antunes
"Minha conta no Twitter está aberta para que você possa denunciá-los para mim"

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, convocando os seguidores virtuais a dedurar especuladores de câmbio e demais agentes que estariam propositadamente derrubando o bolívar, a moeda nacional. 
Caraúbas RN

INTERNACIONAL - Estados Unidos

Por Luciane Antunes
O carro mais caro do mundo
Arrematado por 30 milhões de dólares em um leilão na Califórnia, o elegante e curvilíneo Bugatti Type 57SC Atlantic ano 1936 tornou-se o carro mais valioso do mundo. De acordo com jornais americanos, o automóvel estilo art déco, um dos únicos três que foram produzidos, foi adquirido pelo museu automotivo Mullin, também na Califórnia. Ele fazia parte do espólio do milionário americano Peter D. Williamson, que morreu em 2008. Até então, o recorde pertencia a uma Ferrari 250 Testa Rossa 1957, leiloada há um ano em Maranello, na Itália, por 12,2 milhões de dólares. Caraúbas RN

INTERNACIONAL - Tailândia

Por Luciana Antunes


Uma economia em chamas
Considerada um dos países mais estáveis da Ásia num passado não muito distante, a Tailândia agora tem se acostumado a retrocessos nas conquistas eco nômicas devido às desavenças políticas dos últimos anos. A onda atual de violência gerada pelo embate entre governo e opo sicionistas que pedem a renúncia do premiê Abhisit Vejjajiva já dura semanas e contabiliza dezenas de mortos. Segundo as autoridades, os conflitos vão custar pelo menos meio ponto percentual de crescimento neste ano (o FMI prevê alta de 5,5% no PIB). Com investimentos e turismo em baixa, a taxa de ocupação nos hotéis de Bangcoc está em 30%, longe da média de 80% desta época do ano. Caraúbas RN

Link Park no Brasil

Depois de associar sua imagem à seleção brasileira, ao Carnaval, a festivais de música eletrônica e à estrela da axé music Cláudia Leitte, a AmBev vai investir agora no rock'n' roll. A empresa vai usar a marca Antarctica Sub Zero para patrocinar shows de bandas internacionais em parceria com a empresa T4F, de Fernando Altério. Além do Aerosmith, atrações como Rush e Linkin Park devem vir ao Brasil, ainda neste ano, bancadas pela marca. Caraúbas RN

INTERNACIONAL - Japão

Por Luciane Antunes
Atrás dos bilhões chineses
Uma das grifes japonesas de moda mais bem-sucedidas no exterior - e a quinta maior do mundo -, a Uniqlo está tentando ser ainda mais internacional. Nos planos da companhia, que compete no segmento de moda jovem com GAP, H&M e Zara, nenhum outro país é tão importante como a China. Em maio, quando inaugurou em Xangai sua maior loja - com três andares e 3 600 metros quadrados -, a companhia anunciou que pretende atingir a marca de 1 000 pontos de venda e faturamento de mais de 10 bilhões de dólares no país nos próximos dez anos. Além de abrigar o maior e mais aquecido mercado do mundo, a China também é chave no processo de expansão por produzir 85% das peças vendidas pela rede de vestuário. Com 136 lojas no Japão, a Uniqlo soma atualmente 950 pontos de vendas, espalhados por cidades como Londres, Nova York, Paris e Moscou. Em 2009, registrou vendas de 7 bilhões de dólares. Caraúbas RN

Corinthians distribui mil chips para cada gol do tim


Os pacotes estarão disponíveis para a venda a partir do dia 11 de julho

Rio de Janeiro - O Corinthians continua a dar alegrias para sua torcida depois da vitória contra o Santos por 4 a 2, domingo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro 2010. Os torcedores que acessarem o site www.chipdotimao.com.br receberão um dos quatro mil Chips do Timão oferecidos pelo clube. O objetivo é oferecer mil chips para cada gol marcado pelo time paulista, incluindo o jogo de hoje contra o Internacional.
No site da promoção, o internauta poderá escolher entre três opções de cadastro e, para assinar, não precisa ter o chip, mas ser cliente da Claro. Os pacotes estarão disponíveis para a venda a partir do dia 11 de julho. A ação foi criada pelo clube em parceria com a Titans Group. Caraúbas RN

Parabens Edmar Fernandes

A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN

Frases de Nietzsche

  

"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte".

"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras"

"Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem."

"Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti."
Caraubas RN"

Parabens Tassia

A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN  

Poema

Luís de Camões



A este mote alheio:

Menina dos olhos verdes,
por que me não vedes?
Voltas
Eles verdes são,
e têm por usança
na cor, esperançae
nas obras, não.
Vossa condição
não é d’olhos verdes,
porque me não vedes.
Haviam de ser,
por que possa vê-los
que uns olhos tão belos
não se hão de esconder;
mas fazeis-me crer
que já não são verdes,
porque me não vedes.
Verdes não o são
no que alcanço deles;
verdes são aqueles
que esperança dão,
Se na condiçãoestá serem verdes
por que me não vedes?
Caraúbas RN

Parabens Fatinha Araujo

A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN

Camiseta da seleção da Holanda muda de cor na Copa


Empresa criou uma camiseta termo-sensível que muda de cor conforme a temperatura do corpo de quem estiver vestindo

Os torcedores da seleção holandesa de futebol mostrarão sua paixão pelos jogadores no peito: quanto mais laranja a camiseta, maior o entusiasmo. A camiseta "que acende" foi desenvolvida por uma empresa que utilizou tecido termo-sensível, que muda de cor conforme a temperatura do corpo.
A Nuon Energyshirt passa de um tom marrom (quando a pessoa está tranquila) para o laranja vivo, cor característica da camisa da seleção de futebol da Holanda. As mudanças se dão em função de um tecido capaz de reagir às variações de temperatura do corpo.
A Nuon, uma companhia de energia que atua na Holanda e Bélgica, é patrocinadora da seleção holandesa desde 2002.
As peças estão sendo vendidas por € 14.95 (o equivalente a R$ 33,43) no site da empresa, nos tamanhos pequeno a extra-grande. Caraúbas RN

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os 5 maiores golpistas financeiros da história - Caraúbas

Eles podem até parecer personagem de filme hollywoodiano, mas são homens da vida real que vislumbraram uma oportunidade de escalada financeira às custas dos outros. Usaram da sua credibilidade entre investidores para oferecer negócios com boa rentabilidade e puderam usufruir da estratégia até que o desmoronamento das bolsas revelasse um esquema fraudulento.
Desde a década de 20 há registro de fraudes financeiras como o de Carlo Ponzi, cujo nome veio a denominar a operação fraudulenta em pirâmide. Foi dos anos 90 pra cá, no entanto, que o mundo dos investimentos presenciou fraudes bilionárias. Confira quem são os 5 maiores golpistas da história.

5. Hassan Nemazee
O próximo dia 30 de junho será uma data decisiva para o futuro do milionário americano de ascendência iraniana Hassan Nemazee. É nessa data que o investidor tomará conhecimento se vai cumprir 15 anos e 8 meses ou 19 anos e 7 meses de prisão pela fraude que envolveu grandes bancos como Bank of America, Citibank e HSBC. Ao todo, o ex-doador de campanhas democratas, como a de Bill Clinton, contraiu 292 milhões de dólares em empréstimos com a utilização de falsas garantias. Distribuidor DeMillus

Parabens Larissa - Foto da esquerda

A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN

Parabens Maria Rita

A equipe IMPORT FRANCE deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Caraúbas RN

Calça Virtuel e Mais de 160 maneiras de ficar irresistível

Acessórios do amor

Famosos usam DeMillus

Dia dos namorados

 Cuecas confortáveis e baratas

Dia dos namorados

Kits apartir de 15,00

Copa de lingerie

Coleção Cocota

Jovem e gostosa. Cotton elástico listrado em fio tinto. Estampa de estrelinhas. Cores: Rosa(30) e Cinza(65).

Blusa Cocota
Ref. 093236

Sutiã Cocota
Ref. 078248
Blusa confortável e básica. Sem top interno. Pode ser usada com o Sutiã Cocota.
Tam.: 40 a 46
  Sutiã em espuma moldada sem aro. Costas com cava nadador e estampa em glitter.
Tam.: 40 a 46

Short Cocota
Ref. 036247
Cós em elástico largo estampado. Detalhe de botãozinho na frente. Combinado com a blusa Cocota vira um baby-doll charmoso.
Tam.: PP P M G EG
 
Biquíni Cocota
Ref. 016248
Confortável e bonito. Com estampa em glitter.
Tam.: PP P M G

Noite Carícia


Camisola Carícia
Ref. 030758
Sensual estampa de onça sobre tule elástico e lacinhos que contrastam. Taças espumadas sob tule drapeado. Suporte Ultraflex®. Decote sensual nas costas.
Tam.: P M G EG

Garota de Caraúbas é destaque em site de forro

Em maio de 2006, o músico e produtor Guilherme Bassila, e o Engenheiro Roberto Proença fundaram um pequeno site de entretenimento. O  WWW.ache10.com

Focado mais em vendas de produtos, o ache10 contava com uma web rádio que divulgava as vendas. Uma coisa que nunca existiu em sites de loja virtual.

A rádio foi crescendo mais que o site de venda, e sentiu-se a necessidade de mudar o nome da empresa. Foi aí que Guilherme e Roberto tiveram a idéia de montar a MIX FORRÓ. Um mix de forró e outros estilos.

Em 2007 foi aberta oficialmente a MIX FORRÓ, que logo ganhou prestígio pois lançava uma forma inédita de entreenimento na internet. A transmissão de Shows ao vivo.

Ao longo dos anos nosso crescimento orgulha a equipe, e a todos os nordestinos em geral. Pois a mix leva a nossa cultura para o mundo, com profissionalismo, dinâmica, e hoje somos a melhor web rádio no seguimento do forró.
As melhores e maiores empresas do ramo, bandas e casas de show, anunciam conosco.
Em 2010, grandes parcerias estão sendo amadurecidas, bem como a união com a banda Saia Rodada e o site dos Raizeiros WWW.osraizeiros.com.br, cobertura de fotos em vários estados, mais transmissões, novas promoções e muito mais!

Portanto o WWW.mixforro.com é a alternativa certa quando se trata de rádio profissional, site dinâmico e equipe qualificada para trabalhar sua marca.Caraúbas está bem representado

terça-feira, 1 de junho de 2010

Conheça os tecidos mais usados nas coleções DeMillus.

TECIDO CARACTERÍSTICAS COMPOSIÇÃO ALGUMAS COLEÇÕES
MICROFIBRA ELÁSTICA PLUS Tecido liso de aspecto opaco, toque macio, elástico, leve e com boa absorção de suor. Tecido com construção especial que não desfia e não enrola, ideal para peças sem elásticos 75% Poliamida
25% Elastano
Coleção Virtuel
MICROFIBRA ELÁSTICA Tecido liso de aspecto opaco, toque frio e fluido, super macio e elástico 83% Poliamida
17% Elastano
Teenager, Lybito, Candence, Idylle, Videnza
MICROFIBRA ELÁSTICA SOFT Tecido liso de aspecto opaco, toque frio e sedoso, leve, super macio e elástico 84% Poliamida 16% Elastano Lover, Caliope, Cabaret, Conjunto Chansonete, Sexy Plus
MICROFIBRA CREAM ELÁSTICA Tecido liso de aspecto opaco, toque super macio e elástico 92% Poliamida
8% Elastano
Hipslip
MICROFIBRA LIGHT ELÁSTICA Tecido liso de aspecto opaco, toque macio, elástico, leve e com boa absorção de suor 90% Poliamida
10% Elastano
DeMillus Touch, Coleção Sensa,
DeMillus Brilho, Flautim
ELASTANO Tecido liso de aspecto brilhoso, toque suave e elástico 81% Poliamida
19% Elastano
Firantela, Fetiche, Nupcial, Toque de Seda, Antínea, Romântica, Orquídea, Conjunto Ajour, Sutiãs Turmalina, Ametista, Toscana e Luar, Calça Gallard e Chanson, Taça C DeMillus Bolero, Cinta Shadow
ELASTANO POÁ Tecido desenhado poá em relevo de aspecto brilhoso, toque suave e elástico 82% Poliamida
18% Elastano
Poá
ELASTANO COTELÊ Tecido canelado de aspecto brilhoso, toque suave e elástico 83% Poliamida
17% Elastano
Cotelê
PIQUÊ ELASTANO Tecido aerado de aspecto esportivo, toque frio e suave 79% Poliamida
21% Elastano
Rantelli
CETIM ELÁSTICO Tecido liso de aspecto brilhoso, toque fluido, macio e elástico 92% Poliamida
8% Elastano
Galler, Detalhes Cintilante e Argent
ELASTANO POWER
(Mais Firme)
Tecido liso de aspecto semi-opaco, toque encorpado e elástico com compressão 78% Poliamida
22% Elastano
Cinta Violão, Blusa Corselete (Jouet) e Corselete Romance (exceto taças). Laterais do sutiã Luar e super-up Antínea. Reforços em partes especiais
CETINETE ENCORPADA Tecido liso de aspecto opaco, toque encorpado, elástico com compressão 89% Poliamida
11% Elastano
Modeladores Saudável e Violino.
Cintas Saudável, Saudável Alta, Vitalidade, Cello e Arpa, Sutiã Colonial
CETINETE BRILHO Tecido liso de aspecto brilhoso, toque macio, elástico com compressão 91% Poliamida
9% Elastano
Sutiã Violão, Sutiã Safira, Taça C Chaleur, Cinta Support
CETINETE MICROFIBRA Tecido liso de aspecto opaco, toque supermacio, com compressão 89% Poliamida
11% Elastano
Sutiãs Violino, Gallard, Olimpo, Olimpo Plus e Salutar, Taça C Support, Cinta Carícia, Blusa Modeladora, Camisete Support
JERSEY PLISSÊ Tecido plissado de aspecto opaco, toque suave 100% Poliamida Arpa
JERSEY MICROFIBRA Tecido liso de aspecto opaco, toque frio, fluido, macio e leve 100% Poliamida Linha Noite Microfibra, Conjunto Badine, Anáguas Gospell e Chantal
TULE ELÁSTICO MICROFIBRA Tecido liso com transparência, toque macio, superleve e elástico 83% Poliamida
17% Elastano
Jouet, Desejo, Cintilante, Baroneza, Frufru, Sexy, Romance, Alliage, LoveLove, Blusa Tule, Coleção Brigitte
TULE ELÁSTICO RISCADO Tecido riscado de aspecto semi-transparente, elástico 81% Poliamida
19% Elastano
Tentadora
TULE Tecido liso, transparente, rígido 100%Poliamida Lateral Lybito, reforços especiais e base dos bordados
ALGODÃO 100% Tecido liso opaco, toque macio, leveza e boa absorção de suor 100% Algodão Bali, Soneca, Noite Minueto, Noite Algodão, Linha Infanto-juvenil Menino e Infantil Menina, Cuecas, Paquera, Amizade, DeMillus Flor
COTTON ELÁSTICO Tecido liso de aspecto opaco, toque macio, elástico. Alta densidade e boa absorção suor 92% Algodão
8% Elastano
Cocota, Poeme, Maternal, Sutiãs Lithos, Secret, Olimpo Cotton, Minueto e Bustiê Mayara, Blusa Vendome,
Fio-dental Cuequinha, Calça short Cotton, Biquíni Novo Minueto
COTTON LIGHT Tecido liso de aspecto opaco, toque macio, elástico, com leveza e boa absorção de suor 95% Algodão
5% Elastano
Gatinha, Menina, Sutiãs Lieve, Kismet e Arazul, Tanga Arazul e Kismet, Biquíni Lithos e Minueto, Calça short Mayara, Calça Nova Clássica, Tanga Lieve, Biquíni Arazul
RENDA Tecido rígido com desenho 100%Poliamida Antínea, Sexy, Camisola Meia-Noite, Aviamentos e detalhes
RENDA ELÁSTICA Tecido elástico com desenho Composição varia de acordo com o tipo de renda. Verifique a etiqueta do produto ou

Antuérpia, Bolero, Arpa, Habella, Toque de Seda, Angelet
BORDADO Bordado sobre tule rígido/elástico (com transparência) ou jérsei microfibra Composição varia de acordo com o tipo de bordado. Verifique a etiqueta do produto ou

LoveLove, Firantela, Fetiche, Desejo, Sutiã Sonata e Taça C Chaleur (bordados em tule), Conjunto Badine (bordados em jersey)

Dia dos Namorados: 54% varejistas apostam em aumento do faturamento

por InfoMoney
Os empresários brasileiros estão otimistas com relação ao Dia dos Namorados, pois 54% acreditam que o faturamento irá aumentar este ano, em relação ao resultado obtido na mesma data do ano passado. De acordo com pesquisa de Perspectiva Empresarial, realizada pela Serasa entre os dias 10 e 17 de maio, 8% apostam em queda e 38%, na estabilidade.
Os dados divulgados nesta terça-feira (1) ainda mostram que a parcela dos otimistas é a mesma verificada para o Dia dos Namorados de 2008. E ainda que as perspectivas não sejam maiores que as verificadas para a Páscoa (quando 58% dos empresários apostavam em aumento) e para o Dia das Mães (60%), o otimismo está bem acima do verificado para a mesma data de 2009, quando apenas 30% apostavam em aumento do faturamento.
De acordo com o levantamento, a evolução do faturamento do varejo para a data deve ficar em torno de 4,2% frente ao ano passado. Segundo os analistas da Serasa, a expectativa de elevação dos juros, resultante do aperto monetário, pode influenciar a opinião dos varejistas, uma vez que o otimismo não é unânime.
Diferenças de opinião
Entre as grandes empresas do setor, 80% estão otimistas e aguardam crescimento no faturamento. Para se ter uma ideia, no ano passado, esse percentual era de apenas 39%. Já entre as pequenas, 51% apostam em uma alta. Por sua vez, nas médias empresas, a expectativa de 65% dos empreendedores é de alta no faturamento.
Na análise regional, as empresas das regiões Centro-Oeste (70%), Norte (68%) e Nordeste (65%) estão mais confiantes e esperam que o faturamento seja maior este ano. Já no Sul, 51% apostam no aumento do faturamento, ao passo que no Sudeste o percentual está em 50%.
Copa do Mundo
A pesquisa ainda mostra que os empresários não acreditam em impactos para o Dia dos Namorados por conta da abertura da Copa. Para 59% dos varejistas, o evento não impactará a data, ao passo que 41% acreditam que o evento mundial impactará as vendas.
De acordo com o levantamento, entre as empresas de grande porte, 51% dos empresários acreditam em impactos, ao passo que, entre as médias, 47% têm a mesma opinião, e 40% entre as empresas de pequeno porte acreditam em impactos.
Considerando as regiões, o Nordeste apresenta a maior parcela dos empresários que apostam que a abertura da Copa influenciará as vendas: 51% têm essa percepção. Caraúbas RN

Feira de franquias deve movimentar R$ 99 mi.

Priscila Zuin
O evento acontece de 9 a 12 de junho e conta com mais de 300 expositore
A feira movimentou 30 milhões de reais no ano passado

São Paulo - A cidade de São Paulo recebe, entre 9 e 12 de junho, a ABF Franchising Expo 2010, evento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A 19ª edição da feira receberá mais de 300 expositores, incluindo redes dos Estados Unidos, Guatemala, Turquia, Argentina, México, França, Colômbia, Arábia Saudita e Coréia do Sul. A lista completa dos expositores pode ser encontrada no site da ABF
No ano passado, a feira movimentou 30 milhões de reais, com 260 expositores. Neste ano, espera receber 42 mil visitantes nos 23 mil metros quadrados do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. Para o presidente da ABF, Ricardo Bomeny, o evento é uma boa oportunidade para conhecer como funciona o sistema de franquias e fechar negócios. 
Os visitantes poderão ainda participar de cursos sobre o assunto. A novidade deste ano é a oferta de microfranquia, negócios que exigem, no máximo, 50 mil reais de investimento.

No Brasil, a setor registrou um faturamento de 63 bilhões de reais em 2009 e cresceu 14,7% em relação ao ano anterior. A expectativa é ter um aumento de até 16% neste ano. Os segmentos que mais cresceram foram acessórios pessoais e calçados, seguido por vestuário, informática e eletrônicos, e alimentação. 
Caraúbas RN

Parabens Lady batty

A equipe IMPORT FRANCE, distribuidor DeMillus RN, deseja que as suas iniciativas prosperem e se realizem da melhor maneira possível, que você tenha sempre disposição para lutar por seus objetivos e garra para novas conquistas. Parabens
Caraúbas RN

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Especialista em apontar rumos

Por Filipe Serrano
Ele criou o Kazaa, depois o Skype e previu que a TV migraria para a internet com o Joost.tv. Agora, muda de time, deixa de ser empreendedor para virar investidor e está procurando boas ideias no Brasil
Raras pessoas têm a chance durante a vida de ter uma grande ideia que pode alterar o mundo. O sueco Niklas Zennström, 44 anos, fez isso três vezes em menos de um década. Junto do colega Janus Friis e dos programadores Ahti Heinla e Jaan Tallinn, ele foi responsável pelo lançamento de alguns dos softwares mais populares até hoje: o Kazaa, o Skype e o Joost – este último teve menos sucesso, mas apontou para um futuro em que os programas de televisão migrariam para a internet.
Hoje, Niklas faz outro papel. Ele trocou o lado empreendedor por outro também desafiador, o de investidor. Sua empresa, a Atomico, administra fundos de investimentos em novos negócios na internet. Algumas das 30 empresas financiadas por Niklas também são conhecidas na rede, como Last.fm, Kyte.tv, Technorati e Seesmic.
Oportunidade:“O Brasil tem de se preparar para fazer o seu futuro, e não ser  complacente”, disse o criador do Skype, em visita ao País     Foto: Divulgação
Grande parte delas é europeia ou norte-americana, mas Niklas acredita que uma próxima grande empresa de internet pode surgir também aqui no Brasil. Um de seus sócios, Geoffrey Prentice, inclusive está de mudança para São Paulo, em busca de novas ideias em terras tropicais.
“Tenho certeza que existem muitas oportunidades de investimentos no Brasil”, disse o criador do Skype ao Link em passagem pelo País no início do mês. “A infraestrutura de banda larga ainda é um ponto crucial (para o desenvolvimento do País), mas o número de pessoas online cresce muito rápido e o Brasil já tem todos os pré-requisitos para ser um bom mercado para a próxima grande empresa de internet”, afirmou.
Os anos de experiência em startups mostraram que novos grandes negócios só surgem quando um empreendedor tem uma ideia visionária, como a do Skype, hoje responsável por 12% das chamadas internacionais no mundo (3,1 bilhões de minutos em 2009).
“Queríamos permitir que as pessoas fizessem ligações de graça ou quase de graça”, disse Niklas, que vendeu o Skype para o Ebay em 2005 por US$ 1,9 bilhões, mas ainda faz parte do conselho da empresa.
Não adianta seguir uma tendência, é preciso quebrá-la, segundo ele. “É esse tipo de ideia que procuramos. Queremos investir em coisas que não esperaríamos encontrar”, disse.
Os produtos da Apple são um exemplo para o sueco. O iPhone e o iPad criaram um mercado novo para aplicativos de telefones e tablets que praticamente não existia antes. “Obviamente é um negócio de sucesso, e isso é bom para eles, mas eu nunca procuraria investir agora em uma empresa que estivesse criando um produto concorrente do iPad. Ele já foi feito.”
Niklas, que lançou o Kazaa em 2001 aproveitando o fechamento do primeiro grande programa de compartilhamento de arquivos – o Napster -, não arrisca citar uma tendência que precise ser quebrada, mas acredita que as boas oportunidades podem surgir em serviços online voltados para o celular. “Costumávamos pensar na telefonia e na internet como coisas separadas. Hoje uma empresa que esteja criando um produto online precisa de todo jeito pensar em ter um lado voltado para o telefone”, disse.
Mas isso também é uma tendência hoje. Quem sabe a quarta grande ideia de Niklas não será quebrá-la com a ajuda de brasileiros?

‘Sem o Kazaa, não haveria Skype’
A experiência com o Kazaa fez Niklas Zennström perceber a importância de ter um modelo de negócios convincente para uma ideia ter sucesso.
E é essa o principal ensinamento que ele passou na palestra que fez no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo, no começo de maio.
O sueco, hoje investidor, contou que, apesar de imaginar um serviço para as gravadoras distribuírem música digital, elas não estavam preparadas para o modelo na época. “Nós não estávamos lucrando com o Kazaa, estávamos até perdendo dinheiro e ainda sofrendo processos na Justiça”, contou. Com o Joost, aconteceu algo parecido. Ele queria criar uma plataforma para assistir TV online. “Mas as emissoras preferiram trabalhar sozinhas.”
Mas foi a experiência que o levou a criar o Skype.
Como a equipe do Kazaa ficava em diversos países, os custos com as ligações eram muito altos. “Se não tivéssemos feito o Kazaa, não teríamos criado o Skype”, disse, exemplificando como os empreendedores e as empresas podem tirar uma chance de inovar diante das situações de crise ou depois de cometerem um erro. “É difícil encontrar exemplos de grandes empresas que nunca cometeram erros”, afirmou.
Mas mesmo com o projeto do Skype em andamento, Niklas passou um ano sem conseguir um investidor. “Conversamos com 36 investidores na Europa e ninguém queria apostar no Skype porque estavam procurando cópias de grandes empresas como Yahoo, Amazon e Ebay na época”, disse.
AS TRÊS CRIAS DE NIKLAS
Das três criações de Niklas, o Skype é a de maior sucesso. Mas o Kazaa e o Joost também fizeram história. O primeiro é usado no Brasil até hoje para baixar arquivos, mas sofre críticas por ter vírus e programas espiões. O Joost não deslanchou como esperado, em parte por causa da proliferação de downloads de programas de TV via torrent.
KAZAA: O programa de compartilhamento de arquivos ganhou espaço depois do fechamento do Napster.
SKYPE: Lançado em 2004, foi vendido para o Ebay no ano seguinte. Em 2009, o Ebay vende 70% do Skype para investidores.

JOOST
: Surgiu em 2007 e permitia assistir a canais de TV pela internet. Tem 67 milhões de visitantes por mês