terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia dos Namorados: 54% varejistas apostam em aumento do faturamento

por InfoMoney
Os empresários brasileiros estão otimistas com relação ao Dia dos Namorados, pois 54% acreditam que o faturamento irá aumentar este ano, em relação ao resultado obtido na mesma data do ano passado. De acordo com pesquisa de Perspectiva Empresarial, realizada pela Serasa entre os dias 10 e 17 de maio, 8% apostam em queda e 38%, na estabilidade.
Os dados divulgados nesta terça-feira (1) ainda mostram que a parcela dos otimistas é a mesma verificada para o Dia dos Namorados de 2008. E ainda que as perspectivas não sejam maiores que as verificadas para a Páscoa (quando 58% dos empresários apostavam em aumento) e para o Dia das Mães (60%), o otimismo está bem acima do verificado para a mesma data de 2009, quando apenas 30% apostavam em aumento do faturamento.
De acordo com o levantamento, a evolução do faturamento do varejo para a data deve ficar em torno de 4,2% frente ao ano passado. Segundo os analistas da Serasa, a expectativa de elevação dos juros, resultante do aperto monetário, pode influenciar a opinião dos varejistas, uma vez que o otimismo não é unânime.
Diferenças de opinião
Entre as grandes empresas do setor, 80% estão otimistas e aguardam crescimento no faturamento. Para se ter uma ideia, no ano passado, esse percentual era de apenas 39%. Já entre as pequenas, 51% apostam em uma alta. Por sua vez, nas médias empresas, a expectativa de 65% dos empreendedores é de alta no faturamento.
Na análise regional, as empresas das regiões Centro-Oeste (70%), Norte (68%) e Nordeste (65%) estão mais confiantes e esperam que o faturamento seja maior este ano. Já no Sul, 51% apostam no aumento do faturamento, ao passo que no Sudeste o percentual está em 50%.
Copa do Mundo
A pesquisa ainda mostra que os empresários não acreditam em impactos para o Dia dos Namorados por conta da abertura da Copa. Para 59% dos varejistas, o evento não impactará a data, ao passo que 41% acreditam que o evento mundial impactará as vendas.
De acordo com o levantamento, entre as empresas de grande porte, 51% dos empresários acreditam em impactos, ao passo que, entre as médias, 47% têm a mesma opinião, e 40% entre as empresas de pequeno porte acreditam em impactos.
Considerando as regiões, o Nordeste apresenta a maior parcela dos empresários que apostam que a abertura da Copa influenciará as vendas: 51% têm essa percepção. Caraúbas RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário