terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Personalidades mundiais que morreram em 2010



PARIS  - Seguem algumas das personalidades mundiais que morreram em 2010.
- 17 de janeiro: ERICH SEGAL, autor de "Love Story", ex-professor americano de literatura grega e latina em Harvard, Yale, Princeton e Oxford. Morreu em Londres aos 72 anos.
- 27 de janeiro: JEROME DAVID SALINGER, autor de "O Apanhador no Campo de Centeio", um dos 25 best-sellers da literatura americana, morreu aos 91 anos. Fugiu da fama e recluiu-se voluntariamente em sua residência em uma montanha de New Hampshire.
- 11 de fevereiro: ALEXANDER MCQUEEN, excêntrico designer de moda britânico que se enforcou aos 40 anos em Londres, às vésperas do enterro de sua mãe.
- 20 de fevereiro: ALEXANDER HAIG, ex-secretário de Estado do presidente americano Ronald Reagan e assessor dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford. Morreu aos 85 anos em Baltimore.
- 10 de abril: LECH KACZYZNSKI, presidente da Polônia (60 anos), e sua esposa Maria morreram em um acidente de avião, junto a outras 94 pessoas, quando realizavam o trajeto até Katyn para lembrar do massacre de 22 mil oficiais poloneses pela NKVD, a polícia política de Stalin em 1940.
- 13 de abril: WERNER SCHROETER, diretor de teatro e cinema alemão. Faleceu aos 65 anos em Kassel (oeste de Alemanha). Schroeter produziu pelo menos 80 peças de teatro e óperas e cerca de 30 filmes, entre eles "Nuit de chien".
- 21 de abril: JUAN ANTONIO SAMARANCH, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) durante 21 anos (1980-2001) faleceu em Barcelona aos 89 anos.
- 24 de abril: PAUL SCHAEFER, cabo nazista fundador da "Colônia Dignidade", um enclave de alemães no Chile onde ocorreram abusos sexuais contra crianças. Morreu aos 88 anos de idade no hospital da prisão onde cumpria sentença em Santiago.
- 29 de maio: DENNIS HOPPER, ator e diretor americano do clássico "Sem Destino". Morreu aos 74 anos em Los Angeles.
- 18 de junho: JOSÉ SARAMAGO, escritor português que se descrevia como "comunista libertário". Prêmio Nobel de literatura em 1998, morreu aos 87 anos na ilha espanhola de Lanzarote. Havia se instalado nas Ilhas Canárias após o escândalo provocado nos meios católicos portugueses por seu romance "O Evangelho segundo Jesus Cristo".
- 12 de julho: OLGA GUILLOT, cantora cubana conhecida como a "Rainha do Bolero", faleceu em Miami aos 87 anos.
- 28 de setembro: ARTHUR PENN, diretor americano de "Bonnie e Clyde" e "Pequeno Grande Homem", entre outros filmes. Morreu aos 88 anos em Nova York.
- 29 de setembro: TONY CURTIS, ator americano que atuou em mais de 100 filmes, conhecido tanto por sua boa aparência como por sua cumplicidade com Marilyn Monroe, sua companheira no filme "Quanto mais quente melhor". Morreu aos 85 anos de idade em sua casa perto de Las Vegas.
- 10 de outubro: JOAN SUTHERLAND, famosa soprano australiana, apelidada em italiano como "La Stupenda", morreu aos 83 anos em seu domicílio na Suíça. Era conhecida por sua voz clara, que cobria uma amplitude de notas raras e alcançava sem esforço os sons mais agudos.
- 14 de outubro: BENOÎT MANDELBROT, matemático franco-americano que explorou uma nova classe de formas matemáticas, as fractais. Morreu aos 85 anos em Cambridge, Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos).
- 27 de outubro: NÉSTOR KIRCHNER, ex-presidente argentino e líder do peronismo que construiu sua hegemonia política a partir dos escombros da pior crise econômica da história do país. Faleceu aos 60 anos de uma crise cardíaca quando se encontrava em El Calafate (Santa Cruz, sul) junto de sua mulher, a atual presidente da Argentina, Cristina Fernández Kirchner.
- 8 de novembro: EMILIO MASSERA, um dos maiores responsáveis por crimes contra a humanidade na última ditadura argentina (1976-1983). Morreu aos 85 anos em Buenos Aires. Havia sido declarado louco e inimputável pela Justiça argentina.
- 10 de novembro: DINO DE LAURENTIIS, que fez possível inúmeras grandes produções do cinema italiano, entre elas "A Estrada" e "Noites de Cabíria", de Federico Fellini, morreu em Los Angeles aos 91 anos de idade.
- 18 de novembro: ABRAHAM SERFATY, famoso opositor de esquerda ao regime do rei Hassan II, militante pela independência, judeu e antissionista, detido 17 anos no total no Marrocos. Morreu aos 84 anos.
- 29 de novembro: MARIO MONICELLI, diretor de cinema, maestro da comédia italiana que reuniu Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale em "I soli ignoti". Suicidou-se aos 95 anos, jogando-se pela janela do hospital San Giovanni de Roma, onde estava internado por causa de um câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário