quinta-feira, 21 de outubro de 2010

De AC/DC a Radiohead, conheça o significado dos nomes das bandas

  • Alguns nomes de bandas e artistas de música, ao menos inicialmente, não fazem o menor sentido nem para seus fãs mais ardorosos.
    Não costuma ser fácil descobrir a origem dos nomes de nossas grupos favoritos, mas por sorte alguns artistas resolvem matar a curiosidade do público com explicações mais específicas.
    Quem não sabia da origem do nome de Lady Gaga, por exemplo, descobriu recentemente que a inspiração veio do hit Radio Ga Ga, da banda Queen.

  •  AC/DC  - O nome da banda foi escolhido pela irmã mais nova de Malcolm e Angus Young, Margaret, que encontrou a sigla escrita em um aspirador de pó. O que o grupo de hard rock não sabia é que a sigla também pode significar bissexualidade. (Divulgação) AC/DC - O nome da banda foi escolhido pela irmã mais nova de Malcolm e Angus Young, Margaret, que encontrou a sigla escrita em um aspirador de pó. O que o grupo de hard rock não sabia é que a sigla também pode significar bissexualidade.

          AVENGED SEVENFOLD  - O nome da banda veio do verso da Bíblia que fala sobre a punição de Caim, que assassinou o irmão, Abel. "He who kills Cain shall suffer vengeance sevenfold", ou "aquele que matar Caim irá sofrer uma vingança sete vezes pior". (Getty Images) AVENGED SEVENFOLD - O nome da banda veio do verso da Bíblia que fala sobre a punição de Caim, que assassinou o irmão, Abel. "He who kills Cain shall suffer vengeance sevenfold", ou "aquele que matar Caim irá sofrer uma vingança sete vezes pior".

    •  YO LA TENGO  - É difícil conseguir ser mais criativo do que o Yo La Tengo na hora de batizar uma banda. O nome veio de uma história clássica do baseball americano: em 1962, o New York Mets contratou um jogador venezuelano que não falava inglês. No meio de um jogo, um dos jogadores avisou "I got it, I got it", mas Chacón não compreendeu e colidiu com ele. Ele então aprendeu a falar "Yo La Tengo!" para avisá-lo, mas a partir daí era o resto do time que não o compreendia... (Divulgação) YO LA TENGO - É difícil conseguir ser mais criativo do que o Yo La Tengo na hora de batizar uma banda. O nome veio de uma história clássica do baseball americano: em 1962, o New York Mets contratou um jogador venezuelano que não falava inglês. No meio de um jogo, um dos jogadores avisou "I got it, I got it", mas Chacón não compreendeu e colidiu com ele. Ele então aprendeu a falar "Yo La Tengo!" para avisá-lo, mas a partir daí era o resto do time que não o compreendia...

    •  !!!  - OK, é difícil inventar um nome criativo para uma banda, mas batizar o grupo com três exclamações (a pronúncia é Chk Chk Chk) já é um pouco demais, não? Segundo o cantor Nic Offer, os músicos estavam tentando inventar um nome para a banda quando o guitarrista Tyler Pope falou de um filme no qual tribos africanas batizavam as pessoas sempre com exclamações em seus nomes. (Divulgação) !!! - OK, é difícil inventar um nome criativo para uma banda, mas batizar o grupo com três exclamações (a pronúncia é Chk Chk Chk) já é um pouco demais, não? Segundo o cantor Nic Offer, os músicos estavam tentando inventar um nome para a banda quando o guitarrista Tyler Pope falou de um filme no qual tribos africanas batizavam as pessoas sempre com exclamações em seus nomes.

    •  BLACK EYED PEAS  - Black Eyed Peas é um tipo de feijão claro com um ponto preto no meio, típico da culinária do sul dos EUA. De acordo com Will.i.am, o nome foi escolhido porque ele considerava que o grupo é "o alimento das almas" dos integrantes. (Getty Images) BLACK EYED PEAS - Black Eyed Peas é um tipo de feijão claro com um ponto preto no meio, típico da culinária do sul dos EUA. De acordo com Will.i.am, o nome foi escolhido porque ele considerava que o grupo é "o alimento das almas" dos integrantes.

    •  HOLE  - Courtney Love batizou sua banda a partir de um verso do conto  Medea , de Eurípedes - "existe um buraco (hole) que deixa minha alma em agonia". (Divulgação) HOLE - Courtney Love batizou sua banda a partir de um verso do conto Medea, de Eurípedes - "existe um buraco (hole) que deixa minha alma em agonia".

    •  THE CHEMICAL BROTHERS  -  Tom Rowland e Ed Simons  começaram sua carreira com o nome The Dust Brothers, em homenagem à dupla de produtores homônima, famosa por uma parceria com o Beastie Boys. Quando o grupo resolveu brigar pelos direitos autorais, Rowland e Simons resolveram adotar o nome Chemical Brothers, em alusão a uma de suas músicas,  Chemical Beats . (Getty Images) THE CHEMICAL BROTHERS - Tom Rowland e Ed Simons começaram sua carreira com o nome The Dust Brothers, em homenagem à dupla de produtores homônima, famosa por uma parceria com o Beastie Boys. Quando o grupo resolveu brigar pelos direitos autorais, Rowland e Simons resolveram adotar o nome Chemical Brothers, em alusão a uma de suas músicas, Chemical Beats.

    •  CPM 22  - Nas palavras do guitarrista Luciano Garcia, a banda foi batizada assim porque a caixa postal aberta pelo grupo tinha o número 1022 - e como a banda já se intitulava CPM, ficou Caixa Postal Mil e Vinte e Dois. (Divulgação) CPM 22 - Nas palavras do guitarrista Luciano Garcia, a banda foi batizada assim porque a caixa postal aberta pelo grupo tinha o número 1022 - e como a banda já se intitulava CPM, ficou Caixa Postal Mil e Vinte e Dois.

    •  DAFT PUNK  - Senso de humor é isso aí: em vez de se estressar com uma crítica negativa, os cabeças do Daft Punk transformaram uma tiração de sarro em um nome perfeito para o grupo. Quando ainda se intitulavam Darlin, o som do então trio foi definido como "daft punk" (ou punk bobo, estúpido, chato) por um crítico da revista  Melody Maker . (Getty Images) DAFT PUNK - Senso de humor é isso aí: em vez de se estressar com uma crítica negativa, os cabeças do Daft Punk transformaram uma tiração de sarro em um nome perfeito para o grupo. Quando ainda se intitulavam Darlin, o som do então trio foi definido como "daft punk" (ou punk bobo, estúpido, chato) por um crítico da revista Melody Maker.

    •  DEPECHE MODE  - O grupo foi batizado a partir da revista francesa de moda  Dépêche Mode . Falando sobre a escolha,  Martin Gore  afirmou que escolheu este nome por gostar do significado "moda apressada". (Divulgação) DEPECHE MODE - O grupo foi batizado a partir da revista francesa de moda Dépêche Mode. Falando sobre a escolha, Martin Gore afirmou que escolheu este nome por gostar do significado "moda apressada".

    •  FLAMING LIPS  - O psicodélico e idiossincrático vocalista Wayne Coyne nunca deu uma explicação específica para o nome de sua banda, que literalmente significa "lábios flamejantes". Mas, em uma entrevista à revista  Spin , afirmou que o nome não tem nenhum significado importante. "Eu queria algo criativo, e daí ouvi falar de uma banda chamada Flaming Hands. A ideia partiu daí, mas nem sei como surgiu a decisão de usar o nome Flaming Lips". (Getty Images) FLAMING LIPS - O psicodélico e idiossincrático vocalista Wayne Coyne nunca deu uma explicação específica para o nome de sua banda, que literalmente significa "lábios flamejantes". Mas, em uma entrevista à revista Spin, afirmou que o nome não tem nenhum significado importante. "Eu queria algo criativo, e daí ouvi falar de uma banda chamada Flaming Hands. A ideia partiu daí, mas nem sei como surgiu a decisão de usar o nome Flaming Lips".

    •  FRANZ FERDINAND  - O nome da banda surgiu a partir do arquiduque austríaco Franz Ferdinand, cujo assassinato desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Basicamente o nome foi escolhido por causa de sua sonoridade, mas Paul Thomson brincou que a ambição do grupo era que eles ficassem tão famosos que as pessoas lembrariam apenas da banda Franz Ferdinand, e não do arquiduque. (Divulgação) FRANZ FERDINAND - O nome da banda surgiu a partir do arquiduque austríaco Franz Ferdinand, cujo assassinato desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Basicamente o nome foi escolhido por causa de sua sonoridade, mas Paul Thomson brincou que a ambição do grupo era que eles ficassem tão famosos que as pessoas lembrariam apenas da banda Franz Ferdinand, e não do arquiduque.

    •  CHROMEO  - O nome do duo sensual e cafajeste não poderia ter surgido de outra forma: "eu estava na cama depois de pegar uma ex-namorada e comecei a pensar no nome da nossa banda. Eu queria algo relacionado a uma música nossa chamada  Mercury Tears , e essa garota sugeriu usar Chromium. Na hora saquei que o nome tinha que ser Chromeo!", contou Dave One. (Divulgação) CHROMEO - O nome do duo sensual e cafajeste não poderia ter surgido de outra forma: "eu estava na cama depois de pegar uma ex-namorada e comecei a pensar no nome da nossa banda. Eu queria algo relacionado a uma música nossa chamada Mercury Tears, e essa garota sugeriu usar Chromium. Na hora saquei que o nome tinha que ser Chromeo!", contou Dave One.

    •  GREEN DAY  - A banda liderada por Billie Joe Armstrong não foi nem um pouco politicamente correta na hora de escolher seu nome: "green day" (dia verde) é gíria usada para um dia em que se fuma muita maconha. (Divulgação) GREEN DAY - A banda liderada por Billie Joe Armstrong não foi nem um pouco politicamente correta na hora de escolher seu nome: "green day" (dia verde) é gíria usada para um dia em que se fuma muita maconha.

    •  GUNS N' ROSES  - O nome do grupo é resultado da fusão da banda de Axl Rose e Izzy Stradlin,  Hollywood Rose , com o grupo de Tracii Guns,  L.A Guns . (Getty Images) GUNS N' ROSES - O nome do grupo é resultado da fusão da banda de Axl Rose e Izzy Stradlin, Hollywood Rose, com o grupo de Tracii Guns, L.A Guns. 

    •  HORI  - Segundo o vocalista  Fiuk , o nome da banda significa força e proteção em hebraico. Mas a escolha, de acordo com o astro teen, foi totalmente sem querer, já que só mais tarde o grupo descobriu o que Hori significava. E se fosse algo sacana, hein, Fiuk? (Divulgação) HORI - Segundo o vocalista Fiuk, o nome da banda significa força e proteção em hebraico. Mas a escolha, de acordo com o astro teen, foi totalmente sem querer, já que só mais tarde o grupo descobriu o que Hori significava. E se fosse algo sacana, hein, Fiuk?

    •  HOT CHIP  - Se os fãs esperavam por uma explicação extremamente significativa a respeito do nome da banda, vão ficar decepcionados. De acordo com Joe Goddard, o nome surgiu do nada: "Lembro de um dos nossos primeiros shows, eu e Alex Taylor tínhamos uns 15 anos. Nessa época, nem tínhamos escolhido um nome. Daí alguém da plateia perguntou como chamava a nossa banda, e respondi Hot Chip porque queria zoar e a imagem de uma batata quente parecia bem ridícula". Pois é - o nome da banda é uma piada interna (Divulgação) HOT CHIP - Se os fãs esperavam por uma explicação extremamente significativa a respeito do nome da banda, vão ficar decepcionados. De acordo com Joe Goddard, o nome surgiu do nada: "Lembro de um dos nossos primeiros shows, eu e Alex Taylor tínhamos uns 15 anos. Nessa época, nem tínhamos escolhido um nome. Daí alguém da plateia perguntou como chamava a nossa banda, e respondi Hot Chip porque queria zoar e a imagem de uma batata quente parecia bem ridícula". Pois é - o nome da banda é uma piada interna

    •  IRON MAIDEN  - O baixista Steve Harris afirmou que o nome veio do filme  O Homem da Máscara de Ferro , adaptação do folhetim escrito por Alexandre Dumas. "Donzela de ferro" também é nome de um instrumento de tortura medieval. (Getty Images) IRON MAIDEN - O baixista Steve Harris afirmou que o nome veio do filme O Homem da Máscara de Ferro, adaptação do folhetim escrito por Alexandre Dumas. "Donzela de ferro" também é nome de um instrumento de tortura medieval.

    •  N.E.R.D  - O grupo formado por  Pharrel Williams, Chad Hugo e Shay Haley  escolheu o nome N.E.R.D para simbolizar a frase  No One Ever Really Dies  ("ninguém morre de fato"). (Getty Images) N.E.R.D - O grupo formado por Pharrel Williams, Chad Hugo e Shay Haley escolheu o nome N.E.R.D para simbolizar a frase No One Ever Really Dies ("ninguém morre de fato").

    •  KINGS OF LEON  - Jared, Matthews, Caleb e Nathan batizaram a banda em homenagem a seu pai, Leon Followill. (Divulgação) KINGS OF LEON - Jared, Matthews, Caleb e Nathan batizaram a banda em homenagem a seu pai, Leon Followill.

    •  LINKIN PARK  - Antes da entrada do vocalista Chester Bennington, o grupo se chamava Xero, tendo mudado logo em seguida para Hybrid Theory (nome de seu álbum de estreia). O terceiro (e definitivo) nome foi Linkin Park, em homenagem ao parque Lincoln Park, em Santa Mônica. (Getty Images) LINKIN PARK - Antes da entrada do vocalista Chester Bennington, o grupo se chamava Xero, tendo mudado logo em seguida para Hybrid Theory (nome de seu álbum de estreia). O terceiro (e definitivo) nome foi Linkin Park, em homenagem ao parque Lincoln Park, em Santa Mônica.

    •  ENGENHEIROS DO HAWAII  - Em 1984, quando os integrantes estudavam arquitetura em Porto Alegre, o curso tinha uma rixa com os estudantes de engenharia. Para tirar sarro, eles criaram o termo "engenheiros do Hawaii", porque os estudantes de engenharia usavam bermudas de surfistas. (Reprodução) ENGENHEIROS DO HAWAII - Em 1984, quando os integrantes estudavam arquitetura em Porto Alegre, o curso tinha uma rixa com os estudantes de engenharia. Para tirar sarro, eles criaram o termo "engenheiros do Hawaii", porque os estudantes de engenharia usavam bermudas de surfistas.

    •  McFLY  - Os garotos do McFly escolheram uma referência ótima para o nome da banda: Tom Fletcher adotou "McFly" em homenagem ao personagem Martin McFly, da trilogia  De Volta Para o Futuro . (Getty Images) McFLY - Os garotos do McFly escolheram uma referência ótima para o nome da banda: Tom Fletcher adotou "McFly" em homenagem ao personagem Martin McFly, da trilogia De Volta Para o Futuro.

    •  MOS DEF  - Nascido Dante Terrell Smith, o rapper adotou o nome Mos Def, gíria usada para expressar força, convicção. (Getty Images) MOS DEF - Nascido Dante Terrell Smith, o rapper adotou o nome Mos Def, gíria usada para expressar força, convicção.

    •  MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU  - A história do nome da banda é curiosa: em seu site oficial, o grupo afirmou que o nome é uma homenagem a um capítulo desconhecido da história do Brasil, a Revolta do Acaju. Antes que a brincadeira fosse revelada, a tal "revolta" apareceu como tendo existido em muita matéria que não teve o cuidado de checar os fatos históricos. (Divulgação) MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU - A história do nome da banda é curiosa: em seu site oficial, o grupo afirmou que o nome é uma homenagem a um capítulo desconhecido da história do Brasil, a Revolta do Acaju. Antes que a brincadeira fosse revelada, a tal "revolta" apareceu como tendo existido em muita matéria que não teve o cuidado de checar os fatos históricos.

    •  SONIC YOUTH  - O grupo inventou o nome (que significa algo como "juventude sônica") juntando o apelido de  Fred "Sonic" Smith , do  MC5 , com o nome do MC jamaicano  Big Youth . (Divulgação) SONIC YOUTH - O grupo inventou o nome (que significa algo como "juventude sônica") juntando o apelido de Fred "Sonic" Smith, do MC5, com o nome do MC jamaicano Big Youth.

    •  NX ZERO  - Di Ferrero explica de onde surgiu o nome da banda: "a ideia veio da expressão Nexo Zero, porque a intenção era que fosse sem sentido, sem nexo". (Divulgação) NX ZERO - Di Ferrero explica de onde surgiu o nome da banda: "a ideia veio da expressão Nexo Zero, porque a intenção era que fosse sem sentido, sem nexo".

    •  PARAMORE  - O nome da banda liderada por Hayley Williams surgiu a partir do termo "paramour", que significa amor ilícito, proibido, normalmente usado em referência a um amante. (Getty Images) PARAMORE - O nome da banda liderada por Hayley Williams surgiu a partir do termo "paramour", que significa amor ilícito, proibido, normalmente usado em referência a um amante.

    •  PORTISHEAD  - A banda foi batizada em homenagem à pequena cidade de Portishead, em Somerset, Inglaterra, que fica perto de onde moravam os músicos Geoff Barrow e Beth Gibbons. (Divulgação) PORTISHEAD - A banda foi batizada em homenagem à pequena cidade de Portishead, em Somerset, Inglaterra, que fica perto de onde moravam os músicos Geoff Barrow e Beth Gibbons.

    •  PRODIGY  - O nome da banda veio do primeiro sintetizador do líder  Liam Howlett , o clássico Moog Prodigy. (Getty Images) PRODIGY - O nome da banda veio do primeiro sintetizador do líder Liam Howlett, o clássico Moog Prodigy.

    •  QUEENS OF THE STONE AGE  - O grupo liderado por Josh Homme iniciou sua carreira com o nome Gamma Ray, que é também o nome de uma banda de metal. Sob a ameaça de ser processado, o grupo mudou o nome seguindo sugestão de seu produtor, Chris Goss. Segundo Josh Homme, QOTSA é perfeito por simbolizar a sonoridade única da banda: "rock deve ser pesado o suficiente para os garotos e doce o suficiente para as garotas". (Getty Images) QUEENS OF THE STONE AGE - O grupo liderado por Josh Homme iniciou sua carreira com o nome Gamma Ray, que é também o nome de uma banda de metal. Sob a ameaça de ser processado, o grupo mudou o nome seguindo sugestão de seu produtor, Chris Goss. Segundo Josh Homme, QOTSA é perfeito por simbolizar a sonoridade única da banda: "rock deve ser pesado o suficiente para os garotos e doce o suficiente para as garotas".

    •  RADIOHEAD  - O grupo de Thom Yorke adotou este nome em homenagem à música  Radio Head , do grupo  Talking Heads . (Divulgação) RADIOHEAD - O grupo de Thom Yorke adotou este nome em homenagem à música Radio Head, do grupo Talking Heads.

    •  ROLLING STONES  - De acordo com  Brian Jones , o nome da banda é uma homenagem a  Muddy Waters , que lançou em 1948 o single  Rollin' Stone  ("pedra que rola"). A mesma música de Waters também influenciou a canção  Like a Rolling Stone , de  Bob Dylan . (Divulgação) ROLLING STONES - De acordo com Brian Jones, o nome da banda é uma homenagem a Muddy Waters, que lançou em 1948 o single Rollin' Stone ("pedra que rola"). A mesma música de Waters também influenciou a canção Like a Rolling Stone, de Bob Dylan.

    •  SCISSOR SISTERS  - Ana Matronic afirmou que o nome, escolhido por Jake Shears, significa uma posição sexual na qual duas mulheres entrelaçam as pernas uma na outra. (Getty Images) SCISSOR SISTERS - Ana Matronic afirmou que o nome, escolhido por Jake Shears, significa uma posição sexual na qual duas mulheres entrelaçam as pernas uma na outra.

    •  SIMIAN MOBILE DISCO  - Inicialmente intitulado Simian, o grupo criou seu outro nome quando começou a soltar faixas autorais. "A gravadora exigiu que inventássemos um nome para um remix, e queríamos algo bem engraçado e estúpido. 'Mobile Disco' lembra DJs carecas, suados e velhos que tocam em casamentos. A conotação é completamente negativa e achamos engraçado na época...", afirmou James Ford, uma das metades do projeto. (Divulgação) SIMIAN MOBILE DISCO - Inicialmente intitulado Simian, o grupo criou seu outro nome quando começou a soltar faixas autorais. "A gravadora exigiu que inventássemos um nome para um remix, e queríamos algo bem engraçado e estúpido. 'Mobile Disco' lembra DJs carecas, suados e velhos que tocam em casamentos. A conotação é completamente negativa e achamos engraçado na época...", afirmou James Ford, uma das metades do projeto.
    • Por Lady A

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário