domingo, 10 de outubro de 2010

Maurice Allais, Nobel de Economia em 1988, morre aos 99 anos

Ele é autor de teorias sobre decisões a serem tomadas em situações de incerteza econômica



Allais morreu ontem, deixando um legado composto por mais de cem de títulos

Paris - O francês Maurice Allais, Prêmio Nobel de Economia em 1988 por seus estudos das teorias de mercado e a utilização eficiente dos recursos, faleceu aos 99 anos de idade em sua residência nos arredores de Paris, informou hoje a imprensa local.
Nascido no seio de uma humilde família de comerciantes em Paris em 1911, Allais morreu ontem, deixando um legado composto por mais de cem de títulos.

Ele é autor de teorias sobre decisões a serem tomadas em situações de incerteza econômica. Além disso, demonstrou como se produzem comportamentos racionais na economia em tempos de crise.
Graças a seus estudos sobre a crise de 1929, Allais, que se definia como "liberal socialista", foi um dos poucos economistas que predisse o "crash" das bolsas em 1987.
Órfão de pai aos seis anos, Allais estudou em escolas parisienses antes de entrar na Escola Politécnica, de 1931 a 1933, onde obteve o título de engenheiro de minas.
Mais tarde ingressou na Escola Nacional Superior de Minas, onde terminou seus estudos em 1936, antes de fazer doutorado na Universidade de Paris.
Sua orientação para a economia aconteceu após uma viagem aos Estados Unidosem 1932, em plena depressão após a crise de 1929, que o motivou a estudar suas causas e tentar buscar uma solução.
Ao longo de sua carreira, Allais foi chefe da seção econômica da Escola Nacional Superior de Minas de Paris e professor de economia no instituto de estatística da Universidade de Paris, além de diretor de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), e diretor do Centro de Análise Econômica da França.
O corpo de Allais - único francês agraciado com o prêmio Nobel de Economia - será sepultado em Paris no próximo dia 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário