Raúl Bustos Ibáñez, de 40 anos, começou a trabalhar em San José após deixar cidade atingida por terremoto de 27 de fevereiro
O chileno Raúl Bustos Ibáñez, de 40 anos, foi o 30º mineiro resgatado nesta quarta-feira da jazida San José, no norte do Chile.
Engenheiro hidráulico, Ibáñez começou a trabalhar na mina após deixar a cidade de Talcahuano depois do terremoto que atingiu o Chile em 27 de fevereiro. Na jazida, ele organizava o sistema de suprimento de água.
Agora só faltam ser retirados três mineiros do local para que a operação se encerre de maneira bem-sucedida. A rapidez com que os resgates estão sendo feitos surpreendeu até mesmo as autoridades chilenas, que até a terça-feira chegaram a anunciar que a operação poderia durar até 48 horas.
Segundo autoridades, o processo foi acelerado porque não houve as complicações previstas com a fibra ótica que faz a comunicação com o interior da mina e porque cada ciclo - de descida da cápsula e subida com os mineiros - está levando cerca de 45 minutos, em vez da uma hora planejada anteriormente.
Por Grii Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário