domingo, 8 de agosto de 2010

Para quem sonha e faz

O pioneirismo na adoção de programas de responsabilidade social e a antecipação de tendências fizeram da rede Pague Menos a líder no disputado mercado nacional do varejo farmacêutico. Em 2009 a empresa tornou-se uma das poucas varejistas do País a possuir lojas em todos os 26 estados, além do Distrito Federal. No mesmo período a popularidade da farmácia cearense atingiu as nuvens, com a consolidação de nada menos que 340 lojas, distribuídas por 100 municípios. Isso representa um atendimento mensal de 5,5 milhões de clientes, em um incremento anual de 20% no faturamento, que beirou os R$ 2 bilhões no ano passado.


À frente desse império empresarial está o cearense Francisco Deusmar de Queirós, um exemplo de empreendedor brasileiro que não mediu esforços para chegar ao topo. Nascido em 1947 na pequena cidade de Amontoada, no interior cearense, Deusmar começou cedo, aos oito anos de idade, ajudando o pai em uma pequena mercearia, logo depois da família se mudar para Fortaleza. A partir daí não parou mais. Graduou-se em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade Federal do Ceará, foi professor universitário e coordenador do curso de Economia. Ao mesmo tempo, colocava em prática toda a teoria que repassava aos alunos. “A persistência em conciliar estudos e vocação comercial sempre acompanhou minha trajetória”, reconhece o empreendedor.


Depois da experiência universitária, Deusmar partiu para o mercado financeiro, onde foi o responsável pela organização da área de operações da Bolsa de Valores regional. Criou a PAX Corretora de Valores, que se tornou a maior do Brasil na sua área de atuação. Mas o sucesso ainda era pouco para as pretensões do empreendedor cearense. Em 1981 foi para os Estados Unidos, onde se especializou na Bolsa de Valores de Nova York e aprimorou seus conhecimentos de gerenciamento na Universidade da Flórida.


De volta ao Brasil, já com seu primeiro milhão de dólares, deu início ao império das farmácias Pague Menos, inaugurando a matriz na periferia de Fortaleza. A década seguinte encontraria Deusmar Queirós empenhado em consolidar seu conceito de farmácia popular e inovadora, em uma expansão que aos poucos ganhou todo o mercado nordestino. Com o foco na inovação, e sempre à frente da concorrência, a rede de farmácias cearense brigou na Justiça pela condição de incorporar o conceito de drugstore em suas lojas, conseguindo o direito de vender conveniência, produtos de beleza, higiene pessoal e objetos de uso diário. Ganhou a batalha e abriu um diferencial que impulsionou a rede nos anos 1990.


Mas os planos de expansão do empreendedor cearense não pararam por aí. A chegada da Pague Menos a São Paulo abriu as portas do País. Durante esse período, além das farmácias, Deusmar consolidou um grupo empresarial que atua em setores tão diversos como o químico, bancário e de comunicação. Só neste ano a rede cearense planeja crescer mais 20% e chegar à marca de 400 lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário