sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Carros na tomada

Portugal sai na frente e cria uma rede com 300 postos de abastecimento para veículos movidos a eletricidade

Enquanto a indústria automotiva ainda está na corrida para projetar carros elétricos, uma das maiores preocupações é com o abastecimento. Alguns países saíram na frente, como Dinamarca e Israel, mas nenhum chegou tão longe quanto Portugal. Até o fim deste ano, o país terá 300 postos de abastecimento para veículos movidos a eletricidade. Em 2011, serão 1,3 mil pontos, abrangendo todo o país, segundo o plano Rede Nacional de Mobilidade Elétrica. Os pontos serão instalados em shoppings, hotéis, estacionamentos e nos postos de gasolina das rodovias. “Portugal é o líder global de energias renováveis”, diz o primeiro-ministro, José Sócrates. “Queremos também ser os pioneiros em mobilidade com emissão zero.”
O sistema será self-service e o pagamento, feito com um cartão pré-pago, do qual será descontado o valor do carregamento e uma taxa de serviço. São dois os tipos de recarga. A mais completa, feita à noite, numa operação de seis a oito horas. E a rápida, de 20 minutos, que dá menos autonomia ao veículo.
O plano começa a atrair as montadoras. A Renault Nissan, que em 2012 começa a vender seu primeiro veículo elétrico em massa no país, investirá 250 milhões de euros numa nova planta em Portugal, para fazer baterias. Estima-se que para deixar o país preparado para a nova frota de carros elétricos serão criados 20 mil novos postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário