terça-feira, 24 de agosto de 2010

TAM terá Ivete Sangalo como comissária de bordo em campanha

Garota-propaganda da marca, cantora aparecerá de surpresa em voo regular
A Ivete é elástica. Ela fala para todas as classes sem desmerecer ninguém, diz Manoela Amaro
 
A TAM, companhia que será a primeira das Américas com o sistema de conectividade durante os voos, terá Ivete Sangalo como garota-propaganda.
Manoela Amaro, diretora de marketing da empresa, dá detalhes sobre a fusão com a Lan, além de explicar a ação em que a cantora será comissária de um voo regular da companhia.
Com a criação da holding Latam, resultado de fusão entre TAM e Lan, como ficará a comunicação das marcas?
Manoela Amaro - A gente só vai poder falar disso depois do acordo melhor desenvolvido. A gente está em uma fase muito burocrática, de acertos e formalizações junto ao governo. A gente ainda não entrou no dia-a-dia das empresas.
Já há um calendário? Haverá campanha para anunciar a novidade?
Manoela Amaro - Não há um calendário. Provavelmente haverá uma comunicação publicitária, mas isso está começando a ser planejado. A agência será a Y&R.
Como considera que ficará o mercado de aviação brasileiro após a fusão?
Manoela Amaro - Eu acho que é muito positivo para o passageiro, que ganha uma malha muito mais coberta. Há ganho também de excelência, porque as duas empresas já se destacavam muito na aviação mundial, sempre tiveram uma proposta de valor diferenciada. Acho que o mercado tende a crescer, a concorrência vai ficar mais acirrada, mas também a gente está muito mais preparado para competir. Com essa situação de “céus abertos”, a América do Sul tem um player à altura dos maiores players do mundo para poder competir em pé de igualdade. 
Há espaço para novas companhias?
Manoela Amaro - Acho que sim, mas depende muito da proposta de valor. Todo mundo quer chegar e quer voar para Rio, Curitiba, aí é complicado. Ninguém voa para os destinos mais regionais, e acaba que essa área não se desenvolve no Brasil.
Há quanto tempo durou a negociação e como a possibilidade da fusão guiou o planejamento de marketing?
Manoela Amaro - Guiou zero. Não teve nenhum briefing em relação às ações de marketing. As ações de marketing são totalmente desenhadas com objetivo de embasar o plano de negócios da TAM Linhas Aéreas. Esse planejamento é feito anualmente. A gente já está em fase de criação e desenvolvimento do planejamento de marketing de 2011, isso é aprovado em meados de outubro.
Haverá incremento nos investimentos de marketing proporcionado pela sinergia?
Manoela Amaro - A ideia é que nada aumente e sim diminua com a sinergia entre custos. Caraúbas

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