quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sobre o comportamento empreendedor


Por meio de uma videoconferência pela internet, com a participação de cerca de 220 pessoas, o gerente de atendimento do Sebrae, Enio Pinto, falou sobre empreendedorismo nas micro e pequenas empresas, abordando o amadorismo empresarial, oportunidades e o comportamento empreendedor.
Enio cita um tripé comum a pessoas e empresas competentes: conhecimento, habilidade e atitude. Para ele, a vida é 10% daquilo que acontece com você e 50% de como você lida com isso. É o comportamento. “Durante muitos anos, acreditava-se que ou se nascia empreendedor ou não. Era possível ensinar técnicas de gestão, mas não comportamento empreendedor. Esse conceito mudou e atualmente temos ótimas ferramentas que ajudam na mudança do comportamento.”
Um dos primeiros passos para quem está interessado em empreender por oportunidade, explica Enio, é identificar o que você faz bem, melhor do que os outros. E também o que lhe dá prazer, o chamado ócio. Se você conseguir aliar isso a uma necessidade do mercado, você encontrou a sua vocação empreendedora.
Enio terminou a videoconferência listando 10 características do comportamento empreendedor:
1. Indivíduo de vida dupla (virtual e real)
2. Focado no Ser. O Ter é consequência
3. Multi-especialista
4. Sonhador (sonhos acordados) – movido por metas
5. Antena ligada em novas oportunidades
6. A serviço da diferenciação pela inovação
7. Aventureiro – correndo riscos calculados
8. Curiosidade intelectual
9. Velocista – a velocidade da resposta é tão importante quanto à qualidade da resposta
10. Mais do que envolvido, comprometido Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário