quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gmail permitirá fazer chamada para telefone

Recurso será liberado nos próximos dias, inicialmente para usuários dos Estados Unidos
  Recurso será liberado nos próximos dias, inicialmente para usuários dos Estados Unidos

Em 2004, o Gmail surgiu como um serviço de webmail do Google. Um ano depois, passou a agregar uma janela de chat, para conversas instantâneas. Em 2008, um plugin passou a permitir conversas em vídeo e voz direto da mesma página. Nos próximos dias, o usuários poderão fazer ligações para telefones fixos e celulares a partir do Gmail, sem que o interlocutor precise ter cadastro no serviço ou estar conectado à internet.
A novidade começará a ser disponibilizada a usuários dos Estados Unidos a partir dos próximos dias e o Google ainda não dá uma previsão de quando o serviço estará disponível para o restante do mundo. O novo recurso concorrerá diretamente com aplicativos com o Skype, que pertence ao eBay, e o engenheiro de software do Google Robin Schriebman ressalta que a equipe "trabalhou duro para fazer as tarifas realmente baratas". Ligações para qualquer linha que opere nos Estados Unidos ou no Canadá serão gratuitas até o fim do ano. E no caso de chamadas feitas telefones fixos do Brasil, por exemplo, as taxas variam de US$ 0,02 a US$ 0,04.
No caso das ligações cobradas, o usuário precisará ter uma conta no serviço Google Voice e créditos disponíveis. O Google Voice, que ainda não está disponível para usuários brasileiros, é um aplicativo que, além de permitir chamadas, identifica o usuário com um número de telefone por meio do qual é possível também receber ligações direto do computador.
No caso do serviço de chamadas pelo Gmail, o usuário também poderá vincular sua conta do Google Voice, podendo, assim, também receber ligações dentro do webmail.
O serviço será liberado aos poucos entre os norte-americanos, que poderão identificar se já tem o recurso disponível na janela de chat do Gmail. Um botão "Call phone" (chamar telefone" aparecerá no topo da lista de contatos.
 Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário