domingo, 25 de julho de 2010

Coreia do Norte ameaça Seul e EUA com bomba atômica

Pyongyang ameaça dar resposta nuclear a exercícios de Seul e Washington
 
Seul - O Governo da Coreia do Norte ameaçou utilizar seu poder nuclear em uma "guerra santa" contra o desdobramento militar em massa previsto a partir deste domingo para o Mar do Japão (Mar do Leste) por Estados Unidos e Coreia do Sul.
Os dois aliados realizarão quatro dias de manobras aéreas e navais lideradas pelo porta-aviões nuclear americano "George Washington", com participação de 20 navios de guerra, 200 caças de combate e 8 mil soldados.
Apesar de insistirem em seu caráter defensivo, Washington e Seul confessam que o objetivo desses exercícios militares é enviar uma "mensagem dissuasória" ao regime de Kim Jong-il após o afundamento em março do navio de guerra sul-coreano "Cheonan", em incidente que causou 46 mortes.
As manobras, cuja data foi anunciada esta semana, tinham sido planejadas pouco depois que uma investigação internacional financiada por Seul concluiu em maio que o naufrágio, ocorrido perto da fronteira marítima entre as duas Coreias, foi obra de um ataque norte-coreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário