quinta-feira, 13 de maio de 2010

Saiba o que vestir para cada tipo de trabalho


No expediente

por Rosana Sperandéo, colunista ONNE

São Paulo, maio de 2010 - Ontem almocei com a minha irmã advogada e uma amiga nossa, dona de pet shop. Minha irmã vestia terninho cinza com camisa azul, eu estava de blazer boyfriend sobre um vestido retrô e minha amiga transbordava o conforto do básico look camiseta + jeans + tênis. Nós três (a careta, a fashionista e a despojada) éramos o melhor exemplo de como diferentes profissões pedem roupas tão distintas.


Entenda o que são e que tipo de roupa pedem os ambientes de trabalho
casual, formal e informal:
(Foto: Divulgação das marcas Huis Clos, Cori e Victoria's Secret)

Trabalho casual: é a minha amiga, dona do petshop. Conforto e praticidade são tudo o que se extrai do guarda-roupa dela, traduzidos em camisetas, jeans, malhas, tênis ou sandálias sem salto. Para lavar cachorros, arrumar estantes de produtos ou segurar seus clientes peludos no colo, é tudo o que ela precisa.

Trabalho formal: pense na minha irmã. Seu guarda-roupa do dia a dia inclui peças comportadas e conservadoras, como terninhos, tailleurs, calças e camisas sociais, de cores neutras ou sóbrias. A desvantagem: é careta. A vantagem: não dá para ousar muito com roupas clássicas, portanto a margem de erro na hora de montar os looks é menor. Basta não se encantar com um terninho justo verde-maçã, ou com uma camisa estampada em vermelho e laranja que está tudo bem.

Trabalho informal:
sou eu! Que delícia poder usar roupas do meu gosto, expressar meu jeito de ser, pensar e vestir. Mas quando há espaço para a criatividade é que a coisa pega - e muita gente ou não entende o que é a roupa certa para um ambiente de trabalho informal e erra feio nos modelitos. Em regras gerais, não é moletom, tênis de praticar esporte, legging, ou outras "roupitchas" de ficar em casa. Aqui, a aposta certeira é combinar jeans com camisas; camisetas com calças sociais; vestidos com jaquetas ou blazers.
(Foto: Divulgação catálogo Armani)

Algumas regrinhas são válidas para todo e qualquer ambiente de trabalho:


1) Seja qual for o perfil da empresa onde trabalha (e isso vale para autônomos também), estão vetadas roupas curtas, justas, transparentes e decotadas. Elas podem até fazer bonito na balada, mas no trabalho, não. Mesmo que o seu chefe seja um gato, nada de barriga de fora. Impressione-o pela sua eficiência, pois nos dotes físicos ele certamente já reparou.

2) Calça jeans é curinga
e pode, e deve, ser usada até pela minha irmã advogada (na sexta-feira). O jeans só não pode ter lavagem manchada, rasgos ou bordados exagerados.
3) Sapatos são um caso à parte: tênis de ir à academia não é sapato de trabalho, nem sandália altíssima, de salto finíssimo, que dói o pé só de olhar. Opte pelo meio-termo – sapatênis ou tênis mais discretos, sandálias de saltos mais grossos ou um pouco mais baixas.

4) Sua roupa precisa estar limpa, bem-passada e em bom estado, sempre.

5) Isso vale para você também. Cabelo limpo, pele bem cuidada e boca com hálito bom e dentes bem cuidados são fundamentais.

6) Você não precisa estar na moda e suas roupas não precisam ser novas, mas devem cair bem em seu tipo de corpo. Use o bom-senso. E o espelho, que sempre diz a verdade.

7) Tatuagem, piercing, cabelo roxo – e aí? Os tempos mudaram. Hoje em países como a Inglaterra dá para entrar em no banco para conversar com o gerente e ele ter cabelo moicano verde. Mas isso vai depender de empresa para empresa. Continue usando o bom-senso.

8) Dúvidas? veja como outros profissionais se vestem, principalmente sua/seu chefe.

9) Um profissional bem-vestido causa boa-impressão e conta pontos na hora da promoção. Afinal, empresas querem ser bem representadas.
Caraúbas RN

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