sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Eminem se apresenta nesta sexta em São Paulo; relembre suas maiores polêmicas

Num meio famoso pela polêmica, o hip hop, ele consegue ser o mais controverso de todos. Marshall Bruce Mathers III, mais conhecido como Eminem, se apresenta pela primeira vez no Brasil nesta sexta (5).

O show é a principal atração do festival F1 Rocks, que acontece no Hipódromo do Jockey Club de São Paulo. Antes de Eminem sobem ao palco o grupo N.E.R.D. e o brasileiro Marcelo D2.

Eminem chega ao Brasil com a turnê de seu bem sucedido novo álbum, Recovery. Após amargar fracasso de público e crítica com seu disco anterior, Relapse, o rapper conseguiu se reerguer e emplacou um dos singles de seu novo álbum, Love The Way You Lie (parceria com Rihanna), no topo das paradas de vários países.

Os ingressos para a pista vip e as arquibancadas já estão esgotados. As entradas estão disponíveis no Ingresso.com


Polêmica é o que não falta na carreira de EMINEM. O rapper, nascido Marshall Bruce Mathers III, teve uma infância difícil após ter sido abandonado pelo pai quando era bebê. Mesmo se tornando o rapper mais bem-sucedido dos EUA, Eminem enfrentou fortes crises de depressão e várias tentativas de suicídio. Segundo disse em entrevistas a música funcionou como uma válvula de escape para a violência de seus pensamentos.

Sua vida morando apenas com a mãe não foi fácil. Em várias de suas letras o rapper a acusa de ser drogada, louca e descontrolada. Revoltada, a mãe do rapper chegou a pedir 10 milhões de dólares de indenização por calúnia. Nem assim o rapper deixou de alimentar a polêmica e continuou a escrever sobre a mãe em suas letras.

Para conseguir lidar com seu temperamento difícil, Eminem criou o alter ego Slim Shady, que deu nome ao seu segundo álbum, de 1999. E ele não economizou na hora de descrever seu lado mais perverso, com letras explicitamente misóginas, homofóbicas e racistas.

Na faixa The Real Slim Shady, do álbum The Marshall Mathers LP, de 2000, Eminem disparou sua metralhadora de ofensas contra várias celebridades: Pamela Anderson, Tommy Lee Jones, Britney Spears, o grupo N'Sync e Christina Aguilera.

A treta com Christina Aguilera ficou famosa. Eminem não gostou quando Christina disse que ele era "bonitinho, mas casado" e rebate com uma patada violenta. Na letra de The Real Slim Shady, ele a acusa de ter feito sexo oral com Fred Durst e o VJ Carson Daly. A cantora devolveu com uma paródia intitulada Shut Up Eminem.

Na música No One's Iller Than Me, do álbum The Slim Shady, Eminem carrega na misoginia e flerta com a pedofilia. "Minha garota me deu um tiro nas costas, a vagabunda, porque descobriu que eu estava pegando a sobrinha dela de dez anos de idade". Na música Kill You, ele dispara: "sua escrota, você acha que eu não vou estrangular uma vagabunda como você, mas daí você se distrai e suas cordas vocais simplesmente não estão mais na sua garganta".

Na famosa Guilty Conscience, de 99, o rapper tem um embate com sua consciência, interpretada por seu produtor Dr.Dre. Enquanto Eminem quer estuprar e assassinar, sua consciência tenta detê-lo - até que cede a seus desejos primários e ajuda Eminem a exterminar quem fica em seu caminho.

Na música Criminal, de 2000, o rapper disparou agressivamente contra os homossexuais, perguntando: "Calças ou vestidos - você odeia bichas? A resposta é sim".

Em 2001, o rapper foi condenado a dois anos de prisão por porte ilegal de armas. Após comparecer ao tribunal, Eminem conseguiu fazer as pazes com a opinião pública e convencer que estava apto a cumprir a pena em regime condicional.

Rolou tensão forte entre Eminem e o DJ e produtor de música eletrônica Moby. Começou quando Moby "ousou" criticar a homofobia, misoginia e violência das letras do rapper. Eminem o descreveu como "um careca veado de 36 anos", enfatizou que "odeia techno" e ainda acusou Moby de tê-lo vaiado na hora em que foi receber um prêmio no VMA de 2002.

Em seu álbum de 2004, Encore, Eminem pegou pesado com Michael Jackson no videoclipe de Just Lose It. O músico tirou sarro das acusações de pedofilia, dos rumores sobre cirurgia plástica e do horrível acidente sofrido por MJ em 1984, quando seu couro cabeludo pegou fogo durante as gravações de um comercial da Pepsi.

Na música Mosh, lançada às vésperas da eleição americana de 2004, o rapper manda o então presidente George W. Bush "se fuder", afirmando que dependia apenas dele a decisão de trazer as tropas americanas de volta para casa

Mas a violência do cantor também se voltou para alvos mais específicos - sua então esposa, Kimberly Scott, era uma das vítimas. A relação amor/ódio do casal foi explorada em minúcias na canção Kim, na qual o rapper chega a matá-la. "Você não entende, sua vagabunda, que ninguém pode escutar seus gritos? Então cale a boca e se prepare para o que vou fazer com você. Supostamente você devia me amar, mas isso não aconteceu. AGORA, VADIA, QUERO VER VOCÊ SANGRAR!"

Um alvo recente de Eminem foi a cantora Mariah Carey. Alegando que eles tiveram um caso por seis meses, o rapper disse na música Bagpipes of Baghdad (do álbum Relapse) que ele iria tomá-la do marido, o ator e músico Nick Cannon, chamado de "otário". Mariah compôs a música Obsessed em resposta, chamando o rapper de "iludido e louco".

A carreira de Eminem sempre foi marcada pelo abuso de drogas, de todos os tipos. Segundo o próprio rapper afirmou em entrevistas, a pior overdose que sofreu foi de metadona, há alguns anos atrás. Eminem chegou até a afirmar que seu álbum de 2009, Relapse, foi um fracasso porque ele não conseguia se concentrar na hora de compor, de tão drogado.

Após amargar fracasso de público e crítica com Relapse, o rapper retornou aos holofotes com Recovery, de 2010. O álbum ficou em primeiro lugar por semanas nas paradas do Reino Unido e dos EUA, e seu single em parceria com RihannaLove The Way You Lie foi uma das faixas mais vendidas do ano. Pelo jeito, a época das letras polêmicas e dos insultos gratuitos ficou para trás, já que o novo álbum do rapper é bem mais ameno do que seus trabalhos anteriores.
por lady

30 comentários:

  1. O Emimem é um idiota o cara canta musica de negro e é RACISTA esse cara é maluco.

    Não sei como as pessoas dão espaço para um lunatico como esse FORA TAMBEM QUE AS MUSICAS DELE SÃO PESSIMAS E ELE É UM PESSIMO CANTOR.

    ResponderExcluir
  2. Ao cara do comentario a cima....................... AAAAAAAAAA VÁ ESCUTAR JUSTIN BIEBER!

    ResponderExcluir
  3. O Emimem é um idiota o cara canta musica de negro e é RACISTA esse cara é maluco.²

    ResponderExcluir
  4. Emimem eh o cú de vcs suas manés... Quem escreve esse tipo de comentário criticando o kra só pode ser uma Bicha. Se vcs vivessem metade do que ele viveu iam entender o que ele fala seus putos.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo assim. Não há motivos no mundo que justifiquem agressões morais a qualquer ser humano. Respeito acima de tudo. O problema é q nos dias de hoje, letras pesadas , como do Eminem , vendem. Se o nosso querido cantor rapper tem problemas pessoais, que resolva ele prá lá...eu não tenho nada a ver com isso, e acredito que o restante das pessoas (fãs) também não tem.

    ResponderExcluir
  6. ele é um merda. se tem problemas que vá se tratar...
    apologia à violência, homofobia, racismo, quem ele pensa que é?!

    MORRA.

    ResponderExcluir
  7. va´se fo... meu o cara é o que tantos finge que não é /pelo menos o cara é verdadeiro e esses bichas idiotas que acha que o mundo e um mar de rosa mo vacilo/ egoismo total pior especie que tem é nois mesmos tamo seno erradicado acabamo comn o nosso mundo / quem somos nos?

    ResponderExcluir
  8. enqanto voces,ficam criticando,odiando o eminem,ele esta fazendo dinheiro com tudo q ele faz,coisa q voces nem conseguem fazer..
    cambada de desocupados

    ResponderExcluir
  9. Se for analisar, ele faz um RAP bem critico e cheio de opiniÕes deles. O que é dificil de aceitar hoje em dia, opinião dos outros é tudo preconceito.
    E no outro lado, é o mais perto do RAP que a gente pode chegar de um gringo.
    Lil Wayne, 50 Cent, sei lá mais o que. É o RAP sertanejo, so fala de putaria e dinheiro....

    ResponderExcluir
  10. tem umas pessoas que comentam só bosta... quem disse que racismo é só contra negros??????? eminem é foda...

    ResponderExcluir
  11. BANDO DE IDIOTAS RACISMO, MAS NÃO CONTRA OS NEGROS SIM COM ESSE BANDO DE VIADOS

    ResponderExcluir
  12. EMINEM É FODA, pra falar mal dele tem que saber tudo o que ele passou, tudo o que ele ja sofreu, e o que a vadia da kim e a mariah fizeram com ele, porra, VÃO SE FUDER E ESCUTAR JUSTIN BIEBER!
    escuta TODAS as letras. proucure saber um pouco mais da historia dele, e pensa se tem alguma coisa pra criticar! Cada um tem sua opniao sobre o mundo e os famosos, ele tem a dele, quem gosto "ótimo" que nao gostou "foda-se"

    ResponderExcluir
  13. porra a real é o seguinte
    o cara tem umas musicas do caralhoo e canta pra cacete com uma batida irada!
    acho ridiculo ele ser homofobico, chinga uma galera nas letras e tudo isso.
    ele podia muito bem se tratar
    mias as novas letras dele como "Not Afraid" ele cita os filhos e a responsabilidade como pai.
    vai ve o cara acordo pra vida e se toco dos seus erros
    mais a reeal é, o cara é foda e eu pago pal pra ele!

    ResponderExcluir
  14. o foda é essas bixinha q curte restart e vem fala mal dos milhões de ídolos q o eminem possui no mundo... desde que começou a carreira musical dele, restart acabo ja. essas bandinha escrota ai nao presta se prestasse ficaria no sucesso pelo menos a metade do tempo q o eminem ta

    ResponderExcluir
  15. Eminem simplesmente FODA ~~

    ele DESTRUIU GERAL ... to no aguardo contra a musica contra o Bieber :) quero muito :)

    além de ser foda, é homofobico(como eu). é isso ae ... dps nego vai falar qe é modinha o cara tá na antiga já falando mal de geral de britney spear à maraia carey (y)

    ResponderExcluir
  16. é um bando de otario quem da moral pra esse merda de eminem o cara só tem opinão de merda.porra mal de brasileiro é engolir tudo isso parecendo uma putinha de como eminem gosta de agredir nas suas musicas.ouve rap nacional tem muita coisa boa muito rapper inteligente muito cara que ta na luta não no bem e bom como esse eminem de merda.chupadores de americanos
    vai se fuder olha pra sua realidade para de pagar pal pra esses otarios

    ResponderExcluir
  17. Se não tiver o que falar, não fala, o Eminem é foda seus viadinhos da nova geração coloridinha e emo, o que voces escutam não é musica de verdade bando de filho da puta

    ResponderExcluir
  18. Aff,duvido que o cara que falou que o Eminem é homofóbico dá bola pra viado, quero ver se uma bixa dar em cima de você ! vai fazer o que ? dar a bunda ? vão escutar Demi Lovato e Justin Bieber !

    ResponderExcluir
  19. ee tem o dinheiro q todo mundo junto aki nunca vai ter .entao ele deve ta preucupado com a opniao super inteligente dos idiotas e bixas

    ResponderExcluir
  20. Amigo, eu sou totalmente Racista neste PONTO ... eu não respeito VIADO ... Não dou atenção ignoro .. e se encostar a mão em mim eu parto para cima ... sem nem falar nada ?! não gosto de viado, não suporto viado, não aguento viado ... se eu pudesse atear fogo em todos ... mas infelizmente não posso ... então oque eu faço para é evitar é não FALAR SÓ! fala comigo é como se tivesse falando com um fantasma.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho meu ponto de vista . eu concordo com eminem em quase tudo. não falei mal dele, e sim qe eu apoio ele * e gosto das musicas dele ... melhor qe estes merdas coloridos ouvindo emo-xzero e restart *

    ResponderExcluir
  22. apologia à violência, homofobia, racismo, quem ele pensa que é?!

    apologia aonde ? não é por que ele fala sobre, e que ele faz que ele fala que é bom e que todos devam fazer ;)

    ResponderExcluir
  23. Hanz, por isso eu disse CADA UM TEM UM PONTO DE VISTA * eu concordo com algumas coisas qe ele Fala só ?!

    ResponderExcluir
  24. voces nao sabem da metade do que o Eminem vivenciou e fica falando merda, ah, vão ouvir Restart e Justin Bieber, tnc

    ResponderExcluir
  25. Eminem é FODA de mais .... O cara peito um monte de gente aí, que têm vidas fúteis e medíocres!
    Um cara que consegue fazer críticas com a música é um artísta mesmo!
    O cara é FODA e se ela gosta ou não de GAYS o problema é dele!!

    ResponderExcluir
  26. primeiro antes de falarem mal do EMINEM
    vao pesquisar, e escutar um pouquinho de rap de
    verdade..blz..bando de playboyzinho
    escutadores de restart e justin bieber


    _I_

    ResponderExcluir
  27. Bando de viadinho, quem tá criticando o eminem ai deve ser dakele rockeirão q arranca costela pra chupar linguiça, ou um otário q escuta justin bieber!

    ;D

    ResponderExcluir
  28. eminem e uma pessoa incrivel um otimo pai excelente cantor ator e produtor
    eminem naum e racista ele ate ja falou q tudo seria mais facil pra ele se ele fosse negro
    vcs naum o conhecem pra falar mal
    akeles q falaram mal dele nunca soube nada dele pra falar isso dele
    e outra todas as coisas mais loucas q ele fez naum foi ele foi o slim shady e todos sabem q o slim e mal engracado e louco
    eminem e o melhor rapper do mundo e um vencedor
    e marshall e a pessoa mais incrivel do mundo mais cincera e amavel.
    quando vcs o conhecerem vao ver q estao errado eminem e o melhor
    um incone uma lenda...
    o melhor

    ResponderExcluir