quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Lula, o Filho do Brasil" representará Brasil no Oscar

Cena do filme 'Lula - O filho do Brasil' (Reprodução)

O filme "Lula, o Filho do Brasil", que narra a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi selecionado hoje para representar o país na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira na próxima edição do Oscar, informou o Ministério da Cultura (Minc).
A decisão foi tomada por uma comissão especial formada por membros do Minc, da Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Academia Brasileira de Cinema.
"O filme mostra um lado do Brasil, reflete um pouco a nossa vida.
Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida", declarou o presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias.
Farias descartou que a escolha tenha conotações políticas, apesar de faltarem apenas dez dias para a realização das eleições presidenciais do Brasil, nas quais a candidata de Lula, Dilma Rousseff, é a favorita.
"Votamos no filme que nos pareceu mais bem feito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de Melhor Atriz", explicou o presidente da Academia.
Farias ressaltou que o filme, dirigido por Fábio Barreto e lançado no início deste ano, "já passou pelo crivo de todas as críticas".
A produtora Mariza Leão Salles de Rezende, que também fez parte da comissão de seleção, acrescentou: "Nosso partido é o cinema brasileiro".
Ao todo, 23 produções eram candidatas a representar o Brasil no Oscar, entre elas "Nosso Lar", adaptação de uma das obras de Chico Xavier, maior expoente do espiritismo no Brasil.
O filme selecionado é baseado na biografia autorizada de Lula escrita por Denise Paraná e relata a vida do presidente desde seu nascimento em 1945 em Garanhuns, no interior de Pernambuco, até sua consolidação como líder sindical em São Bernardo do Campo (SP), no início dos anos 1980.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgará a lista dos cinco candidatos ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, para a qual concorrem 95 países, no final de janeiro.
Lady A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário