terça-feira, 8 de junho de 2010

Teste: Identifique a postura de liderança do seu chefe

Responda as questões abaixo, imaginando o comportamento do seu chefe ou a si mesmo:
1 - Quando ocorre algum problema e a expectativa do seu chefe não é atingida, qual a reação dele?
a) Chama toda equipe, apresenta os resultados ruins, busca o comprometimento, bem como as ideias de todos ou dos responsáveis, para que assumam um desafio gerido por ele
b) Chama toda equipe e pede para que os responsáveis assumam a culpa na frente de todos. Depois faz uma reunião só com os responsáveis
c) Demite os responsáveis
2 - Quando o seu gestor fala sobre seu desempenho?
a) Periodicamente, sempre que a empresa exige ou quando percebe diferença no meu comportamento, tanto de forma positiva quanto negativa
b) Sempre que considera necessária a melhora do meu desempenho
c) Nunca fala sobre desempenho
3 - Como você percebe o humor do seu gestor?
a) Normalmente não oscila muito, mas quando acontece, ele nos prepara, dizendo que não está bem
b) Normalmente oscila de humor conforme as situações que vivencia. Por exemplo: quando as coisas estão bem, brinca com todos, quando não estão, é difícil conversar com ele
c) Ele é sempre igual, misterioso, e tem pouco contato seus subordinados
4 - Como você imagina a avaliação que seu gestor faz de você?
a) Avalia a minha responsabilidade com minhas tarefas, o resultado do meu trabalho e meu histórico no tempo em que estou na empresa
b) Ele avalia por casos e não por histórico. Ou seja, se fiz um bom trabalho, sou bom, se amanhã não conseguir entregar o que ele me pediu, já não atendo mais às expectativas
c) Nem imagino o que ele pensa sobre mim
5 - Quais sentimentos são mais próximos dos que sente pelo seu gestor?
a) Admiração, respeito e confiança
b) Respeito, medo em alguns momentos e confiança
c) Raiva e admiração técnica
Confira:
Para cada letra deve ser atribuído um valor:
a = 2; b = 1; c = 0
Resultado:
De 7 a 10 pontos - Liderança participativa:
Este estilo de liderança é o mais inteligente e o que traz mais resultados para qualquer grupo. O líder é firme, não permite que seus problemas pessoais interfiram em sua gestão. Quando percebe que estes problemas estão atingindo o trabalho, esclarece e pede a compreensão de todos. Porém, não deixa de cobrar resultados.
De 6 a 3 pontos - Liderança opressora ou autoritária:
Este estilo de liderança em muitas situações é eficiente, mas a durabilidade é pouca, ou seja, as pessoas não respeitam quem não às respeita. Elas não conseguem se desenvolver profissionalmente. Com isso, só ficam sob este tipo de gestão os menos eficientes ou quem tem uma relação de gratidão muito forte.
De 2 a 0 pontos - Sem liderança:
Não faz gestão. Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário