terça-feira, 8 de junho de 2010

O onipresente Google ataca agora no mercado editorial online

Líder em buscas na internet lança em junho sua livraria digital, com o intuito de rivalizar com Amazon e Apple

Por Leandro Duarte
 
A pergunta que mais se faz no mundo virtual (e no real também) é “Onde o Google vai parar?” Após os incontáveis investimentos em diversos serviços na internet, a empresa de Larry Page e Sergey Brin agora avança suas garras no mercado editorial online, com o lançamento de uma livraria digital, em junho próximo, de acordo com informação do diário norte-americano Wall Street Journal, confirmada pela diretora de parcerias estratégicas do Google, Amanda Edmonds, durante a convenção Tools of Change for Publishing (Ferramentas de Mudança para Publicação), em Frankfurt, na Alemanha. 
A já batizada Google Editions, que inicia suas operações com uma base de 12 milhões de livros digitalizados, chega com um grande diferencial em relação a seus concorrentes, a Amazon e a Apple:  os e-books poderão ser lidos em diferentes plataformas, como laptops e smartphones, o que não acontece com seus rivais, que possuem dispositivos exclusivos (e-readers), Kindle e iPad, respectivamente.
A empresa considera o atual modelo de mercado editorial de livros muito complexo, já que o consumidor precisa adquirir um aparelho só para ler uma publicação. Por isso, o desenvolvimento do projeto foi focado na possibilidade de oferecer ao leitor diversas opções de hardwares.
Serão três os modelos de negócios da Google Editions: comprar direto na biblioteca online Google Books, em uma loja virtual parceira ou direto no site da editora da obra. O lucro será partilhado entre a editora, o Google e a loja (quando o negócio for feito nesta modalidade).
De acordo com um relatório do banco suíço de investimentos Credit Suisse, as vendas de livros eletrônicos passarão da casa de 1 milhão de unidades, registradas em 2008, para 32 milhões, em 2014. Caraúbas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário