segunda-feira, 28 de junho de 2010

COMO ERA O MEU SÃO JOÃO

No meu tempo de menino,
Era tudo diferente
Se acendia a fogueira,
 Tudo perto era quente
Minha mãe fazia bolo
De milho pra dá a gente.

Não se tinha condição
Pra coisa sofisticada
Meu pai vinha para rua
Fazer a feira e mais nada
Comprava às vezes uns traques
Pra nós era aquela farra.

Se acendia a fogueira
Depois se ia jantar
Pamonha, canjica e bolo,
Olhando a mesma queimar
Não se ia para festa,
Pois não tinha o que gastar.

Meu pai fazia de tudo,
Pra nós ficar bem contente
Era eu e minha irmã,
Também uns primos da gente
Assim era nossa festa
O São João de antigamente

Ali ficava acordado
A fogueira a contemplar
Olhando as brasas ardentes
Da Catingueira a queimar
Ou madeira de Angico
E a fumaça a reinar

Oh! Como era bom aquilo
Hoje só fico a lembrar
Todo mundo reunido
Ficávamos a conversar
E quem tinha condição
Ia pro baile dançar

O baile era diferente
Com sanfona e pandeiro
Um zabumba e um triângulo
No ritmo do sanfoneiro
A luz da Sala sempre era
Lamparina, ou candeeiro.


Mas hoje o negócio é outro
Vocês podem observar
É com música eletrônica
Banda daqui e de lá
Não precisa de dinheiro
De graça ela vai tocar

Só era um sanfoneiro
Pra tocar a noite inteira
Hoje são diversas bandas
Sem falar nas bebedeiras
Inda tem gente que finda
No fim fazendo besteira

Só queria que o povo
Viesse valorizar
A cultura nordestina
Sem contudo extrapolar
As coisas de antigamente
Que nos fazem bem lembrar

A população precisa
Se unir para buscar
Dentre os nossos costumes
Sempre, sempre preservar.
O São, João e outras festas.
Da cultura popular

Eu não sei se estou correto
Querendo aqui comentar
Sobre coisas que eu penso
E não tenho jeito a dá
Mas peço ajuda a quem pode
Tudo isso resgatar

Tem Ministério pra tudo,
Até da aceleração
Por que não fazem um meio
De manter a tradição
De nossas festas juninas
Com o nome de São João.

Me desculpe se tomei
Todo o seu tempo em vão
Escrevi por que recordo
O meu tempo de S. João
O povo se divertia
Na mais perfeita união. (Prof. Gilneide Maia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário