quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Outra disputa ímpios. Ciência ou Religião



Quando um homem de destaque (ou mulher) de fé afirma a existência de Deus, ninguém toma conhecimento. Mas sempre que um cientista proeminente levanta a perspectiva oposta, o inferno é certo para soltar.O último furor foi provocado por Stephen Hawking, um dos conhecidos cientistas melhores Grã-Bretanha e um futuro beneficiário provável do prêmio Nobel em Física (se, como esperado, sua teoria de 1974 que os buracos negros emitem radiação apesar de sua gravidade todos engolindo-pull notório é confirmado através de experimentos no Grande Colisor de Hádrons no CERN). Em 02 de setembro The Times, um jornal britânico, publicou um trecho extenso (este e outros Times links atrás de uma parede pagar) de "The Grand Design", a primeira grande Hawking livro do Dr. em quase uma década, que chegará as prateleiras em 09 de setembro (revisto no "Financial Times" por Roger Penrose, outro grande nome da física britânica).
Não importa o sutilezas da teoria das cordas e as suas implicações para a física. O que realmente me excitado todos foi sua afirmação de que o Big Bang é uma conseqüência inevitável das leis da física, de modo que "não é necessário invocar a Deus para iluminar o papel toque azul." O júri é ainda para fora sobre se realmente as teorias atuais são suficientes para explicar as origens do universo. E o método científico, com os seus procedimentos trabalhosos e revisão por pares, garante que não vai saber com certeza no futuro previsível. Mas a proposição suscitou uma imediata em caso de resposta previsível a partir de outro quarto.
Clérigos representando as religiões abraâmicas (apoiado por um punhado de-minded físicos religiosamente) entrou no debate, ensaiando todos os argumentos cansados sobre a ciência fornecendo explicações e interpretações oferecendo a religião, a ciência se preocupar com "é" onde a fé está preocupado com o "dever", etc . Na pista, os ateus militantes trotou para fora suas próprias linhas hoary: vacuidade de o deus das lacunas, falta de sentido das perguntas sobre o significado de tudo isso, e assim por diante. 
O que fez a revelação Dr. Hawking é tão chocante para a instituição religiosa, e assim mellifluous aos seus adversários ideológicos, foi que até agora era considerado um aliado de fé. Em "Uma Breve História do Tempo", o popular livro de 1988 que consolidou a sua fama fora dos círculos acadêmicos, o Dr. Hawking pareceu reconhecer o envolvimento de Deus na criação do universo. Isso fez dele uma espécie de queridinha da igreja.
Richard Dawkins, biólogo evolucionista e ateu, sem dúvida o mais famoso do mundo, congratulou-se com aparente apostasia Hawking Dr, dizendo ao Times que "o darwinismo Deus chutou para fora da biologia, mas física manteve-se mais incerta. Hawking já está administrando o golpe de misericórdia." Ele rapidamente acrescentou que interpreta o físico de proclamações passado como algo mais do que uma metáfora acessível foi entregando-se "wishful thinking".
A linha vai se esgotam rapidamente, sem dúvida, mas não antes de salvar o Dr. Hawking um centavo bonita em custos de publicidade para o seu livro. O debate mais amplo, entretanto, será sobre raiva. Afinal, uma parte importante do conhecimento está em jogo. Como o Dr. Dawkins é sempre questão de salientar, uma realidade habitada por um ser senciente sobrenatural é muito diferente de uma realidade que não é. Na verdade, eles são mutuamente exclusivos. Nós ou vivemos em um ou outro, não podemos ter as duas coisas. Opiniões variam sobre se deve ou não este é finalmente conhecido, mas há pouca dúvida de que "a verdade está lá fora". Babbage Este adoraria descobrir o que é, embora ele não está segurando a respiração. 
No entanto, outra questão fascinante, até então ausente do palavrório atual, pode revelar-se mais dócil. Não diz respeito a forma de explicar a criação sem Deus, mas como explicar a persistência da crença religiosa humanos sem invocar o seu objeto. psicólogos evolucionistas, os antropólogos e os neurologistas estão trabalhando duro para tentar descobrir isso. Assista a este espaço. Esse blog acredita em Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário