terça-feira, 15 de junho de 2010

Marketeiro João Santana não quer imagem de Dilma associada ao MST

Por Angela Pimenta

Prioridade na campanha petista, a suavização comandada pelo marketeiro João Santana no visual de Dilma Rousseff — que visa despertar a simpatia do eleitorado feminino — já foi incorporada à imagem oficial da candidata.
Ontem, durante a convenção nacional do PT, que lançou Dilma como candidata à presidência em Brasília, o novo visual já estava estampado na nova safra de imensos painéis em que ela aparece de braço erguido ao lado de Lula.
Isso significa que a antiga safra de cartazes, confeccionada para o Congresso do PT no último mês de fevereiro, foi para o lixo. Segundo Gaudêncio Torquato, especialista em marketing político, cada um desses painéis não sai por menos de 10 000 reais. Ontem, três novos painéis decoravam o salão do centro de convenções Unique, que sediou a convenção petista.
Voltando à imagem de Dilma, na primeira versão dos painéis, exibida no Congresso do PT no último mês de fevereiro, ela aparecia com uma blusa de babados vermelha e o braço à mostra, abraçada a Lula.
Já nos novos cartazes, com a mesma pose, ela aparece envergando um blazer de manga comprida, exibindo o novo corte e uma coloração mais clara de cabelo, além de um novo formato da sobrancelha.
A suavização da imagem de Dilma também incluiu a correção de sua arcada dentária, com a eliminação do espaço entre os dentes frontais, tornando seu sorriso mais agradável. A nova fachada da candidata também já foi incorporada em seu site e em seu Twitter.
“A operação de tornar o rosto de Dilma menos oval, verticalizando seu rosto com o novo formato cabelo foi bem-sucedida”, diz Torquato. “Mas acho que de agora em diante, ela tem de tomar cuidado para não alterar mais o visual e tampouco abusar de roupas vermelhas, que podem ser associadas pelo eleitor não petista ao radicalismo de movimentos com o MST.”
Aliás, experts ouvidos pelo blog estimam que até ontem, a fase da pré-campanha petista tenha consumido cerca de 10 milhões de reais. Ao final da eleição, estima-se que a operação para fazer de Dilma a sucessora de Lula saia por pelo menos 200 milhões de reais — podendo, até mesmo, romper a marca dos 250 milhões de reais. Caraúbas RN

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