por Marlon Assef | Dirigente Lojista
|
Diante de uma oferta cada vez maior de lojas e produtos, a figura do consumidor fiel parece ser coisa do passado. Mas com criatividade e planejamento, ainda é possível ganhar sua preferência

Mesmo assim, de acordo com Foganholo, de uns anos para cá o consumidor consegue “zapear” com muito mais desenvoltura pelas diferentes marcas do varejo e da indústria. Com isso, é preciso ter uma estratégia bem definida para chamar sua atenção e conquistar sua preferência. Nesse ponto, um plano de fidelização se faz necessário como condição prioritária para a garantia da sobrevivência em um mercado onde os produtos ficaram muito similares, em preço e qualidade.
O processo de fidelização deve partir de um ponto onde a qualidade de um produto ou serviço e o posicionamento da marca se encontram. Por isso, se parte dessa equação não estiver em perfeita sintonia, de nada adianta chamar a atenção dos clientes. Para o grande varejo um plano de fidelização consiste em investimentos pesados em marketing e o uso de uma base tecnológica avançada na coleta de dados sobre os melhores clientes. Já para os pequenos, nada disso é tão importante quanto uma cultura de proximidade e atendimento, somada a ações simples e direcionadas.
Segundo Foganholo, a primeira pergunta que o varejista deve se fazer é: o que eu tenho feito para merecer a visita do consumidor à minha loja? “Isso é bem diferente de se perguntar porque o consumidor é fiel a mim. O segredo é ver as coisas de maneira diferente, sem depositar no consumidor o intuito da fidelidade”, aconselha. A melhor estratégia, portanto, é fazer a loja atender o consumidor da melhor forma possível, dentro de um “espírito de servidor” que vai do empresário aos funcionários. Assim a fidelidade vira uma conseqüência. E nesse campo, o pequeno varejista possui muito mais condições de conhecer o cliente do que o grande. O primeiro passo é estudar o comportamento, as atitudes, o momento adequado de compra dele. Tudo isso faz uma diferença fundamental para que o consumidor retorne à loja.
Fidelidade online
Os mesmos preceitos adotados na loja física valem para fidelizar os clientes no ambiente virtual. Importante ferramenta de marketing para a fidelização, a internet deve estar inserida em ações que envolvam toda a loja. Na maior parte das vezes, as empresas criam sites interessantes, mas que não conseguem atrair o cliente mais de uma vez para a compra. Nessa hora, conforme lembra a consultora em comunicação e mídias interativas Cristina Moutella, é preciso criar sites que agreguem perfis de clientes com interesses afins, proporcionando uma experiência significativa em comunidades que incluam bate-papos, chats e fóruns. Essas ações podem ser realizadas pelos pequenos lojistas, com um resultado altamente satisfatório, desde que sigam algumas regras básicas como o foco no cliente, ambiente seguro e personalizado, informações relevantes e oportunidades de interação.
Detectar e falar com os clientes nos sites e comunidades que eles participam também traz bons resultados. Cristina Moutella salienta que é preciso abusar das estratégias de posicionamento em mecanismos de busca, e também tomar cuidado com o envio de newsletters, que devem ser enviadas apenas sob permissão e com a opção de cancelamento. Finalmente é preciso conhecer a fundo o perfil dos clientes online por meio das estatísticas geradas pelo site, que permitem saber que páginas são mais visitadas, qual o caminho de entrada e saída preferidos pelos usuários, a força das campanhas publicitárias e o pleno conhecimento das necessidades expressadas pelo consumidor em determinados perfis de consumo.
Foi valendo-se dessas estratégias que a lojista Vânia Lúcia Risque decidiu se arriscar no mundo virtual e fidelizar os clientes que passavam pela pequena loja de lingeries que mantém na Estação Rodoviária de São Paulo, a Estação Lua. “Percebi que meus clientes estavam sempre de passagem e muitas vezes gostariam de voltar à loja, mas viviam muito longe. Por isso resolvi apostar na fidelização através de um site de vendas”, lembra a lojista. Desenvolvida pelo consultor de marketing Ricardo Prates Morais, da empresa gaúcha Emarket, a estratégia de fidelização passou pelo posicionamento do site em sites de busca e pela criação de um blog com dicas de beleza e conteúdo correlato, alimentado diáriamente e o envio de newsletters direcionadas. Como resultado, o site recebe cerca de 5 mil visitas ao mês, com mais de 50 mil pageviews. A oferta de descontos especiais para clientes assíduos e um tratamento prioritário no pós-venda completam a ação de fidelização desenvolvida pelo site da Estação Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário