sexta-feira, 24 de junho de 2011

BOLA DE CRISTAL



Por Dr. Canindé de Freitas
BOLA DE CRISTAL
Voltei! E como toda volta se gera expectativas. Sempre fui um cara seduzido por desafios, tanto é que me viciei nisso. Então, lancei-me agora na mística profissão de astrólogo. Sim, aqueles que adivinham o futuro ou se arriscam a isso. Mas não pensem que estou criando essa profissão, arte ou ofício.  O esoterismo não é novo, existiu em todas as civilizações. Os mais famosos foram os Oráculos de Delfos na Grécia antiga. Esse local ganhou uma percepção de que distribuíam “sabedoria” e meios de se vencer todos e a tudo. Uma espécie de Codó no Maranhão, capital da macumba. Um oráculo carregava uma áurea espiritual e intelectual. Era o liame entre os “deuses” e a verdade.  Eram pessoas políticas, que tinham acesso ao poder direto e destruíam todos que contrariassem seus interesses pessoais com inverdades e distorções de informações ao poder central. Muitas vezes ganhavam para aconselhar e eram espécies de ministros.  Homens, que se achavam imbatíveis, caíram seguindo adivinhações, cujo intuito era o beneficio do liderado, mesmo que seu líder se arrebentasse. Como disse Jesus Cristo, Conselhos ruins podem acabar com um dia, um ano ou uma vida inteira.
Pois bem, minhas previsões são mais sensatas e embasadas em variáveis nascida da amálgama das classes sociais. Minha bola de cristal tem como fonte de informação a intuição, ou seja, ninguém está me dizendo isso, mas, o que escuto e leio de todos, tiro minhas intuições e conclusões. Imagine-se em cima de um cano deitado de 30 metros, onde de um lado entra um gato e do outro entra um rato. Não se precisa ver para saber o que vai acontecer. Você tem as variáveis: o gato; o rato; o cano; e comportamentos instintivos. Ninguém é maluco de imaginar que do encontro dos inimigos naturais sairá um elefante cor de rosa ou o gato dando leite, numa mine mamadeira, ao pobre ratinho.  Muitas vezes uma simples palavra solta carrega mais informações que um livro inteiro. O homem mentiroso é um artista. Mentir requer inteligência, pois quem mente cria. O mentiroso subestima o ouvinte. Cuidado! Seu ouvinte pode ser mais inteligente que você e te pegar na mentira sem lhe dizer, deixar que você acredite que ele acreditou.
A grande vantagem de se ter uma bola cristal intuitiva é poder viajar no tempo. Vejo um homem de chapéu de couro cuja história mudou os rumos da cidade de Caraúbas. O vaqueiro Ozael Fernandes foi eleito prefeito e sua eleição instituiu o voto comprado na terra das caraubeiras.  O senador Chico Rocha resolveu eleger o vaqueiro gerente de sua propriedade, a Oliveira, prefeito. Há divergências se isso foi por vaidade ou para compensar os direitos trabalhistas de quem conduzia sua boiada. Uma das coisas boas disso foi que essa ação matou o voto de curral ou de cabrecho. A compra de voto é um problema mundial e milenar. Ozael foi para mim o terceiro maior prefeito da história de Caraúbas. Conseguiu trazer, entre outras obras, três bancos: Caixa Econômica Federal; BANDERN; e Banco do Brasil. Esses bancos fomentaram a economia de uma cidade que mais parecia um sítio. Tem gente que acha que foi Guido, por trazer a energia de Paulo Afonso, deixando aquele em quarto. De lá pra cá, a gastança eleitoral foi em PG. Muita gente quebrou com isso. Tarcísio Maia dizia que “em Caraúbas é muito difícil se fazer política, todo mundo quer ser líder”.
Minha bola de cristal ver um acordo político em andamento. Caso as negociações se concretize, sem o advento do dinheiro, Caraúbas terá uma oportunidade de seguir rumo a real democracia. Caso Eugênio Alves convença seu irmão a não ir na corda dos “amigos”. Todos sabem que Juninho tem menos votos que Eugênio. Então por que estão pregando que não? Quem é contra o acordo? o povo ou os candidatos de leilão? Eugênio apoiando a reeleição de Ademar e ao final do segundo mandato, esse apoiando aquele não seriam imbatíveis? Esse apoio recíproco amenizaria os gastos? Se existe algum horizonte de mudança para o futuro do voto pelo mérito, e não pelo dinheiro, a única certeza é que ele começa por esse acordo. Mas, os oposicionistas hipócritas pregam que só a situação gastou dinheiro e que todos os votos tirados pelos candidatos derrotas e oposicionistas foram ideológicos. Vamos deixar de hipocrisia. A compra de votos em Caraúbas é um problema cultural e é preciso dar tratamento as causas e repressão aos efeitos. Não se muda isso de uma hora para outra. A verdade é que em Caraúbas poucos compreendem isso.
Existe em Caraúbas muitos “Nostradamus”, sabem tudo que vai acontecer e pregam o anti progresso, o ódio, o preconceito e a desunião. Tem um que possui blog. Uma espécie de antítese da verdade, ou seja, tudo que prevê ocorre justamente o contrário ou simplesmente não ocorre. Desde o “Vilma não vem” até hoje não acertou nada. É uma cópia mal produzida do vidente charlatão Herculano Quintanilha, personagem de Janete Clair, da novela O Astro. A verdade é que Eugênio disse que “procurou e conversou com Ferreira Junior”. Do alto de uma unidade de sua esquadra, minha bola de cristal viu a mensagem que Ferreira disse: Ademar não precisa de você Eugênio para ser reeleito; mas precisamos de você para instalar a meritocracia na política caraubense nesse momento; essa farra eleitoral tem que se acabar; nessa eleição temos uma oportunidade de acabar com isso; suba no palanque da reeleição de Ademar e garanto seu retorno ao novo Palácio Jonas Gurgel, como sucessor do meu tio; podemos juntos excluir esses fuxiqueiros e os candidatos de leilão desse quadro político; esse pessoal esqueceu que brigas e essa forma de se fazer política atrasaram o progresso de nossa cidade por anos; compreenda que a moeda nem sempre é o dinheiro, a amizade, a parceria, a confiança e a fraternidade valem muito; hoje você poderia ser Senador da República se tivesse enxergado em longo prazo; meu projeto político é bem maior que a prefeitura de Caraúbas e nos dois juntos somos imbatíveis.
Dessa forma, estarei pronto para votar no meu amigo Eugênio Alves pela terceira vez. Caso Eugênio não tenha habilidade de abrandar as insatisfações partidárias e de frear o ego do seu irmão e também meu amigo Juninho Alves, vejo não um suicídio, mas, um homicídio político praticado por esse naquele. Então, Ferreira Junior buscará outra pessoa para ser o sucessor de Ademar, em outra oportunidade, que saiba conduzir o processo da real democracia. Mesmo que tenha que adiar e gastar mais para ver esse sonho realizado. Nessa hora, minha bola de cristal, lá no fundo, mostra duas imagens de dois homens com potencial para tal condução democrática: Dr Varela, advogado, com visão sociológica e histórica da nossa sociedade, nunca exala hipocrisias, ético, vem conduzindo com maestria a liderança de governo na Câmara e é primo do poder central; Roberto Vieira Pordeus, inteligente, humilde, possui Deus no nome e estará administrando uma instituição com um orçamento maior do que o da própria prefeitura. A UFERSA, sem contar as outras conquistas, vale mais do que a soma dos prédios conseguidos por todos os prefeitos da história de Caraúbas, mesmo depois da valorização imobiliária que ela própria proporcionou. Por isso, Ademar já é o maior prefeito da História de Caraúbas. Agora vocês perguntam: se o prefeito sucessor de Ademar for Eugênio ou Pordeus ou Dr varela quem será o vice? Estou só brincando. Não sei nada de astrologia. Perguntem a médio Lima. Aquele do macaco.

Um comentário:

  1. Canindé, parabéns pelo ótimo artigo, apesar de ser meio ausente e de não conhecer tão de perto a história de Caraúbas, concordo com a maioria das coisas que foram ditas em seu blog, esta troca do voto do cabresto pelo voto comprado só leva a enfraquecer a cidade e é por isso que não vemos Caraúbas prosperando nos limites da sua real capacidade, concordo que a união destes 2 grupos tidos como rivais nas últimas eleições viria a fortalecer tanto a democracia quanto a economia desta cidade. Entretanto um ponto que discordo é citar Ademar como o melhor prefeito que esta cidade já teve, pelo que lí outros líderes como Zimar que em sua época trouxe o Hospital Regional, a Praça Reinaldo Pimenta, a Pista de Pouso, o Açougue, a Ponte do Alto São Severino, foram grandes feitos para uma época que financeiramente era muito mais difícil que a atual, foram feitos menores, mas que talvez tenham necessitado de muito mais esforço, de toda forma apesar de não ser caraubense de nascimento, estou na torcida pelo êxito de qualquer gestão que venha a entrar e que cada novo prefeito seja melhor que o anterior.

    ResponderExcluir