terça-feira, 26 de abril de 2011

Obama mira em subsídios a petroleiras

O presidente americano, Barack Obama

WASHINGTON - A Casa Branca disse que é necessário pôr fim às subvenções às companhias de petróleo americanas, que vão anunciar nesta semana lucros talvez "recordes", num momento de aperto, no qual os preços dos combustíveis estão nos patamares mais elevados em três anos.
"As grandes empresas de petróleo vão anunciar nesta semana lucros significativos, talvez recordes", disse o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney.
Como parte de sua política de abater o déficit fiscal e a dívida federal, Obama deseja pôr fim às subvenções, que somam 4 bilhões de dólares, e reorientar os recursos para as energias renováveis.
"Considerando a situação em que vivemos e a necessidade de apertarmos o cinto e de reduzir o déficit, o presidente acha que não é correto continuar distribuindo subvenções", disse Carney, em entrevista à imprensa.
"É bom que as empresas americanas registrem lucros, mas não é necessário que os contribuintes subvencionem empresas que usufruam desses benefícios", destacou.
O preço do galão (3,78 litros) de gasolina supera os 4 dólares em vários estados do país, o que não acontecia desde os recordes de 2008, quando o barril de petróleo superou brevemente os 147 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário