segunda-feira, 5 de julho de 2010

Michelle Obama inspira moda - Caraúbas

Nos últimos tempos, nenhum guarda-roupa tem chamado mais a atenção do que o da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Cada traje seu, desde os tempos da campanha presidencial, até suas últimas aparições em Londres para o encontro do G-20, é minuciosamente comentado.
Mas por que tanto barulho? Pelo simples fato dela ter surpreendido ao apresentar uma nova imagem. Ela não se veste apenas para estar adequada ao seu papel. É fácil perceber que ela não tem a intenção de ficar em segundo plano. Isto seria difícil, com seus 1,80 m de altura, traços fortes e sorriso amplo. Além disso, ela é uma bem sucedida advogada, formada nas mais importantes universidades do país – Princeton e Harvard – e com um salário declarado superior ao de seu marido na época em que ele era senador. É conhecida por sua personalidade forte e inteligência.
A forma dela se vestir reflete uma mudança de imagem e comportamento da mulher no mercado profissional, que deixa de seguir modelos antigos, como o de adotar uma imagem masculinizada ou uma não atraente. Ela transmite a independência feminina, uma maior autoconfiança e conhecimento de suas qualidades, talentos e pontos fortes.
Michelle Obama também se mostra atraente e feminina. Sua imagem não é assexuada, mas também não é sexual. Por mais que seu corpo não seja completamente escondido – ela mostra os braços, marca a cintura, usa vestidos que acompanhas as curvas de seu corpo – nada é revelador ou provocante.
Seu guarda-roupa reflete cinco características importantes:
•    Adequado
Por mais que na maioria das vezes ela apareça apenas acompanhando seu marido, ela nunca se esquece que, mesmo em ocasiões sociais, esta lá a trabalho. Sua roupa chama a atenção, mas não a rouba.
•    Coerente
Ela é primeira-dama, esposa, advogada e mãe. Suas roupas refletem todas estas facetas. Consegue equilibrar no seu visual a feminilidade e o estilo, com a adequação e seriedade de sua posição. Ela apresenta uma imagem de mulher real.
•    Consistente
Ela já criou sua marca ao se vestir: cores fortes, mini-saltos, vestidos, pérolas grandes, broches, cintura marcada.
•    Atual
Sua imagem inspira a sair da monotonia do terninho preto masculinizado e adotar uma imagem mais feminina. Usa muitas saias e vestidos. Substitui blazeres sisudos por cardigãs. Adota cortes clássicos com detalhes contemporâneos. Outra característica importante para os tempos atuais de crise é o fato dela fazer o que chamamos hi-low: mesclar peças mais caras com outras compradas em lojas mais populares.
•    Valorização estética: Ela sabe o que a valoriza esteticamente. Sabe que tem braços invejáveis e os mostra, e sabe também camuflar seus quadris largos. É fácil perceber como ela se sente à vontade nas roupas que usa.
Gostando ou não do modo dela se vestir, o que vale é captar as mensagens que estão por trás. As roupas são uma forte ferramenta de comunicação que não pode ser desconsiderada. Seja uma revendedora DeMillus

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