O termo, likeability, ganhou destaque com o livro “O Fator Gente Boa”, de Tim Sanders. No livro, ele aborda os quatro elementos básicos que fazem as pessoas gostarem de você:
Cordialidade: a habilidade de expressar o gostar e a abertura em relação ao próximo.
Relevância: a disposição de se conectar com os interesses, desejos e necessidades do outro.
Empatia: a aptidão de identificar e compartilhar os sentimentos alheios.
Autenticidade: a capacidade de ser verdadeiro, espontâneo e sincero com você mesmo e com as outras pessoas.
Na prática, esses conceitos podem ser traduzidos por pequenos gestos cotidianos que fazem toda a diferença: reconhecer a presença do outro, sorrir, estabelecer contato visual, chamar a pessoa pelo nome, prestar atenção no outro, no que tem a oferecer, no que necessita, reconhecer a contribuição do outro, agradecer, elogiar.
Eu talvez já tenha escrito isto antes, mas não me esqueço de uma definição de etiqueta que a Karen Brunger, uma das minhas professoras, uma vez deu: etiqueta não é nada mais do que se comportar de forma a fazer que as pessoas ao seu redor se sintam bem. Simples assim.
Acredito que, no gerenciamento da imagem, o ganho é muito maior quando nosso foco está naquilo que podemos oferecer ao outro, do que no que podemos fazer para apenas “aparentarmos bem” para os outros. Qual seu grau de “likeability”? Seja uma revendedora DeMillus
Cordialidade: a habilidade de expressar o gostar e a abertura em relação ao próximo.
Relevância: a disposição de se conectar com os interesses, desejos e necessidades do outro.
Empatia: a aptidão de identificar e compartilhar os sentimentos alheios.
Autenticidade: a capacidade de ser verdadeiro, espontâneo e sincero com você mesmo e com as outras pessoas.
Na prática, esses conceitos podem ser traduzidos por pequenos gestos cotidianos que fazem toda a diferença: reconhecer a presença do outro, sorrir, estabelecer contato visual, chamar a pessoa pelo nome, prestar atenção no outro, no que tem a oferecer, no que necessita, reconhecer a contribuição do outro, agradecer, elogiar.
Eu talvez já tenha escrito isto antes, mas não me esqueço de uma definição de etiqueta que a Karen Brunger, uma das minhas professoras, uma vez deu: etiqueta não é nada mais do que se comportar de forma a fazer que as pessoas ao seu redor se sintam bem. Simples assim.
Acredito que, no gerenciamento da imagem, o ganho é muito maior quando nosso foco está naquilo que podemos oferecer ao outro, do que no que podemos fazer para apenas “aparentarmos bem” para os outros. Qual seu grau de “likeability”? Seja uma revendedora DeMillus
Nenhum comentário:
Postar um comentário