sábado, 5 de junho de 2010

Pesquisa mostra que mulheres estão mais empreendedoras que os homens


Foi divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) uma pesquisa apontando que a taxa de empreendedorismo das mulheres brasileiras no país superou a dos homens no último ano. Elas representam 53% dos empreendedores brasileiros de 2009.
O estudo, coordenado internacionalmente por institutos como o London Business School e o Babson College, contou com 54 países. Os dados indicam que a mulher brasileira é historicamente uma das mais empreedendoras do mundo. Em 2009, além do Brasil, apenas Guatemala e Tonga registraram taxas de empreededorismo feminino mais elevadas do que a dos homens.
Como principal motivação para abrir um negócio foi apontada a oportunidade, mas existem empreendedores que também o fizeram por necessidade.  Eu tive uma experiência dessas e acabei abrindo um negócio, ou melhor, uma empresa para prestar serviços como jornalista. Não sei bem se foi necessidade ou oportunidade. Na verdade foram ambos e uma boa escolha para época. 
Às penso nisso e a questão de deslocamento (horas no trânsito) e despesas com alimentação, estacionamento, o que acaba empatando o rendimento no final do mês. Mesmo assim, trabalhar fora, com mais gente, nos faz crescer muito e não me arrependo de ter dado uma sacudida nas atividades.
E você, se considera empreendedora ou empreededor? Qual foi o seu motivo para seguir a carreira empresarial? Caraúbas RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário