Não é só um bom currículo que conta na hora de conseguir um emprego. Alguns hábitos e posturas são cruciais para a tão esperada contratação
Por Elliana Garcia
O telefone toca e eis que vem uma boa notícia. O chamado é para uma entrevista de emprego que vinha sendo muito aguardada. A alegria, no entanto, se mistura com ansiedade e as dúvidas surgem: Como se vestir? O que falar? Como se comportar? Perguntas que fazemos a nós mesmos e que não são banais. As respostas contam sim muitos pontos e podem ser decisivas para a contratação.
A psicóloga Liliane Santiago, que atua com recrutamento e seleção de pessoas, diz que não é só um bom currículo que conta na hora de contratar um profissional. A maneira de se vestir, a postura e alguns hábitos contam pontos contra ou a favor do candidato.
Que roupa vestir para uma entrevista? A primeira pergunta que o candidato se faz quando é chamado para uma entrevista de emprego costuma ser “Como vou me vestir?” A psicóloga de Recrutamento e Seleção Liliane Santiago diz que depende da vaga. “Quanto maior for o cargo, maior será a exigência com a apresentação pessoal. Se a vaga for operacional, como de recepção, para mulheres, por exemplo, não há necessidade de usar um terninho, mas é sempre bom compor um visual mais “social”, mesmo de jeans, e não usar salto muito alto”, explica.
Outro conselho é não comprometer o visual com acessórios inadequados. “Colar, anéis e pulseiras devem ser discretos. Já os piercings e alargadores de orelhas devem ser evitados, assim como qualquer outro acessório extravagante”, diz Liliane, destacando que os itens que depõem contra o candidato são muitos: “Jamais, em hipótese alguma, use decotes, saias curtas, chinelos ou sandálias rasteiras, tênis, bermuda, boné, camisas de time, de bandas ou de propagandas. Lembre-se de que é a primeira impressão que a empresa terá de você.”
Como se maquiar na hora de disputar uma vaga?
Todo cuidado é pouco com a maquiagem. Ela deve ser leve e sutil, diz Liliane. “Uma sombra clara, pó compacto de acordo com o tom da pele, um batom de cor clara e um lápis no olho já é o suficiente”. O mesmo vale para a cor do esmalte. “Dê preferência aos de cores claras. Esmalte escuro não depõe desnecessariamente contra o candidato, mas, dependendo da tonalidade, passa um aspecto grosseiro”, afirma ela.
Como controlar o nervosismo?
Em uma entrevista de emprego há aqueles que falam monossilabicamente e outros que falam sem parar. Como saber o momento certo de continuar ou de colocar um ponto final na conversa? De acordo com Liliane, é comum o candidato falar demais quando é solicitado, pois está muito ansioso: “É importante respirar e pensar antes de falar, ser objetivo, não repetitivo, e evitar gírias e vícios de linguagem. Já quem fala monossilabicamente se expõe menos, porém, também é menos visto pelo avaliador. Portanto, a dica de pensar antes de falar e ser objetivo vale para esses também”.
Tique nervoso
Os tiques nervosos como roer unha, balançar muito o pé, bater os dedos na mesa, podem ser um ponto negativo na hora da entrevista, salienta a psicóloga, que acrescenta: “Em geral o selecionador sabe que uma entrevista de emprego é uma situação estressante e que tende a revelar algumas coisas, porém, é também uma oportunidade para o candidato mostrar o seu autocontrole. Portanto, tente evitar qualquer um desses tiques.” Caraúbas
Nenhum comentário:
Postar um comentário