Fundada em 1947 na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, por Nevaldo Rocha, com o nome de “A Capital”, era composta por pequenas lojas de rua com até 200 metros quadrados, vendendo predominantemente tecidos a preços baixos.
Flavio Rocha e o pai Nevaldo Rocha
Em 1993, o foco da RIACHUELO passou a ser a moda, incorporando tendências nacionais e internacionais, mas de uma forma mais “democrática”: preservando os bons preços e melhorando constantemente a qualidade dos produtos. Esta nova estratégia, em sintonia com as principais lojas de varejo mundiais, envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias da RIACHUELO, cada uma com sua identidade visual e público alvo específico, como a Pool lançada em 1982, que sempre se manteve antenada com os jovens e foi a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando ele competia nas categorias Kart e Fórmula-3. Resultado: de 1993 para 2003, o faturamento da empresa mais que triplicou.
A marca no BrasilA RIACHUELO, uma das maiores redes de varejo de moda do país, tem atualmente 104 lojas espalhadas por 21 estados brasileiros (mais o Distrito Federal), contando com 14.8 milhões de clientes associados ao cartão Riachuelo e totalizando 395.6 mil m² de área de vendas em operação. A maioria de suas lojas estão concentradas no estado de São Paulo (30 unidades), Paraná (8 unidades) e Bahia (7 unidades). A empresa possui ainda dois centros de distribuições: um em Natal no Rio Grande do Norte e outro em Guarulhos, no estado de São Paulo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing, Branding e Moda, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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