por Amanda Luz
Acordar, tomar café da manhã, ler as últimas notícias, ir ao trabalho, almoçar, voltar para casa, jantar e dormir. Quantas vezes, nesse ínterim, você checou seus e-mails? Ou deu uma olhada no Google, Orkut, Twitter e Facebook?
De toda a imensidão de informações e dados disponíveis na internet, alguns sites se destacam pelo maior fluxo de internautas de várias partes do mundo. Por onde você navega? Confira se anda clicando nos dez sites mais acessados da internet.
“Nós acreditamos que a internet deveria ser pública, aberta e acessível”. É assim que a Fundação Mozilla se direciona para os seus 140 milhões de visitantes únicos, que procuram no site informações e/ou downloads para os projetos e softwares livres e multiplataformas, como o navegador Mozilla Firefox, principal concorrente do Internet Explorer. Com esse grande número de colaboradores e usuários, o site Mozilla.org conquista seu espaço entre os 10 mais acessados da internet.
9. QQ
Você não acessa o QQ.com?! Nunca ouviu falar do Tencent QQ?! Enquanto eu e você acessamos milhares de outros sites, na ignorância sobre o 9º lugar nessa lista, 170 milhões de pessoas – provavelmente 99,9% chineses e 0,01% pessoas de outro lugar do mundo que digitaram o endereço de algum site errado – acessam o QQ.com para atualizar suas versões do programa de mensagem instantânea gratuito mais popular da China.
O Tencent QQ foi criado e nomeado como versão ao ICQ ( que para quem não se lembra ou só nasceu nos anos 90, já foi tão popular quanto o MSN Messenger).
8. Baidu
Não é fácil competir com a força de 1,4 bilhões de chineses e, assim, eles reaparecem nessa lista. O Baidu é o Google chinês, o terceiro maior buscador do mundo e o mais popular na terra do Hu Jintao. Por falar no presidente, o Baidu respeita as regras da política de censura do país — assim como o Google fazia até pouco tempo. Como recompensa, ele tem livre acesso aos seus 230 milhões de visitantes únicos.
O Blogspot/ Blogger foi o grande responsável pela popularização do formato do blog. Criado em 1999, a ferramenta foi uma das primeiras criadas para facilitar a vida de quem queria ter uma página pessoal mas não entendia de código html e, desde 2003, pertence ao Google. São pouco mais de 230 milhões de visitantes únicos que garantem a colocação do Blogspot nessa lista.
6. Microsoft
O site da multinacional de tecnologia, criada pelo Bill Gates em 1995, não poderia deixar de figurar por aqui. O Microsoft.com bateu também a marca dos pouco mais de 230 milhões de visitantes únicos, com o oferecimento de serviços como o download do navegador Internet Explorer. No ranking de buscas do site, constam “Windows 7″, “pacote de serviços do Windows” e templates do Microsoft Office.
5. MSN
4. Wikipedia
A Wikipedia revolucionou a ideia de enciclopédia (quem ainda se lembra das pesquisas escolares na Enciclopédia Barsa?) e também o que se entendia sobre compartilhamento do conhecimento. Gratuita, online, de conteúdo livre, é feita pelos próprios usuários, que criam e editam os textos. São os 310 milhões de visitantes únicos que tornam a organização um dos sites mais acessados do mundo
3. Live
O Windows Live, também da Microsoft, reúne serviços, ferramenta de busca e software: e-mail, messenger, calendário, contatos etc. O grupo de funções leva ao portal Live.com 370 milhões de visitantes únicos e, por isso, garante o pódio dessa lista.
Muita gente não se lembra, mas existia uma internet antes do Google. Nesse mundo pré-Google, vários buscadores disputavam a atenção do internauta, como o Cadê? (no Brasil) e o Yahoo! (no mundo). Aí chegou o Google e provocou uma reviravolta.
O buscador brasileiro foi comprado, inclusive, pelo Yahoo!, que se tornou uma grande empresa de serviços para a internet e ainda rivaliza com o Google em alguns segmentos. O portal Yahoo! com seus serviços de e-mail, messenger, fórum etc, tem 490 milhões de visitantes únicos e é a medalha de prata da lista.
No Brasil, o Orkut ainda é a principal rede social na internet, mas o número de usuários de Facebook tem crescido espantosamente. A rede social mais popular do mundo tem mudado a forma como as pessoas se relacionam na internet e incorporado na sua página serviços que as pessoas antes utilizavam separadamente, como e-mail, messenger, álbum de fotos, jogos etc. Dessa forma, não é nada surpreendente o Facebook garantir o topo da lista, com 540 mil visitantes únicos.
Fonte: Google Ad Planner
OBS: Os dados não incluem o Google e suas páginas, já que foi a própria empresa que elaborou o estudo. Distribuidor DeMillus
Nenhum comentário:
Postar um comentário