WASHINGTON (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou esta quarta-feira os "avanços formidáveis" no combate à Aids e expressou a esperança de ver cessar a epidemia, em mensagem difundida por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids.
"Comprometamo-nos novamente em continuar impulsionando os progressos formidáveis que fizemos na prevenção e tratamento da doença, a por um fim às discriminações que com frequência a acompanham", disse Obama em um vídeo on-line publicado em seu site da Casa Branca na internet.
Obama lembrou que seu governo lançou em julho um plano ambicioso para reduzir em 25% o número anual de novas infecções no prazo de cinco anos nos Estados Unidos e "aumentou o financiamento da luta contra o HIV e a Aids no mundo a níveis recorde".
"A luta está longe de terminar", disse, por sua vez, a secretária de Estado, Hillary Clinton, em um comunicado.
"Mas os Estados Unidos se comprometem a continuar na vanguarda do combate ao HIV/Aids, hoje, amanhã e a cada dia até o fim da epidemia", acrescentou.
Os Estados Unidos, através de seu plano de emergência contra a Aids (PREPFAR), contribuiu para fornecer tratamentos antirretrovirais a 3,2 milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo em 2010, ou seja, 750.000 pessoas a mais que no ano passado, segundo o Departamento de Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário