segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Roma: casa do escritor Alberto Moravia abre suas portas ao público



ROMA (AFP) - O apartamento romano do escritor Alberto Moravia (1907-1990), conservado com seus móveis, quadros e livros, estará acessível ao público a partir do dia 1º de dezembro, vinte anos após a morte do autor de "O Conformista" e "O Desprezo".
Depois de ter vivido com Elsa Morante, o romancista se mudou em 1963 para um apartamento ao longo do Tibre, onde viveu primeiramente com Dacia Maraini e depois com Carmen Llera.
Muito sóbrio, o apartamento é composto por um salão com um grande terraço com vista para o rio, uma cozinha estilo anos 70, um quarto e um escritório onde fica sua máquina de escrever, uma Olivetti 82.
Nas paredes, inúmeros quadros e retratos do autor, obras de artistas que eram também seus amigos: Renato Guttuso, Mario Schifano, Sergio Vacchi, Giulio Turcano, Onofrio Martinelli...
Estão presentes também vários objetos e máscaras tradicionais trazidas de suas muitas viagens à África, Ásia e América do Sul.
Além disso, o apartamento funciona, desde 1991, como sede da fundação que conserva os manuscritos e a biblioteca pessoal de Moravia (15 mil peças: livros, cartas, jornais, etc).
A Associação do Fundo Alberto Moravia foi criada por suas irmãs, as herdeiras e amigas mais próximas do escritor. Elas doaram o apartamento para a cidade de Roma em 2009.
O museu fica aberto todo primeiro sábado de cada mês e a reserva é obrigatória (Tel: +39 06 06 08).
Casa Museo Alberto Moravia - Lungotevere della Vittoria, 1 - Roma
www.museiincomuneroma.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário