Para o VP de marketing estratégico da Coca-Cola, boas ideias só vêm depois de trabalho árduo
Por Elisa CamposMildenhall: o maior segredo para fazer uma marca conquistar clientes é saber criar um laço emocional com o consumidor
Para o britânico Mildenhall, algumas atitudes podem garantir o caminho do sucesso quando o assunto é criatividade. Não se censurar, compartilhar seu trabalho e impressionar o público estão entre as regras de ouro para um bom profissional do marketing.
Ao contrário do que possa parecer ao senso comum, outra dica de Mildenhall é manter a simplicidade. “Como dizia Albert Szent (bioquímico húngaro vencedor do prêmio Nobel que foi o primeiro a isolar a vitamina C), criatividade é ver o que todos já viram e pensar o que ninguém pensou”, afirma.
Segundo o executivo, o maior segredo para fazer uma marca conquistar clientes é saber criar um laço emocional com o consumidor. “O grande produto da Coca-Cola é vender felicidade”, diz o executivo. “É nisso que baseamos nosso marketing. Todo produto pode transmitir uma ideia quando o pegamos”.
Na Coca-Cola, eles têm claro o que cada um de seus principais produtos deve transmitir.
Coca-Cola – Ícone de felicidade (Icon of hapiness)
Coca Zero – Farol de oportunidades (Beacon of possibilities)
Coca Diet – Celebrar a si mesmo dentro de si (Celebrate the me within me)
Fanta – Crie mais diversão no mundo (Create more play in the world)
Sprite – Lampejo de um novo pensamento (Spark of fresh thinking)
Mildenhall defende que a maioria das empresas está acostumada a fazer o planejamento de suas marcas, mas peca por não incluir entre seus questionamentos “por que este produto vai fazer o mundo melhor?”. Demagogia ou não, presença constante nas listas de marcas mais valiosas do mundo, a Coca gastas muito tempo do ano atrás de respostas para essa pergunta.
Caraúbas RN.
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