por Marlon Assef | Dirigente Lojista
Como escolher a pessoa certa para preencher um cargo gerencial em sua loja e garantir o bom andamento dos negócios
Um vendedor competente é indispensável na linha de frente de uma loja. Mas uma boa performance em vendas não garante o sucesso em funções mais altas dentro da empresa, como a gerência. Muitas vezes os melhores profissionais de venda são promovidos à gerência, mas nem sempre possuem os atributos necessários para a função. Para o lojista, saber identificar essas qualidades é fundamental para o bom andamento do negócio. Se por um lado é preciso que a empresa possua um plano de carreira e retenha seus melhores talentos através do estímulo ao crescimento, por outro é necessário cautela na hora da promoção. “Crescer na empresa não significa necessariamente tornar-se gestor, e uma promoção equivocada pode marcar o início do fim de um bom relacionamento”, alerta o consultor e especialista em gestão de talentos em vendas Diogo Francischini. A grande questão é que nem sempre o gerente que a empresa precisa é justamente seu campeão de vendas. O essencial na hora de preencher um cargo gerencial é identificar algumas qualidades inerentes ao líder. Um bom princípio é observar aqueles vendedores ou funcionários que são mais maduros e exercem influência positiva sobre o grupo. Ou seja, suas opiniões são respeitadas e sua voz é ouvida pelos colegas. Sondar na equipe, individualmente, quem possui maiores qualidades de liderança entre o grupo também é positivo. Francischini sugere a adoção de pequenos testes de desempenho, quando o candidato a gerente poderá ser testado em sua performance.
Finalizado o ritual de escolha do gerente, começa um segundo momento, que exige do ex-vendedor ou funcionário de destaque uma nova feição. De acordo com o consultor de desenvolvimento profissional Maurício Góis, o novo gerente deve seguir alguns procedimentos fundamentais para que sua carreira comece bem. O essencial é conhecer as atribuições do novo cargo fazendo a si mesmo uma série de perguntas (veja box), ao invés de chegar ao novo posto munido de um poder que efetivamente ainda não conquistou. “Não adianta começar mandando fogo, dando ordens e controlando”, aconselha Góis. Nessa hora o melhor é pegar uma folha de papel e enumerar todas as dúvidas que persistem quanto à nova função. Para um bom diagnóstico, as respostas devem ser buscadas junto ao diretor, aos concorrentes, clientes e fornecedores.
Outro desafio que o novo gerente terá de superar é esquecer a antiga função, ligada a modelos operacionais e se concentrar em sua função administrativa. Maurício Góis lembra que alguns gerentes insistem em se comportar como “fazedores”, por medo de errar e deixar de fazer o que sabiam fazer com maestria quando atuavam como vendedores. “Para se transformar em um verdadeiro gerente é preciso adquirir conhecimentos de pessoas, das relações humanas, técnicas de reunião, de entrevistas e negociação de objetivos, além de saber lidar com pessoas difíceis e propor recursos criativos que tirem o melhor da equipe”, define. Uma das principais tarefas do gerente é acompanhar o desenvolvimento da equipe e dar um retorno constante sobre a atuação de cada um. Sem um acompanhamento eficiente, a incerteza aumenta e a produtividade diminui. Na gestão de pessoas, objetividade é a palavra-chave. Nada de julgar os colaboradores por suas personalidades, mas sim pelo desempenho. O fundamental para um gerente iniciante é colocar diante da equipe os desafios a serem superados e estimular o aspecto psicológico de cada um com modelos positivos e focados na superação dos obstáculos. De acordo com Maurício Góis, isso é bem diferente de propor 10% de comissão e esquecer o contexto de motivação da equipe.
Formação e informação
Para Leonardo Carvalho, supervisor em Brasília da empresa BR Labels, que administra as marcas VR Menswear, VR Kids, Calvin Klein e Mandi&CO, o foco em treinamento e no atendimento diferenciado é fundamental para um bom gerente. Sua trajetória na BR Labels ilustra a escolha certa de um ótimo vendedor que apresentou os requisitos básicos para a transição delicada para a gerência. O primeiro contato com a empresa aconteceu em 1993, pouco depois de completar 18 anos. “Fui ao shopping e entrei na VR para perguntar se tinha vaga para vendedor. Isso foi de manhã. À tarde eu já estava trabalhando na loja como promotor de vendas. Aqui aprendi tudo o que sei sobre vendas, varejo, administração de loja e de pessoas”, lembra Carvalho. Em pouco menos de quatro anos foi promovido a gerente de loja. Para ele, dedicação e boa formação são fundamentais para um funcionário crescer na carreira. Outro fator relevante é o bom relacionamento com os colegas, que garante o apoio da equipe diante de novos desafios. “Nós incentivamos os funcionários a participar de cursos, palestras e a buscar informação e formação na área de vendas. Quanto mais preparados, melhor desempenharão seus papéis em suas respectivas áreas e mais preparados estarão para no futuro assumir cargos de maior responsabilidade e confiança”, assegura. Para o supervisor da BR Labels, um bom produto aliado a um bom atendimento será sempre fundamental para que o consumidor volte à loja, e nessa hora é importante que o gerente esteja sempre atento ao desempenho da equipe.
Para um bom vendedor ser promovido a gerente, no entanto, é preciso mais do que uma boa performance. “Nas lojas que supervisiono estou sempre atento aos funcionários e suas habilidades. Mas nem sempre o melhor vendedor será um bom gerente. São cargos que exigem habilidades específicas. Por isso, na hora de promover um funcionário, levo sempre em conta sua dedicação e interesse. Tem gente que só quer vender e não ter nenhuma responsabilidade maior. Para ter a chance de ser promovido, é preciso uma visão mais global do negócio”, observa Carvalho.
Prata da casa
Outro exemplo de vendedor que soube aliar o empenho profissional a uma visão abrangente de Recursos Humanos é Julio Cesar Pereira, atual gerente de vendas da rede Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do País. Com 28 anos de empresa, Julio Cesar iniciou a carreira na loja de Araguari (MG) e logo se destacou pela boa performance em vendas. Foi promovido a gerente de treinamento na matriz, em Franca (SP), e passou a atuar em diversas cidades do interior paulista, onde o Magazine Luiza abria filiais e consolidava uma expansão agressiva. Aproveitou a oportunidade e partiu para a realização de cursos de qualificação, formando-se em Gestão de Empresas em 2005. Logo depois, tornou-se gerente regional em São Paulo e foi escalado para gerenciar a nova operação da empresa em Santa Catarina. Cumprida a missão, voltou para a matriz em 2008, com a responsabilidade de gerenciar toda a área de vendas da rede. Hoje, no patamar mais alto da carreira, estimula sua equipe a continuar em busca dos objetivos traçados. “Sempre fui estimulado a crescer profissionalmente, e acredito que isso é fundamental para uma empresa prosperar”, avalia o vendedor que hoje é um dos maiores gerentes do Magazine Luiza no País.
Oito perguntas que todo gerente iniciante deve fazer:
- Para que existe esta gerência?
- Onde se situa este cargo no organograma da empresa?
A quem devo me reportar, e em que gruas, quanto aos outros cargos da empresa?
- Que objetivos a empresa pretende alcançar com esta gerência?
- Por quais áreas, basicamente, esta gerência é responsável?
- O que tenho a aprender com os ocupantes anteriores da gerência?
- O que irá me tomar mais tempo? Delegar poderes, designar tarefas, planejar, coordenar, executar, controlar?
- Quais as melhores maneiras para criar um clima para a automotivação, avaliar desempenhos e tomar decisões?
- Onde se situa este cargo no organograma da empresa?
A quem devo me reportar, e em que gruas, quanto aos outros cargos da empresa?
- Que objetivos a empresa pretende alcançar com esta gerência?
- Por quais áreas, basicamente, esta gerência é responsável?
- O que tenho a aprender com os ocupantes anteriores da gerência?
- O que irá me tomar mais tempo? Delegar poderes, designar tarefas, planejar, coordenar, executar, controlar?
- Quais as melhores maneiras para criar um clima para a automotivação, avaliar desempenhos e tomar decisões?
Ola gostaria de saber como faço pra vender perfumes e outros produtos da kalvin klein.
ResponderExcluirjefferson.grigolettomassas@gmail.com