Assim como aconteceu com a Lei da Ficha Limpa, novas iniciativas da sociedade civil devem aumentar a transparência da campanha eleitoral deste ano.
Nos próximos dias 28 e 29, o Instituto Ethos deverá lançar em São Paulo e em Brasília a campanha “Ficha Limpa”, que convidará os candidatos à presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados e governos estaduais a publicarem na internet, em tempo real, a relação das doações, nome dos doadores e discriminação de gastos feitos.
“Em parte vamos usar os dados que os candidatos enviam à Justiça Eleitoral, mas de uma forma mais completa e mais ágil”, disse em primeira mão ao blog Caio Magri, diretor-executivo de políticas públicas do Ethos.
E na próxima sexta-feira, dia 23, o Ethos deve publicar o relatório “Responsabilidade Social Empresarial e o processo eleitoral 2010.”
Nele, usando a relação das 1 000 maiores empresas brasileiras, seguindo o critério do anuário Melhores&Maiores, de EXAME, o Ethos irá avaliar o financiamento feito pelas empresas a políticos no Brasil, comparando-o com o de outros países, como os Estados Unidos e Europa.
Em sua parte analítica, o relatório faz o perfil do financiamento político no Brasil, aponta os prós e os contras do financiamento privado e do financiamento público, indicando também os setores da economia que mais doam e os partidos que mais recebem.
“Segundo nossa pesquisa, apuramos que as 486 maiores empresas em doação política no país, fizeram doações oficiais de 446 milhões de reais nas campanhas de 2006 e 2008″, diz Magri.
Feito a cada dois anos, a fim de coincidir com as eleições, tal relatório também traz um roteiro sobre como as empresas podem financiar políticos e partidos com transparência e ética.
Finalmente, entre os dias 21 e 23, uma parceria da Corregedoria Geral da União, a CGU, e da OCDE, a organização que reúne as maiores economias do mundo, que conta com o apoio do Ethos, promoverá, em São Paulo, a Conferência Latino-Americana sobre Responsabilidade Corporativa na Promoção da Integridade e no Combate à Corrupção. Aumente sua renda, seja uma revendedora DeMillus
Nenhum comentário:
Postar um comentário